SóProvas


ID
2501413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os militares tiveram, no Brasil, papel fundamental na passagem do Império para a República e, como consequência, os generais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto presidiram os primeiros governos republicanos brasileiros. Acerca desse período da história brasileira, julgue (C ou E) o item que se segue.


O governo de Floriano Peixoto obteve a simpatia das camadas médias urbanas e estimulou a indústria nacional por meio de auxílio financeiro.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    As políticas públicas no governo de Floriano Peixoto aglutinaram um setor de apoio ao governo denominado de “jacobino”, composto por militares de baixa patente, civis positivistas e parcela da classe média urbana. A adoção do nome “jacobino” era uma alusão à tendência política da Revolução Francesa aderida por republicanos proletarizados. O “jacobinismo florianista” consolidou-se durante as sublevações da Revolta da Armada e foi caracterizado pelo nacionalismo exacerbado e pelo militarismo. Inaugurando ações de cunho paternalista, que ainda marcam nossa cultura política, o novo presidente mandou construir casas, emitiu isenção sobre os impostos cobrados nos alimentos e reduziu o preço dos alugueis. Por meio dessas medidas popularescas, Floriano Peixoto construiu uma imagem de bom governante. Por fim, adotou medidas econômicas protecionistas, visando favorecer e obter apoio da emergente indústria brasileira. Neste sentido, possibilitou empréstimos às indústrias, além de adotar medidas de proteção alfandegária.

  • Por conta desses empréstimos obteve-se uma inflação altíssima 

  • CERTA 

    Fonte: https://atlas.fgv.br/verbetes/floriano-peixoto

    TRECHO: "O quadro econômico-financeiro espelhava a administração como um todo. Não deixou Floriano, praticamente, obra administrativa. Na síntese de José Maria Belo: “O governo, obrigado a defender-se por toda parte, não pode ter nenhum programa. Vive o dia a dia dos expedientes que lhe sugerem os seus improvisados conselheiros ou os seus efêmeros ministros”. Entretanto, ainda que sem seguir um programa, o governo procurou incentivar as ainda incipientes indústrias nacionais, concentradas majoritariamente na capital federal. Nesse sentido, conseguiu aprovar um decreto que concedia auxílios financeiros às empresas.

    Satisfez, também, necessidades prementes de setores urbanos pobres, ao menos da cidade do Rio de Janeiro. O governo federal e a prefeitura da capital, a ele alinhada, adotaram medidas − como a redução dos aluguéis de residências operárias, o barateamento da carne, o combate à especulação altista com gêneros de primeira necessidade e aos cortiços, apelidados de “cabeças de porco” – que os analistas identificam como o elemento que atraiu para a figura de Floriano um setor republicano radical. Constituído por militares, civis positivistas e membros das camadas médias urbanas, esse setor se autoproclamava “jacobino”, numa alusão ao “jacobinismo”, tendência política revolucionária surgida durante a Revolução Francesa, em fins do século XVIII. Os jacobinos brasileiros eram nacionalistas, chegando à xenofobia em relação à colônia portuguesa no país, associada ao monarquismo. E militaristas, vendo nos militares o verdadeiro repositório de patriotismo republicano."

  • Qual incentivo? O prolongamento o encilhamento?

  • Famoso Marechal de Ferro!

  • Em termos políticos Floriano Peixoto agiu de forma autoritária e centralizadora. Os que eram contra sua ascensão ao poder, quando da renúncia de Deodoro da Fonseca, foram perseguidos e neutralizados de forma radical. Quando assumiu, os deodoristas (apoiadores de Deodoro da Fonseca) posicionaram-se contra a posse de Floriano. No meio dessa disputa política, Floriano decidiu substituir os presidentes dos estados, retirando todos aqueles que eram apoiadores de Deodoro.

    O presidente ainda foi duro com 13 generais que assinaram um documento no qual se posicionavam contra Floriano e exigiam a realização de novas eleições.  Autorizou também a prisão de cerca de 50 pessoas que convocaram manifestações contra ele. Muitos desses foram enviados para a região amazônica como punição. Em todas essas ações Floriano contou com o apoio da maioria dos parlamentares, pois muitos acreditavam que o país precisava de um governo “ forte" Mas, durante todo o seu governo enfrentou oposição e revoltas, tais como a Revolta Federalista do Rio Grande do Sul e a Revolta da Armada. No entanto, Floriano adotou medidas econômicas protecionistas, visando favorecer e obter apoio da emergente classe  industrial  brasileira. 

    Dentro desta proposta possibilitou empréstimos às indústrias, além de adotar medidas de proteção alfandegária. Para obter apoio político das classes populares e médias, principalmente dos centros urbanos, adotou medidas visando baixar o preço de alimentos como, por exemplo, da carne bovina e do peixe. Tais medidas eram entendidas como favorecimento da população para sanar os efeitos negativos do Encilhamento – proposta econômica de Rui Barbosa no governo de Deodoro da Fonseca. 

    A afirmativa está correta e há necessidade de estudo do período para que se chegue à resposta . Há, porém, boa bibliografia a respeito como a obra tradicional “ República Velha" de Edgard Carone, e, boas obras de História do Brasil como as de Boris Fausto ou, “Brasil: uma biografia" de Heloísa Starling e Lilia Schwarcz ou ,ainda, manuais de Ensino Médio como o de Luis Koshiba . 
    Gabarito do Professor: CERTO.