SóProvas


ID
2502433
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Diagnóstico Organizacional é definido por Almeida (2005) como “o processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações [...]”. Uma das etapas desse processo é a “Elaboração do projeto de diagnóstico”, no qual são definidas quais as medidas serão necessárias e adequadas para descrever o desempenho da área a ser avaliada. Nesse sentido, citando Whitehall, a autora apresenta medidas de desempenho que informam sobre a qualidade dos serviços, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    "Whitehall (1994), no livro sobre qualidade em bibliotecas e serviços de informação, trabalha com o conceito de medidas de desempenho. Ele entende que, embora não forneçam informação detalhada sobre o que está errado com o serviço, muitas vezes possibilitam informações diretas sobre sua qualidade. Outras vezes, não. Medidas tais como o índice de penetração (quantidade de usuários ou de uso do material), por exemplo, não significam qualidade, pois esse índice pode ser baixo por razões muito diversas (serviço irrelevante, difícil de ser usado, pouco acessível, desconhecido ou não compreendido), e, por isso, não levar à resposta à questão básica: o que está errado com o serviço? Para esse autor, as medidas que informam sobre a qualidade podem ser agrupadas nas seguintes categorias: 

    - medidas de acessibilidade (proporção de pessoas que moram perto da biblioteca ou serviço de informação; disponibilidade de obras no acervo; disponibilidade de pessoal de atendimento);

    - medidas de tempo de resposta (questões respondidas de imediato, questões respondidas em x tempo);

    - medidas de cobertura do acervo (proporção de demandas atendidas pelas diferentes coleções);

    - medidas de relevância do acervo (uso médio anual do acervo)." (ALMEIDA, 2005, p. 20-21)