SóProvas


ID
2501506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue (C ou E) o item subsecutivo.


Tropas norte-americanas intervieram no México, em 1914, para exigir que o governo mexicano se desculpasse por alegado insulto à bandeira norte-americana e, em 1916, para perseguir o líder revolucionário Pancho Villa.

Alternativas
Comentários
  • "O incidente de Tampico deu-se em 9 de abril de 1914 e teve origem na prisão de um oficial e nove marinheiros do Dolphin, navio de bandeira norte-americano, atracado naquele porto. A prisão foi efetuada em virtude de desacato contra autoridades mexicanas pelos marinheiros quando penetravam em zona proibida do porto, então em estado de sítio. Como reparação ao "insulto" à bandeira dos Estados Unidos, o contra-almirante da esquadra americana exigiu o hasteamento da mesma em solo mexicano, acompanhado de 21 tiros de canhão. Huerta negou-se a atender tais exigências e, em última instância, se dispôs a submeter o caso a arbitramento. Wilson, não obstante, solicitou autorização do congresso para empregar as forças armadas a fim de obter o reconhecimento dos direitos e dignidades americanas. 

    III Simpósio Internacional: Estados Americanos: Relações Continentais e Intercontinentais - 500 anos de história. 

     

  • 1914

    Tampico = cidade petrolífera.

    Havia uma concentração considerável de cidadãos norte-americanos na área devido ao imenso investimento de empresas dos Estados Unidos na indústria de petróleo local.

    Woodrow Wilson, enviou uma pequena força naval sob o contra-almirante Henry T. Mayo para proteger cidadãos e propriedades norte-americanas, incluindo investimentos na indústria de petróleo local. 

    Em 9 de abril de 1914, o comandante do USS Dolphin enviou nove marinheiros para terra em um baleeiro para pegar algumas latas de óleo combustível em um armazém em Tampico, como previamente acordado com o comandante federal do México. 

    As tropas estaduais mexicanas prenderam os marinheiros dos EUA, uma violação da soberania americana, como navios navais são considerados solo nacional. 

    Wilson ordenou navios das frotas do Atlântico e Pacífico dos EUA para as águas mexicanas e pediu ao Congresso permissão para ocupar vários portos da costa leste do México, incluindo a principal cidade de Veracruz.

    1916

    Intervenção americana no México durante que tentou, sem sucesso, capturar Pancho Villa de março de 1916 a fevereiro de 1917