SóProvas


ID
2501425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Primeira República caracterizou-se pelo regime oligárquico e pela economia agroexportadora. Com relação a esses assuntos, julgue (C ou E) o item a seguir.


Embora os chamados coronéis constituíssem um grupo importante para a sustentação do sistema oligárquico, seus interesses concorriam com os de outros atores políticos cuja participação na condução do governo da Primeira República era também significativa.

Alternativas
Comentários
  • Outro ator importante eram os militares, o "poder desestabilizador" segundo o historiador José Murilo de Carvalho. Por exemplo, de 1910 - 14, no governo de Marechal Hermes da Fonseca, teve-se o "salvacionismo", um movimento que foi contra o sistema de poder das oligarquias.

  • CERTO.

    PM/MA 2017

     

  • Gab: Certo

    O poder dos coronéis interferia na vida política das cidades por eles controladas, criando os famosos currais eleitorais e também no chamado Voto de Cabresto (símbolo do Coronelismo).

     

    Com o avanço social, o regime de Coronelismo declina (ou seja, com o êxodo rural e fortalecimento das estruturas urbanas). O centro do poder político sai das mãos dos fazendeiros e cai nas mãos dos industriais e partidos que representam o proletariado urbano.


    Os meios de comunicação de massa (rádio inicialmente, e depois a TV) também ajudam a coibir as práticas coronelistas.

  • ·         Na República Oligárquica, a política era regida segundo o interesse “de poucos”. Em São Paulo, o setor cafeeiro. Em Minas Gerais, dos políticos profissionais. No nordeste, dos coronéis. No Rio Grande do Sul, dos militares.

  • Segundo Boris Fausto, apesar de sua influência significativa, os coronéis não dominaram a cena política da Primeira República. Dependiam dos Estados para manter seu poder, além do que havia outros grupos com papel significativo na condução da política.

  • Dá pra matar esse tipo de questão por causa da generalização. Nunca há somente um ator. A sociedade brasileira é complexa. Ele quer saber se você superou as aulas de história do fundamental, em que os tios ensinavam sobre os coronéis malvados, que dominavam tudo e eram os únicos culpados. Sempre pense em uma sociedade dinâmica, complexa, não dicotomizada, mesmo se você não souber exatamente os fatos (dica para outras questões)

  • tudo depende no Brasil, vai haver sempre alguém que é contra uma oposição então sempre ira haver concorrência de interesses.


    gabarito: certo

  • Dentre estes outros atores que queria ver os seus interesses sendo atendido podemos citar os industriais, os militares e o proletariado urbano.

    É inclusive a força desses outros segmentos sociais que contribuíram para o fim da República Oligárquica, em 1930.

    Resposta: Certo

  • "O sistema do colonato veio para substituir a experiência fracassada da parceria. Os colonos, ou seja, a família dos trabalhadores imigrantes, se responsabilizavam pelo trato do cafezal e pela colheita, recebendo basicamente dois pagamentos em dinheiro (...) O fazendeiro fornecia moradia e cedia pequenas parcelas de terra, onde os colonos podiam produzir gêneros alimentícios. O colonato era distinto da parceria porque, entre outras características, não existia divisão de lucros da venda do café. (...) O colonato estabilizou as relações de trabalho, o que não quer dizer que os problemas entre colonos e fazendeiros terminaram (...) Mas, como um todo, a oferta de mão de obra imigrante e as possibilidades relativas de ganho abertas pelo colonato garantiram a produção cafeeira e a relativa estabilidade das relações de trabalho na cafeicultura."

    Historia do Brasil, Boris Fausto. p. 243 e 244.

  • Sempre que analisamos o conteúdo político da Primeira República no Brasil fica clara a hegemonia política dos chamados “coronéis", os grandes proprietários de terra. A origem da força política dos proprietários de terra é longínqua. Remonta ao início da colonização portuguesa no Brasil. Mas, é possível afirmar que há dois elementos importantes que reforçam esta situação, desde o século XIX, durante o período monárquico

    O primeiro elemento é a Lei de Terras de 1850, que estabelece que o acesso a terras devolutas só seria feito através da compra. Tal lei reforça a grande propriedade. Imigrantes ou ex- escravos não teriam, portanto, condições de acesso à terra. Não há um mecanismo de estímulo à pequena e média propriedades.

    Em segundo lugar, o Brasil continua tendo uma estrutura econômica essencialmente agroexportadora. A exportação de produtos primários (no caso agrícolas) só é lucrativa se for feita em grandes quantidades. Desta forma justifica-se a estrutura latifundiária e monocultora. O lucrativo comércio exportador do café, do cacau, do açúcar e do algodão garantiam os ganhos e a força política dos coronéis.

    No entanto, os coronéis pouco saíam de suas fazendas e de seus municípios, onde tinham as bases de seu poder. Quem os representava nas esferas políticas? Eram os bacharéis. Médicos, advogados, professores que, muitas vezes, haviam estudado às custas dos proprietários. Ingressavam na vida política para defender os interesses de seus padrinhos. Havia ainda grupos sociais urbanos, como comerciantes por exemplo, cujas atividades em muito dependiam do movimento trazido pela importação e exportação dos chamados “ produtos-rei" da economia.

    A partir da década de 1910 há um esforço industrializante, primordialmente em SP. Nascem novos grupos sociais que, no entanto, ainda têm uma ligação estrutural com os coronéis. A infraestrutura da indústria nasce da exportação do café (estradas de ferro, bancos). Os empresários são familiares dos grandes proprietários e, o capital para o financiamento da indústria advém da exportação.

    Portanto, a afirmativa apresenta uma ideia de História correta.

    RESPOSTA : CERTO
  • Dentre estes outros atores que queria ver os seus interesses sendo atendido podemos citar os industriais, os militares e o proletariado urbano.

    É inclusive a força desses outros segmentos sociais que contribuíram para o fim da República Oligárquica, em 1930.

    Resposta: Certo

  • Podemos citar Vargas...

  • FAZIAM EM TROCA DE CARGOS.