SóProvas


ID
2501416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Primeira República caracterizou-se pelo regime oligárquico e pela economia agroexportadora. Com relação a esses assuntos, julgue (C ou E) o item a seguir.


Na década de 20 do século XX, o movimento tenentista contou com importante participação de oficiais tanto do Exército como da Marinha, tendo apontado os males causados pelo poder excessivo da oligarquia e defendido a descentralização do poder político, além de uma política econômica nacionalista.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar, e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920 descontentes com a situação política do Brasil. Propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto), instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.

     

    Creio que o erro da questão está relacionada à afirmação: "além de uma política econômica nacionalista", já que o foco do movimento era político e não econômico. 

  • Alternativa ERRADA

    Logo porque, o Tenetismo não teve relação com a politica econômica nacionalista como afirma a questão.

    O Tenetismo foi um movimento formado por jovens do exército, na sua maioria tenetes, que eram contrários às práticas corruptas da República Oligárquica. O propósito do tenentismo era reconquistar o poder perdido com a República Velha, e realizar outras propostas políticas como: o voto secreto, fim da corrupção, Estado mais forte, reforma escolar, independência do Poder Judiciário, entre outras...

  • Nos anos 1920, as oligarquias continuavam fazendo uso das fraudes eleitoras, da corrupção e da violencia para mante-se no poder.  Ao longo republica Velha essa situação opressiva  contribuiu para gerar revoltas no  campo e na cidade  e uma grande  insatisfação social.  Um grupo de militares  canalizou parte da insastifação com as oligarquias e liderou um  movimento conhecido como TENENTISMO.  O nome deve-se ao fato de seus lideres serem  jovens  oficias do exercito (capitões e tenentes) , chamados genericamente de  tenentes.

    O foco do movimento era político e não econômico, e nos meus livros não encontro a informação de que eles eram da Marinha tambem, se eram alguém comenta aí.

    Questão  ERRADA

    A humildade é o primeiro e o ultimo degrau da sabedoria.

     

    PM/MA 2017 

  • Eles lutavam pela CENTRALIZAÇÃO, entre outros fatores, e não pela DESCENTRALIZAÇÃO. #PMMA 2017
  • Gab: Errado.

    O tenentismo tinha ambições de reformas políticas, buscando o fim das práticas corruptas da república oligárquica. Reinvidicavam: o fim do voto de cabresto, fim do voto aberto e início do voto secreto e mudança na educação pública. 

    Não buscava mudanças na economia nacional.

    O movimento perdeu força com o fim da Coluna Prestes em 1927 e com a Revolução de 30, que levou Vargas ao poder (Getúlio conseguiu dividir o movimento, levando nomes importantes para atuar como interventores federais).

  • O poder político já era descentralizado. Não faz sentido falar em "luta pela descerntralização".

     

  • Eles defendiam a centralização do poder e algumas reformas sociais.


    Gabarito: Errado

  • TENENTISMO

    -Antes de 1930: movimento de rebeldia contra a república.

    OBS: o tenentismo não atingiu a cúpula do exército, ficando resumido aos tenentes e capitães. Era sobretudo um movimento do EXÉRCITO. Não teve grande aderência da marinha.

    O tenentismo protestava contra a república e seu sistema oligárquico. Não era antiliberal, mas pregava que o caminho para solucionar os problemas do país não era o “liberalismo autêntico”, baseado na constituição e novo secreto, mas em uma postura mais autoritária.

    Utilizava-se da luta armada.

    OBJETIVO:

    ·         Estabelecer um governo centralizado

    ·         Política vagamente nacionalista

    ·         Via autoritária para a reforma do Estado e da sociedade

    ·         Faziam restrições as eleições diretas e ao sufrágio universal

  • O único erro é a defesa da descentralização (os tenentes defendiam o oposto), o restante do item está correto. De fato havia militares da Marinha que aderiram ao Tenentismo, eles eram nacionalistas e queriam a moralização da República com o fim das oligarquias. 

