SóProvas


ID
2503852
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

             Campanha João Cidadão será lançada pelo MP em Goiás

                                         nesta quinta-feira

                 (Arte de divulgação da Campanha João Cidadão)


      Sensibilizar para a importância do desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos no país, por meio da difusão de conteúdo formativo e informativo sobre o exercício dos direitos fundamentais, a atuação do Ministério Público na defesa desses direitos e o funcionamento do sistema de justiça. Esse é um dos principais objetivos da Campanha João Cidadão, idealizada pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e que será lançada em Goiás nesta quinta-feira (20/4/2017), no auditório do Ministério Público de Goiás (MP-GO).

      A iniciativa de divulgar e replicar o projeto no Estado é dos Centros de Apoio Operacional da Educação, da Infância e Juventude e dos Direitos Humanos do MP, que organizaram o evento de lançamento. A solenidade acontecerá das 8h30 às 12 horas. Tendo em vista que um dos focos da campanha é justamente envolver o público jovem na discussão do tema, sobretudo no ambiente escolar, a programação do evento foi organizada para acolher a participação de cerca de 200 alunos da rede estadual de educação.

      Programação

      A abertura do evento, às 9 horas, será feita pelo procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) dos Direitos Humanos, Patrícia Otoni, logo após a apresentação cultural do grupo Ciranda da Arte, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Em seguida, a partir das 9h30, a coordenadora do CAO Educação, Liana Antunes Vieira Torminn, fará a apresentação da campanha.

      Às 10 horas, o grupo Ciranda da Arte fará a contação da história João Cidadão. Logo a seguir, às 10h30, será apresentado o painel Educação Fiscal, por José Humberto Correa, do Grupo Estadual de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda. Concluindo a programação, o grupo Sonho Teatro e Ritual encenará a peça Tudo Pode Mudar.

     No evento, também será feita a distribuição de exemplares da cartilha da campanha, elaborada pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP (Texto: Ana Cristina Arruda e Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Arte: CNMP).

Fonte: http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/campanha-joao-cidadao-sera-lancada-pelo-mp-em-goias-nesta-quintafeira--2#.WPkgNLi1v4Y; acesso em 20 de abril de 2017.

Assinale a alternativa correta, considerando a tipologia textual apresentada pelo texto acima:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c) O texto possui natureza jornalística, haja vista que os fatos são apresentados de forma a valorizar o juízo de realidade, em detrimento do juízo de valor.

    Bons estudos!

  • Juízo de Valor, explica o que algo é, e lhe atribui valor.
    Juízo de Realidade, diz como ele deve ser.

    GAB: C

  • Questão de tipologia textual sempre é bom verificar antes de ler o texto a fonte, que no caso acima é uma notícia.

     

    Analisando as alternativas:

     

    a) Trata-se de um texto narrativo, pois o grupo Ciranda da Arte fará a contação da história João Cidadão.

    Errada. O texto narrativo relata de um acontecimento e possui uma sequência cronológica e o texto acima não apresenta essas marcas.

     

     

    b) Considerando a apresentação do grupo Sonho Teatro e Ritual, que encenará a peça Tudo Pode Mudar, o texto apresenta, predominantemente, gênero dramático. 

    Errada. Alternativa sem fundamento nenhum, pois está misturando muitos conceitos.

     

     

     

    c) O texto possui natureza jornalística, haja vista que os fatos são apresentados de forma a valorizar o juízo de realidade, em detrimento do juízo de valor.

    Correto. Basta verificar a fonte e sem seguida ler o texto.

     

     

     

    d) É dissertativa a natureza do texto apresentado, pois as autoras têm como objetivo convencer o leitor a aderir à carreira do Ministério Público.

    Errada. O texto dissertativo expõe ideias e defende essas. O texto acima não apresenta essas características.

     

     

    e) Trata-se de um texto prescritivo, pois ele traz ao leitor um verdadeiro manual de instruções de como proceder no caso de violência contra crianças e jovens.

    Errada. Texto prescritivo (Previsão):

    Astrologia
    Meteorologia
    Escatologia

     

     

     

     

     

     

    Qcom - Questão comentada

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ/videos?disable_polymer=1

  • Macete pessoal: Eu não li o texto, fui direto na Fonte e como era NOTÍCIA já fui logo na alternativa "C" texto JORNALÍSTICO sem medo de ser feliz.