SóProvas


ID
2505589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No desenvolvimento de aplicações para a plataforma móvel Android, deve-se observar a proteção oferecida pelo ciclo controlado de vida. O momento em que uma atividade está em plena execução, recebendo e reagindo a ações do usuário da aplicação, é o passo do ciclo de vida denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D) Como ficou muito dificil pra explicar aqui, sobre os diversos conceitos como ciclo de vida, activity e etc, achei melhor postar um material q pode lhe ajudar a aprender um pouco sobre.

    fonte: http://www.devmedia.com.br/entendendo-o-ciclo-de-vida-de-uma-aplicacao-android/22922

     

  • onCreate()É a primeira função a ser executada em uma Activity. Geralmente é a responsável por carregar os layouts XML e outras operações de inicialização. É executada apenas uma vez.

    onStart() É chamada imediatamente após a onCreate() – e também quando uma Activity que estava em background volta a ter foco.

    onResume() - Assim como a onStart(), é chamada na inicialização da Activity e também quando uma Activity volta a ter foco. Qual a diferença entre as duas? A onStart() só é chamada quando a Activity não estava mais visível e volta a ter o foco, a onResume() é chamada nas “retomadas de foco”.

    onPause() - É a primeira função a ser invocada quando a Activity perde o foco (isso ocorre quando uma nova Activity é iniciada).
    onStop() Só é chamada quando a Activity fica completamente encoberta por outra Activity.
    onDestroy() - A última função a ser executada. Depois dela, a Activity é considerada “morta” – ou seja, nao pode mais ser relançada. Se o usuário voltar a requisitar essa Activity, um novo objeto será contruído.

    onRestart() - Chamada imediatamente antes da onStart(), quando uma Activity volta a ter o foco depois de estar em background.

     

     

     

  • A questão cobrou o ciclo foreground lifetime:

     

    "O foreground lifetime de uma atividade acontece entre uma chamada onResume() até uma chamada correspondente onPause(). Durante esse período, a atividade está a frente de todas as outras atividades e interage com o usuário. Uma atividade pode freqüentemente ir entre os estados de resume e pause ​- por exemplo, quando o dispositivo vai "dormir" (sleep), quando um resultado da atividade é entregue, quando uma nova "intenção" (intent) é entregue - de modo que o código desses métodos deve ser bastante leve."

     

    Ainda existem mais outros 2 ciclos:

     

    entire lifetime: toda a vida útil de uma atividade acontece entre a primeira chamada para onCreate(Bundle) até a única chamada final para onDestroy(). 

     

    visible lifetime: A vida útil visível de uma atividade acontece entre uma chamada onStart() até uma chamada correspondente onStop().

     

     

    Traduzido de https://developer.android.com/reference/android/app/Activity.html

  • O Thiengo fez um ótimo video explicando os três níveis de ciclo de vida (entire lifetime, visible lifetime e foreground lifetime) e os seus respectivos métodos (onCreat(), onStart(), onRestart(), onResume(), onPause(), onStop() e onDestroy()). Ele também fez uma simulação via código mostrando a interação entre duas tarefas sendo executadas neste ciclo de vida. 

    Pode ser conferido no link: https://www.thiengo.com.br/ciclo-de-vida-de-uma-atividade-no-android