SóProvas


ID
2501863
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Cotia - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando a Administração Pública for titular de ações que possam ser negociadas em bolsa, de acordo com a legislação específica, poderá vendê-las

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Lei 8.666

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:
    II - quando móveis, dependerá de avaliação prévia e de licitação, dispensada esta nos seguintes casos:
    [...]
    c) venda de ações, que poderão ser negociadas em bolsa, observada a legislação específica;

    bons estudos

  • OUTRA PARA AJUDAR:

     

    Ano: 2017

    Banca: IBFC

    Órgão: TJ-PE

    Prova: Analista Judiciário - Função Administrativa

     

    A alienação de bens da Administração Pública é subordinada à existência de interesse público justificado. Sobre essa modalidade de atuação da Administração, assinale a alternativa correta:

     

    É dispensada a licitação quando da venda de ações passíveis de serem negociadas em bolsa de valores (CERTO)

  • LETRA B

    "diretamente, pois nessa hipótese a licitação é dispensada pela Lei Federal n° 8.666/93."

  • A presente questão trata do tema Licitações, disciplinado na Lei 8.666/1993, e em especial, da hipótese de contratação direta denominada dispensa.

    Genericamente, a citada lei “estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios" – art. 1º.

    O parágrafo único do citado dispositivo complementa: “Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direita, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios".
     

    Pois bem. A regra no ordenamento jurídico é a obrigatoriedade de licitar , contudo, a própria Constituição Federal prevê a possibilidade de a lei estabelecer hipóteses de contratação direita , dividindo-as em dois grupos:

    i) situações de dispensa: é possível a competição, contudo a lei dispensa, ou permite que seja dispensada a licitação, segundo critérios de oportunidade e conveniência do administrador – licitação dispensada, art. 17 e licitação dispensável, art. 24.

    ii) situações inexigibilidade: a competição é impossível, em razão da inexistência de pluralidade de potenciais proponentes – art. 25.


     

    Para responder a presente questão, importante conhecer a redação do Art. 17, II, “c" da Lei de Licitações. Vejamos:

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    II - quando móveis, dependerá de avaliação prévia e de licitação , dispensada esta nos seguintes casos:

    (...)

    c) venda de ações, que poderão ser negociadas em bolsa, observada a legislação específica ".

     
     

     

    Pelo exposto, a única alternativa que se coaduna com a legislação é a letra B, sendo este, portanto, o gabarito da questão .

     
     

    A - ERRADA

    B – CERTA

    C – ERRADA

    D – ERRADA

    E – ERRADA

       

     

    Gabarito da banca e do professor : B