  • ERROS EM NEGRITO

     

    Na década de 20 do século XX, o movimento tenentista contou com importante participação de oficiais tanto do Exército como da Marinha (O movimento tenentista foi praticamente todo de oficiais de baixa patente do EB) , tendo apontado os males causados pelo poder excessivo da oligarquia e defendido a descentralização (o movimento tinha ímpeto centralizador e de ideologia nacionalista - união nacional) do poder político, além de uma política econômica nacionalista.

     

    GABARITO: ERRADO

  • A oposição dos oficiais militares ao governo no período de 1922 a 1930 se sustentava em reivindicações como o voto secreto, a justiça eleitoral, a não reeleição, etc. Essas requisições eram de caráter anti-oligárquico e se baseavam na idéia de respeito à Constituição. A Coluna Prestes foi um dos episódios mais importantes do movimento tenentista. Ocorreu entre julho de 1924 e março de 1927. A marcha que percorreu vinte e cinco mil quilômetros por quatorze estados brasileiros, reuniu um grupo de oficiais do Exército e da Marinha de Guerra. O objetivo desses militares era derrubar o presidente da República e instituir diversas mudanças na organização política brasileira.

    http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao19/materia03/

  • O movimento tenentista contou com jovens da oficialidade do Exércio Brasileiro. Possuiam um descontentamento com a política café com leite, sendo assim, eram opostos a Oligarquia até então imposta

  • O movimento tenetista defendia o fim do voto do cabresto, mudanças no sistema educacional e mudança no sistema de voto aberto para secreto. Então eram contra a República Velha (República Café com Leite).

  • ERRADO

    fonte: História do Brasil, Boris Fausto, EDUSP, p. 263: "Todos esses fatos precipitaram a eclosão do movimento tenentista, cujas raízes vão muito além deles. O movimento ficou assim conhecido porque teve como suas principais figuras oficiais de nível intermediário do Exército - tenentes em primeiro lugar e capitães. Por aí, já podemos perceber que as revoltas militares que marcaram os anos de 1922 a 1927 não arrastaram a cúpula das Forças Armadas. Apesar de suas queixas, o alto comando militar manteve-se alheio a uma ruptura pelas armas".

  • Movimento político-militar que se desenvolveu durante o período de 1920 a 1935, aproximadamente, sob a liderança dos “tenentes”, nome com que ficaram conhecidos os oficiais revolucionários da época, nem todos verdadeiros tenentes, mas em sua grande maioria oficiais de baixa patente. Constituiu um dos principais agentes históricos responsáveis pelo colapso da República Velha, ou seja, está inserido no processo de crise da sociedade agroexportadora e do Estado oligárquico no Brasil que culminou com a Revolução de 1930.

    Participando do movimento revolucionário aliado às oligarquias não vinculadas ao café e às classes médias, e contando com o apoio difuso das classes populares urbanas, o tenentismo contribuiu para destruir a hegemonia dos cafeicultores, mas não teve condições de permanência na nova estrutura de poder. Sem contar com bases sociais de sustentação, tendo uma visão golpista e militarista do processo revolucionário, e pretendendo implantar reformas econômico-sociais incompatíveis com os interesses agrários dominantes, os tenentes foram alijados do poder pelas oligarquias vitoriosas. Contribuiu para o insucesso do movimento sua escassa coesão interna e a retomada da hierarquia no Exército, imposta pelos oficiais superiores.

  • MOVIMENTO TENENTISTA: queriam a centralização do PODER.

    GABARITO= ERRADO COM FORÇA.

  • "...além de uma política econômica nacionalista." ERRADO

  • Defendiam o voto secreto, o compate à corrupção e um Governo central forte.

    Item errado

  • O Tenentismo foi um movimento que contou com a participação de militares de baixa e média patentes que estavam insatisfeitos com as estruturas políticas então vigentes, como a compra de votos, o voto de cabresto e a organização das oligarquias locais, que eram opressoras nos estados brasileiros.

    Resposta: Errado

  • CENTRALIZAÇÃO...

  • Descentralização = ERRO

    centralização = CERTO

  • Marinha? Não. Apenas Exército.

  • Queriam a CENTRALIZAÇÃO DO PODER

  • CENTRALIZAÇÃO DO PODER