SóProvas


ID
2503129
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao discorrer sobre o Serviço Social no cenário contemporâneo, sob a ótica das transformações que alteram a economia, a política e a cultura na sociedade brasileira, Iamamoto (2000) expressa que:

Alternativas
Comentários
  • Gab.  B

     

     

    “Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo” (Iamamoto, 1998:20).

     

     

     

    Ref.

    IAMAMOTO, Marilda Vilella. . Caderno Técnico 23. Brasília: CNI/SESI, 1996. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

  • Questão tranquila. Ainda que você não tivesse um entendimento do posicionamento da professora Iamamoto, era possível acertar a questão.

    Vamos passar cada uma das alternativas.

    A) Requisita do Assistente Social um repensar individual do exercício e da formação profissional, no sentido de construir respostas acadêmicas, técnicas e ético-políticas, calcadas nos processos sociais em curso.

    Errado. Se o Serviço Social está sendo discutido enquanto profissão. Isto é, a proposta de um projeto profissional, não faz sentido “repensar individual” conforme afirma o item. Seria coletivo.

    B) Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.

    Correto. De fato, um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo (Iamamoto, 2003, p. 20).

    C) O projeto ético-político do Serviço Social deve-se adequar aos novos tempos, abrindo mão de seus compromissos com a construção da cidadania, a defesa da esfera pública, o cultivo da democracia, parceira da equidade e da liberdade.

    Errado. Jamais o projeto ético-político deve abrir mão de seus compromissos, em função de uma adequação “aos novos tempos”, conforme afirma o item.

    D) O projeto ético-político do assistente social é indissociável do projeto societário, daí a opção por um projeto conservador voltado para a contestação e superação da ordem burguesa e em favor da emancipação humana.

    Errado. Opção por um projeto conservador? De modo algum.

    RESPOSTA: LETRA B