SóProvas


ID
2501455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Podemos considerar a Constituição de 1988 o marco que pôs fim aos últimos vestígios formais do regime autoritário. A abertura iniciada pelo general Geisel em 1974 levou mais de treze anos para desembocar em um regime democrático.

                       Bóris Fausto. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 1995, p. 526

Considerando o trecho de texto apresentado acima, julgue (C ou E) o seguinte item.


O governo Geisel iniciou a liberalização do regime militar — a chamada distensão — de modo controlado, com o objetivo de construir uma democracia conservadora.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Penúltimo presidente da República do Regime Militar de 1964, Ernesto Geisel assumiu sob a promessa de uma abertura política "lenta, gradual e segura" de modo a atender as reivindicações da Sociedade Civil Organizada sem, contudo, interromper a continuidade do regime.

  • Ernesto Geisel mesmo sendo militar  era favoravel que os militares voltassem aos quarteis deixando a presidencia, de uma  forma   "lenta, gradual e segura". Ele tambem  permitiu a propaganda eleitoral, criou Angra 2 RJ,  e extinguio todos os Atos Institucionais.

    PM/MA 2017

  • Glove, Geisel não extinguiu todos os atos. Ele extinguiu o Ato Institucional nº5. A extinção do Ato Institucional nº2 (Bi-partidarismo) ocorreu no governo de João Figueiredo

  • "O general Ernesto Geisel sucedeu Médici na presidência em 1974. Considerado um militar que não fazia parte da “linha dura”, começou a implantar um lento processo de abertura política. Contudo, a aprovação da Lei Falcão (1976), dos Pacotes de Abril (1977) e a criação dos chamados senadores biônicos (nomeados pelo governo) mantinham a oposição sob rígido controle e garantiam a maioria política da Arena (o partido do governo) no Congresso." 

    Fonte: Ser protagonista : história : revisão : ensino médio, volume único / obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM. — 1. ed. — São Paulo : Edições SM, 2014. pag 146

  • Durante sua atuação, tem início o processo de redemocratização do país. No âmbito econômico, seu governo esteve marcado por uma redução do crescimento. O chamado milagre econômico e o Ato Institucional nº 5 - AI-5 foram extintos.

  • Certo.

    Lembrem-se sempre da máxima: "abertura lenta, gradual e segura". Geisel tinha como objetivo retirar os militares da presidência, mas não do poder. Garantindo assim, na visão dele, que a democracia brasileira se manteria estável e sem a interferência de ideias estranhas (comunistas) ao Brasil.

  • Nossa, esse enunciado achei meio louco, eu li como se fosse quem iniciou o regime militar kkkkkk por isso errei.

  • Alguém mais se confundiu com "democracia conservadora"?

  • Acredito que a expressão "conservadora" no enunciado seja referência que os militares queriam, além de abrir aos poucos o regime, conservar seus direitos para não serem punidos pelos civis em uma abertura abrupta. Por isso, a lei da Anistia veio para salvar os militares e funcionários públicos que praticaram crimes contra humanidade.

  • Neste sentido, por exemplo, fez o significativo gesto de extinguir o Ato Institucional no 05, um dos grandes símbolos do autoritarismo militar.

    Gabarito: Certo

  • "LENTA GRADUAL E SEGURA "

    GEISEL, ERNESTO.

    BONS ESTUDOS!

  • CORRETO.

    Penúltimo presidente da República do Regime Militar de 1964, Ernesto Geisel assumiu sob a promessa de uma abertura política "lenta, gradual e segura" de modo a atender as reivindicações da Sociedade Civil Organizada sem, contudo, interromper a continuidade do regime.