-
A redação oficial deve conter os seguintes elementos:
Impessoalidade
Uso do padrão culto de linguagem,
Clareza,
Concisão
Formalidade
Uniformidade.
-
GRATIS :)
-
Resumo
Impessoalidade: não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. Evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
linguagem padrão culta: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. por definição avessa a vocábulos de circulação como a gíria e o jargão.
Formalidade: As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma.
Padronização: A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.
Clareza e concisão: A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras
claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão. Faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam
-
Sem mimimi !letra A
-
Um resumo dos Princípios de Redação Oficial.
-
Basta lembrar do Jornal Nacional apresentado pelo inssosso do William Bonner. Linguagem padrão uniforme com o objetivo de total compreensão por todos os brasileiros. Sem regionalismos, pessoalidade e vicios de linguagem.
-
GAB: A
"A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)"
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
GABARITO: LETRA A
Atributos da redação oficial:
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
Esta é
uma questão que exige do candidato conhecimento a respeito dos atributos da
redação oficial.
O Manual da Presidência da República
determina as sete características que um texto oficial deve ter.
São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da
língua portuguesa. Tendo em
mente todas essas características, é possível verificar:
a) Todas as características apresentadas estão de acordo com o manual, portanto, esta alternativa está correta.
b) A uniformidade e pessoalidade não são características da redação oficial.
c) A uniformidade e liberdade de registro linguístico não são características da redação oficial.
d) Registro informal de linguagem não está entre os atributos da redação oficial.
e) A uniformidade e prolixidade não são atributos da redação oficial.
Gabarito do professor: Letra A.