SóProvas


ID
2505718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de impermeabilização em obras da construção civil, julgue os itens a seguir.


I Nas coberturas, a camada impermeabilizante deve se estender verticalmente nos rodapés e, para uma impermeabilização eficaz, é suficiente que a extensão vertical tenha uma altura de 5 cm acima do piso acabado.

II A manta de butil é um tipo de solução que pode ser empregada para a impermeabilização de coberturas de concreto.

III Estruturas que serão impermeabilizadas com argamassa rígida devem ser preparadas de modo a ficarem perfeitamente lisas.

IV As juntas de retração térmica devem ser preenchidas com mastiques plásticos ou elásticos, principalmente nos encontros dos paramentos verticais, para evitar o puncionamento da impermeabilização.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I - Nas coberturas, a camada impermeabilizante deve se estender verticalmente nos rodapés e, para uma impermeabilização eficaz, é suficiente que a extensão vertical tenha uma altura de 20 cm acima do piso acabado. (ERRADO)

     

    II A manta de butil é um tipo de solução que pode ser empregada para a impermeabilização de coberturas de concreto. (VERDADEIRO)

    Mantas butílicas para impermeabilização: Sistemas de impermeabilização para de lajes, terraços e marquises podem ser feitos com mantas de borracha butílica pré-moldadas (espessura 0,8mm).

     

    III Estruturas que serão impermeabilizadas com argamassa rígida devem ser preparadas de modo a ficarem perfeitamente lisas.  (ERRADO)

    as estruturas a serem impermeabilizadas com argamassa rígida devem estar suficientemente dimensionadas e sem trincas. As superfícies a serem revestidas devem estar ásperas e isentas de partículas soltas"

     

    IV As juntas de retração térmica devem ser preenchidas com mastiques plásticos ou elásticos, principalmente nos encontros dos paramentos verticais, para evitar o puncionamento da impermeabilização. (VERDADEIRO)

  • III Estruturas que serão impermeabilizadas com argamassa rígida devem ser preparadas de modo a ficarem perfeitamente lisas. (Errado)

     

    Deve ser aplicado chapisco antes da aplicação da argamassa rígida. Sendo assim, a estrutura não fica perfeitamente lisa.

     

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"

     

  • ITEM 1 – A impermeabilização deve ser arrematada nos rodapés, no mínimo 20 cm acima do nível do piso acabado.

    ITEM 2 – A manta de Butil e EPDM – é um copolímero de Isobutileno Isopropeno (butil) (NBR 9229) e etileno-propileno-dienomonômero (EPDM) (NBR 11797) – são elastômeros sintéticos de ótima elasticidade, resistência à fadiga e impermeabilidade a água e gases. São mantas pré-fabricadas. São produzidas com espessura entre 0,8mm e 1,2mm, o que a torna suscetíveis a perfurações. São membranas utilizadas em impermeabilizações para telhados e/ou outros.

    ITEM 3 –Devido o seu mecanismo de ação, necessitam de um substrato muito bem preparado, no qual não podem ser encontrados, nichos e falhas de concretagem, fissuras, buracos de tensores, passagem de canos mal fixados, entre outras falhas. Observe que o substrato deve apresentar porosidade!!!! Inclusive elas devem ser aplicadas em sucessivas camadas, intercaladas com  um chapisco sem aditivo polimérico.

    ITEM 4 – As proteções mecânicas, bem como os pisos posteriores, devem possuir juntas de retração e trabalho térmico preenchidos com materiais deformáveis, principalmente no encontro de diferentes planos.

    Referência bibliográfica: Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais. Volume 2. Artigo: Sistemas de impermeabilização e isolamento térmico. E.Bauer, P.H.C, Vasconcelos e J.E.Granato. 

  • Complementando:

    I - Ou a 10 cm do nível máximo da água.