SóProvas


ID
2506036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DNS (domain name system) possui vários registros de recursos com diferentes funcionalidades. Na configuração das entradas DNS de uma organização, os principais registros usados para o serviço de email são

Alternativas
Comentários
  • Registros de email

    Os três registros principais usados para email são os registros MX, registros PTR e registros TXT.

     

    Registros MX

     

    O registro MX indica aos sistemas de email como lidar com email que é endereçado para um determinado domínio. Ele diz ao servidor de email de envio para onde enviar o email. Para garantir que o seu serviço FOPE funcione bem, o registro MX deve apontar para mail.messaging.microsoft.com, e não para um endereço IP. Isso garante que email enviado ao seu domínio seja retransmitido para o FOPE para filtragem.

    Se a sua organização tiver vários domínios nos quais você recebe emails, você terá que alterar o registro MX de cada domínio para o qual você deseja que o serviço FOPE filtre emails.

    Observação:

    Também podem ser usadas atualizações de registro MX como um método alternativo de validar seu domínio se os registros TXT não estiverem disponíveis para seu domínio; para obter mais informações sobre este processo, consulte Validar e habilitar domínios.

     

    Registros PTR

     

    Um PTR é um registro usado para DNS Reverso. Ele é o oposto de um registro A e é usado nos arquivos de zona de mapeamento reverso para mapear um endereço IP (IPv4 ou IPv6) para um nome de host. Quando você envia email para um local, ele recebe o endereço IP e verifica o seu registro PTR para conferir se o endereço IP é igual ao domínio.

     

    Registros SPF

     

    O SPF (Sender Policy Framework) é um registro usado para ajudar a evitar falsificação de email. Ele permite que você especifique todos os endereços IP dos quais você enviaria email em um registro TXT simples e que avise ao servidor de recebimento que permita apenas os servidores de saída que você listou.

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ff714972.aspx

  • Uai, se os 3 registros mais usados são o MX (domínio disposto à aceitar correio eletrônico), o PTR (quando o e-mail chega procurando por nome@dominio, esse lookup reverso indica o IP da máquina destino, junto com o servidor de email) e o SPF (que especifica a política de troca de e-mails), por que cargas d'agua a resposta é TXT? kkk

    Tudo bem, o SPF é uma lista com os endereços IPs dos quais geralmente enviamos emails, num arquivo txt. Mas se o tipo dele fosse TXT, o servidor de recebimento nunca iria saber do que se trata...por isso os nobres homens que criaram o padrão criaram um tipo a mais, chamado SPF!

  • Você pode usar os registros TXT para impedir phishing e spamming:

     

    Os registros Sender Policy Framework (SPF) impedem que seu domínio seja usado para o envio de spam.

    A assinatura DKIM usa a criptografia para proteger o conteúdo do seu e-mail.

    A autenticação DMARC permite que você controle as políticas SPF e DKIM.

     

    fonte: https://support.google.com/a/answer/2716800

  • Letra C

    Para complementar:

    TXT - Refere-se a TeXT, o qual permite incluir um texto curto em um hostname. Técnica usada para implementar o SPF.

    SPF - Sender Policy Framework, é uma tentativa de controle de falsos e-mails. Permite ao administrador de um domínio definir os endereços das máquinas autorizadas a enviar mensagens neste domínio.

    Fonte: http://infotux.blogspot.com/2011/12/entendendo-os-registros-de-dns-aaaa-ns.html

  • O SPF usa o registro DNS do tipo TXT desde sua concepção. De lá pra cá criaram o registro do tipo SPF pois o tipo TXT não foi criado para esse propósito. Mas acabou não pegando e o tipo SPF foi descontinuado.

     

    "In 2004, Steven M. Bellovin wrote an email discussing his concerns with SPF.[10] Issues included that SPF originally used TXT records in DNS, which are supposed to be free-form text with no semantics attached. SPF proponents readily acknowledge that it would be better to have records specifically designated for SPF, but this choice was made to enable rapid implementation of SPF. In July 2005, IANA assigned the Resource Record type 99 to SPF. Later on,[7] the use of SPF records was discontinued, and as of 2017, it is still necessary to use TXT records."

    Fonte: https://www.wikiwand.com/en/Sender_Policy_Framework#/DNS_SPF_Records

  • pessoal...

    de onde vcs tiraram SPF na questão?

    O que o Sender Policy Framework tem a ver com "O DNS (domain name system) possui vários registros de recursos com diferentes funcionalidades. Na configuração das entradas DNS de uma organização, os principais registros usados para o serviço de email são"