SóProvas


ID
2501509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue (C ou E) o item subsecutivo.


Na Primeira Conferência dos Estados Americanos, realizada em Washington em 1889, os países hispano-americanos, com exceção do México, aprovaram o projeto norte-americano de construir um canal interoceânico na América Central para conectar as costas americanas do Pacífico e do Atlântico e facilitar o comércio e as comunicações.

Alternativas
Comentários
  • A Primeira Conferência Pan-americana (1889-1890) foi uma iniciativa dos Estados Unidos para aumentar seu comércio com o resto de América do Sul.

  • Não houve tal aprovação de canal interoceânico, conforme site da OEA:

     

    "A Primeira Conferência Internacional Americana foi realizada em Washington, D.C., de outubro de 1889 a abril de 1890, "com o objetivo de discutir e recomendar para adoção dos respectivos governos um plano de arbitragem para a solução de controvérsias e disputas que possam surgir entre eles, para considerar questões relativas ao melhoramento do intercâmbio comercial e dos meios de comunicação direta entre esses países, e incentivar relações comerciais recíprocas que sejam benéficas para todos e assegurem mercados mais amplos para os produtos de cada um desses países".

     

    Dezoito Estados americanos participaram da conferência, na qual decidiu-se constituir a "União Internacional das Repúblicas Americanas para a pronta coleta e distribuição de informações comerciais," com sede em Washington, que depois tornou-se a "União Pan-Americana" e, finalmente, com a expansão das suas funções, a Secretaria Geral da OEA. Com respeito a questões jurídicas, a conferência recomendou a adoção de disposições para governar a extradição; declarou que a conquista não cria direitos; e produziu orientações para a redação de um tratado sobre arbitragem que evitasse o recurso à guerra como meio de resolver controvérsias entre as nações americanas.

     

    Essa conferência assentou as bases do que depois se tornaria o Sistema Interamericano: interesses comerciais dirigidos no sentido de obter maior integração; preocupações jurídicas com o fortalecimento dos vínculos entre o Estado e o setor privado num ambiente pacífico de cooperação e segurança regional; e o estabelecimento de instituições especializadas em diferentes esferas."

     

    Fonte: http://www.oas.org/pt/sobre/nossa_historia.asp

  • O objetivo era de discutir e recomendar para adoção dos respectivos governos um plano de arbitragem para a solução de controvérsias e disputas que possam surgir entre eles, para considerar questões relativas ao melhoramento do intercâmbio comercial e dos meios de comunicação direta entre esses países, e incentivar relações comerciais recíprocas que sejam benéficas para todos e assegurem mercados mais amplos para os produtos de cada um desses países".

  • "A construção do canal nunca foi pauta do Panamericanismo. No período da Primeira Conferência dos Estados Americanos, o canal era projeto francês e o plano dos EUA era, eventualmente, construir um canal competidor na Nicarágua. O principal adversário desse projeto era o Chile, que buscava hegemonia na costa do Oceano Pacífico na América do Sul. A principal resistência aos EUA na conferência vinha da Argentina, que buscava manter suas relações com a Europa preservadas."

    Professor: Filipe Figueiredo

    Livro: "Como Passar Concursos da Diplomacia e Chancelaria"

  • Há estudiosos que entendem o Congresso do Panamá, de 1826, convocado por Simón Bolivar, como a origem, ainda que remota, do sistema interamericano . No entanto, foi somente em 1889, quando da reunião em Washington, que os Estados Americanos decidiram por reuniões periódicas. Segundo registros da página da OEA, a reunião em Washington teve como principal objetivo

    “ discutir e recomendar para adoção dos respectivos governos um plano de arbitragem para a solução de controvérsias e disputas que possam surgir entre eles, para considerar questões relativas ao melhoramento do intercâmbio comercial e dos meios de comunicação direta entre esses países, e incentivar relações comerciais recíprocas que sejam benéficas para todos e assegurem mercados mais amplos para os produtos de cada um desses países" 

    Além disso foram estabelecidas propostas para um relacionamento mais estreito entre os Estados. Na verdade a conferência foi uma iniciativa dos Estados Unidos para aumentar seu comércio com o resto de América do Sul. Dezoito Estados americanos participaram da conferência, na qual decidiu-se constituir a "União Internacional das Repúblicas Americanas", que será o ponto de partida para a criação da Organização dos Estados Americanos em 1948, em Bogotá. 

    Em 1948 foi assinada a Carta da OEA, que entrou em funcionamento em 1951. O grande objetivo é o de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente americano, no contexto da Guerra Fria. Como se pode concluir, a afirmativa está incorreta pois o objetivo da conferência de Washington, apesar de ter sido convocada pelos EUA, não teve a proposta de aprovar a construção do Canal que seria feito mais tarde: o canal do Panamá. 

    A questão versa sobre organismos internacionais, tema de Relações Internacionais, o que demanda estudo bastante específico em uma bibliografia igualmente específica, que é fornecida pelo Instituto Rio Branco. A publicação Organismos Internacionais: História e Práticas de Monica Herz, Andréa Hoffman e Jana Tabak é bastante interessante. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.