SóProvas


ID
2503447
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os mapas temáticos representam os fenômenos sociais e naturais, de forma visual e numérica, possibilitando uma percepção mais aguçada das suas relações e a melhor compreensão da organização espacial. É verdadeiro afirmar que são métodos de representação da cartografia temática:

Alternativas
Comentários
  • Os métodos podem ser agrupados em quatro categorias:
     Métodos para representações qualitativas.
     Métodos para representações ordenadas.
     Métodos para representações quantitativas.
     Métodos para representações dinâmicas.

  • A cartografia temática busca indicar a qualidade e a dinâmica dos fenômenos.. 

  • A -  São métodos de representação da cartografia temática: representações qualitativas/seletivas (empregadas para mostrar a presença, a localização e a extensão); representações ordenadas (são indicadas quando os fenômenos admitem uma classificação segundo uma ordem); representações quantitativas (empregadas para evidenciar a relação de proporcionalidade entre objeto - B é quatro vezes maior que A - ) ; representações dinâmicas (refere-se especialmente à manipulação interativa da informação espacial, com a respectiva visualização, possível em tempo real, fruto dos grandes avanços tecnológicos, envolvendo a geometria).

     

    B - Representações demonstrativas é um tipo de gráfico; representações coordenadas  são estabelecidas a partir da combinação das latitudes e das longitudes. As coordenadas geográficas permitem a localização dos diferentes pontos no mapa; e representações interligadas seria estabelecer uma ligação recíproca entre duas ou mais formas de representações da cartografia, de forma sequencial ou de forma simultânea.

     

    C - Projeções cônicas, projeções cilíndricas e projeções planas. São tipos de projeções cartográficas. 

     

    D - Representações em linhas, representações em barras e representações em colunas. São formas de representações gráficas.

     

    E - Representações longitudinais e representações latitudinais. São descrições da localização, ou coordenadas geográficas, de um determinado lugar na Terra. O modo como a latitude é definida depende da superfície de referência utilizada, e longitude é medida em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich, e não há uma posição inicial natural para marcar a longitude.

     

    Resposta: A

  • Mais uma questão simples – e quero crer que você, meu aluno, já está fera no tema.

    O avaliador aqui quer apenas saber quais são os métodos de representação da cartografia temática. Ou seja, quais são os tipos de representações que existem neste tipo de cartografia, são eles:

    ·        Qualitativa: Está relacionado aos diferentes TIPOS de elementos cartografados no mapa: cidades, climas, rios, mineração, indústrias, cultivos, entre outros. Costumam ser representados em pontos, linhas ou áreas, ou qualquer representação que seja compatível com a perspectiva que se quer demonstrar. Para facilitar a memorização dos símbolos, costuma-se explorar a analogia entre sua forma e o que eles representam. Estes signos são chamados de evocativos ou icônicos. Na manifestação zonal, quando não é possível utilizar cor, que tem maior eficácia, costuma-se empregar texturas diferenciadas compostas por elementos pontuais ou lineares.

    ·        Quantitativa: Está relacionado ao QUANTO de cada elemento está representado no mapa: o número da população urbana, a quantidade de chuva mensal, o tamanho da safra, o total da produção industrial. Ou seja, as representações quantitativas irão evidenciar a relação de proporcionalidade entre objetos. Numa manifestação linear, por exemplo, haverá variação da espessura da linha proporcionalmente à intensidade do fenômeno. No exemplo a seguir, a proporcionalidade surge no tamanho dos círculos do mapa.

    ·        Classificação: Relaciona-se com a ORDENAÇÃO (ou HIERARQUIA) na qual um fenômeno se apresenta num determinado território, como por exemplo a ordem das cidades no mapa da hierarquia urbana brasileira – metrópole nacional, metrópole regional, capital, regional. Ou seja, quando no mapa são indicados fenômenos que admitem uma classificação segundo uma ordem. A figura abaixo apresenta este tipo de representação, ao ordenar os municípios com os maiores PIBs, no ano de 2012. Perceba, no entanto, que também há uma classificação quantitativa, já que os círculos variam de tamanho conforme o tamanho da participação de cada município.

    Resposta: A