SóProvas


ID
2503477
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca do processo de independência do Brasil, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a

    A independência do Brasil é um processo que se estende de 1821 a 1850 e fora marcado por não haver oposição alguma do Reino de Portugal;

    b

    Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 07 de setembro de 1822 em que ocorreu o chamado "'grito do Ipiranga", ato de proclamação feita por D. Pedro II, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo);

    c

    Entre as causas que fizeram eclodir o processo de independência do Brasil estão: vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; desgaste do sistema de controle econômico com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil e tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil;

    d

    O chamado "dia do fico" foi um ato posterior à independência do Brasil em que D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 09 de janeiro de 1822, D. Pedro negou o chamado e afirmou que ficaria no Brasil;

    e

    Após a independência do Brasil. D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1821, bem como não houve registros de manifestações de portugueses contrárias á independência do Brasil;

  • A -  Independência do Brasil é um processo que se estende de 1821 a 1825 e coloca em violenta oposição o Reino do Brasil e o Reino de Portugal, dentro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. 

     

    B - Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo). Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi proclamado imperador pelo nome de Pedro I e o país leva o nome de Império do Brasil.


    C -  Causas da Independência do Brasil: - No final do século XVIII e início do XIX, aumentaram no Brasil as pressões e descontentamento contra o monopólio comercial imposto por Portugal ao Brasil. As elites agrária e comercial brasileira desejavam liberdade econômica para poder ampliar o comércio de seus produtos. Esta liberdade só seria obtida com a independência do país.

    - Desde a Inconfidência Mineira (1789) e outros movimentos sociais contrários ao domínio português sobre o Brasil, era muito grande a insatisfação com relação à cobrança de altas taxas e impostos exigidos pela metrópole (Portugal). Portanto, a independência era vista como uma forma de libertação destes impostos abusivos.

    - Influência de movimentos externos liberais e, portanto, contrários ao colonialismo. Entres estes movimentos políticos e sociais, podemos citar a Independência dos Estados Unidos (1776) e a Revolução Francesa (1789). Estes ideais chegaram ao Brasil, aumentando as pressões política contra o domínio português sobre o Brasil.

    - Após a Revolução Liberal do Porto, a corte portuguesa exigiu o retorno de D. João VI para Portugal. Dom Pedro ficou no Brasil como príncipe regente. Percebendo o aumento do movimento político no Brasil pela conquista da liberdade, a corte portuguesa passou a pressionar Dom Pedro para que ele também fosse para Portugal. Esta situação foi encarada no Brasil como uma tentativa de Portugal recolonizar o Brasil, gerando mais insatisfação e aumentando os anseios pela conquista da liberdade.

    - Não podemos deixar de citar também o projeto político de Dom Pedro em se tornar imperador do Brasil após a conquista da independência.

     

    D - O Dia do Fico deu-se em 9 de janeiro de 1822 quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil. A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil. Este episódio culminou com a declaração de independência do Brasil, que viria a ser proclamada em 7 de setembro de 1822.

     

    E -  Após ter proclamado a independência do Brasil, D. Pedro I foi coroado imperador do novo país, no ano de 1822. Em março de 1824, ele já teria derrotado todos os exército leais a Portugal e, no mesmo ano, iria instituir a primeira Constituição do Brasil, que contava com o poder Moderador, exercido pelo imperador.

  • A B está incorreta por falar Dom Pedro ll(segundo), quando na verdade foi Dom Pedro l(primeiro)
  • Embora a letra C seja o gabarito, ela contém uma inconsistência.

    A alternativa fala em "recolonizar o Brasil". Veja, é um termo completamente inadequado. Portugal não tentou recolonizar, mas reafirmar, reforçar o controle político do Brasil no período. A impressão que dá é que é possível colonizar algo que já é sua colônia.

    Por pura falta de alternativas, absolutamente impróprias, temos essa opção como gabarito.

  • Rodolpho Leal, o termo recolonização está correto pois o Brasil tinha o status de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves desde 1815, ou seja, não era mais colônia. Os deputados portugueses da Reunião das Cortes queriam tirar o Brasil desses status e voltar para o status de colônia.

  • a)     As cortes portuguesas não eram simpáticas à ideia de independência das terras brasileiras. Item incorreto.

    b)     Quem declarou a independência do Brasil foi Dom Pedro I – e não Dom Pedro II. A Declaração ocorreu às margens do Rio Ipiranga, próximo à cidade de São Paulo. Item incorreto.

    c)      Item correto.

    d)     O Dia do Fico foi anterior à Declaração de Independência. Item incorreto.

    e)     A Declaração de Independência e a Coroação de Dom Pedro I ocorreram em 1822. Item incorreto.

    Gabarito C

  • Avante! PMPR #Pertenceremos!

  • GABARITO C

    -De fato a vontade de grande parte da elite política brasileira era conquistar a autonomia política, principalmente depois de alçar de Colônia à Reino Unido, com a vinda da família real para o Brasil em 1808.

    -A cobrança de impostos ficou desgastante para a elite brasileira, de modo que o sistema de controle econômico com restrições e altos impostos virara um abuso exercido pela Coroa Portuguesa, pois o retorno não era direto para o Brasil e sim para Portugal.

    -Uma das propostas da Revolução Liberal do Porto, de 1820, que fez o Rei D. João VI voltar para a metrópole e deixar D. Pedro aqui como regente, era rebaixar o Brasil de Reino Unido para Colônia, restaurando novamente o Pacto Colonial. Tudo isso motivou as elites brasileiras a apoiarem D. Pedro I no processo de Independência