SóProvas


ID
2501521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Talvez o tema mais importante da história política da América espanhola das primeiras décadas pós-independência tenha sido a dificuldade de constituir Estados novos viáveis após a separação da Espanha.

Frank Safford. Política, ideologia e sociedade na América espanhola do pós-independência. In: Leslie Bethell (Org.). História da América Latina. Brasília: FUNAG; São Paulo: EdUSP, 2009, v. 3, p. 331.

A propósito do tema precedente e de seu contexto, julgue (C ou E) o item seguinte.


As novas repúblicas hispano-americanas demoraram em normalizar suas relações internacionais, pois a Espanha começou a reconhecer as independências desses Estados somente em meados da década de 30 do século XIX, tendo inclusive realizado, em 1829, expedição militar contra o México.

Alternativas
Comentários
  • "Em 1829, a Espanha, através da Expediçãi Isidro Barradas, constituída por uma força militar de 2.600 soldados vindos da ilha de Cuba, faz a última tentativa para retornar o país, em batalha memorável no Porto de Tampico." Versão dos vencidos: Uma ótica sobre a história do México

  • Certo.

    Podemos lembrar que os discursos que mais laureavam o Império Brasileiro eram justamente os que aludiam ao caos das repúblicas hispano-americanas.

    E isso porque, apesar de todo o  empenho pelas independências, a grande parte das defesas que se apoiavam em notórios conhecimentos liberais enfrentaria muitos problemas com a perca das antigas bases protecionistas. Alcançar os demais Estados ainda exigiria muito tempo. Mesmo na Argentina por exemplo - desde aí muito expressiva - só se poderia falar em Estado Nacional depois de 1852 com Juan Manuel Rosas.

  • A Espanha foi relutante em conceder a independência às colônias americanas. A expedição militar contra o México, com tropas oriundas de Cuba (ainda colônia até o final do século XIX) pode ser considerada a derradeira tentativa de retomada do domínio colonial da Espanha.