SóProvas


ID
2505568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quando utilizadas pelos métodos ágeis no levantamento ágil de requisitos, as users stories

Alternativas
Comentários
  • User Stories

    Foca no objetivo do usuário, logo definem o que será desenvolvido em um projeto.

  • Não são também considerados requisitos?

  • Também são os requisitos, porém estritamente tirado do manual das práticas ágeis é tudo aquilo que será desenvolvidos no projeto.

  • Acredito que a mais correta seja a D mesmo. As user stories são comumente usadas no Scrum, mas nem sempre o produto do projeto será um sistema. A D traz uma definição mais genérica de user stories. 

  • Questão muito subjetiva

    Para mim, as alternativas D e E encaixam-se perfeitamente.

  • User stories are often confused with system requirements. A requirement is a formal description of need; a user story is an informal description of a feature. (wiki, en)

     

    Pra mim, D e E poderiam ser marcadas, claro que a E é mais abrangente, se pensarmos que existem vários tipos de requisitos e que talvez nem todos sejam detalhados nas user stories, por exemplo.

  • Até porque, requisito é o que será desenvolvido no sistema.

  • A grande dúvida é em torno da C e da E, pois bem, a letra "E" não poderia ser pois requisitos de sistemas são descrições mais detalhadas, devem ser padronizados, completos, consistentes e proximo de uma linguagem mais técnica para ser usado pelos desenvolvedores. Já as "estórias de usuário" estão mais próximas de uma descrição de requisitos de usuários que são descritos em uma linguagem natural e bem próxima do entendimento do usuário.

    Com esse conhecimento dava para descartar a letra E, dentre as que restaram a menos pior é a D. 

  • O fato de ser uma user story não quer dizer, necessariamente, que será desenvolvido. Pode ser que o PO abra mão desta funcionalidade. Mas de todo modo, não deixa de ser um requisito. Acho que o gabarito deveria ser a letra E.

  • Um sistema é como uma moeda, tem dois lados, de um lado está o cliente/usuário e do outro está o desenvolvedor.

    Os documentos de alto nível (casos de uso e user stories), têm a finalidade de esclarecer os requisitos do sistema, que é o que será entregue ou que estará disponível.

    Os analistas, projetista, arquitetos vão traduzir estes requisitos em especificações de sistema que define o que deverá ser desenvolvido para que as necessidades estabelecidas no requisitos sejam satisfeitas.

    Assim, do meu ponto de vista a resposta é a E, as uses stories como os casos de usos descrevem requisitos que o usuário necessita ou deseja que o sistema atenda ou forneça.

  • Interessante notar que na prática nem todas as histórias são desenvolvidas. Normalmente o produto está suficientemente bom para que o time possa se dedicar a outro projeto. Deixando algumas histórias para trás.