SóProvas


ID
2506081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A tecnologia na qual uma rotina de becape permite segmentar o fluxo de dados de entrada, atribuindo-se identificadores exclusivos a segmentos de dados e comparando-se esses segmentos aos dados armazenados anteriormente, de maneira a atribuir uma referenciação ao que já foi armazenado e, com isso, evitar seu rearmazenamento é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Deduplicação vem do termo em ingles deduplication que é o processo de analisar identificar e remover duplicidade nos dados, diminuindo assim a quantidade de informação a ser manipulada e armazenada.

     

    A deduplicação surgiu para tirar algum benefício do fato que existirem arquivos parecidos, como réplicas e arquivos com diferentes versões. Em uma réplica, o software de deduplicação pode apenas gravar um dos arquivos e criar links para os demais. Em arquivos de diferentes versões, os pedaços de arquivos comuns são gravados apenas uma vez, sendo criados links nos demais arquivos.

     

    http://www.infortrendbrasil.com.br/deduplicacao/

     

    Gabarito: e)

  • Gabarito E

    A deduplicação de dados é um método de reduzir as necessidades de armazenamento eliminando dados redundantes.

    Visão geral

    Dois tipos de deduplicação de dados estão disponíveis no Tivoli Storage Manager: deduplicação de dados do lado do cliente e deduplicação de dados do lado do servidor.

    A Deduplicação de dados do lado do cliente é uma técnica de deduplicação de dados usada no cliente de backup-archive para remover os dados redundantes durante os processamentos de backup e archive antes dos dados serem transferidos para o servidor Tivoli Storage Manager. O uso da deduplicação de dados do lado do cliente pode reduzir a quantidade de dados enviados por meio de uma rede local.

    A deduplicação de dados do lado do servidor é uma técnica de deduplicação de dados executada pelo servidor. O administrador do Tivoli Storage Manager pode especificar o local de deduplicação de dados (cliente ou servidor) a ser usado com o parâmetro DEDUP no comando de servidor REGISTER NODE ou UPDATE NODE.

    Aprimoramentos

    Com a deduplicação de dados do lado do cliente, você pode:

    Excluir arquivos específicos em um cliente da deduplicação de dados.

    Ativar um cache de deduplicação de dados que reduz o tráfego de rede entre o cliente e o servidor. O cache contém extensões que foram enviadas para o servidor em operações de backup incremental anteriores. Em vez de consultar no servidor a existência de uma extensão, o cliente consulta seu cache. 

    Especifique um tamanho e local para um cache cliente. Se uma inconsistência entre o servidor e o cache local for detectada, o cache local será removido e preenchido novamente.

    Ativar a deduplicação e a compactação de dados do lado do cliente para reduzir a quantidade de dados que é armazenada pelo servidor. Cada extensão é compactada antes de ser enviada ao servidor. A alternativa está entre economia de armazenamento e energia de processamento que é necessária para compactar dados do cliente. Em geral, se você compactar e deduplicar dados no sistema do cliente, estará usando, aproximadamente, duas vezes mais a energia de processamento que a deduplicação de dados usa sozinha.

    O servidor pode trabalhar com dados deduplicados, compactados. Além disso, clientes de backup-archive anteriores à V6.2 podem restaurar dados deduplicados, compactados.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ...uma referenciação ao que já foi armazenado... evitar seu rearmazenamento 

  • Gabarito: Alternativa E

    Deduplicação ou Desduplicação de dados: tecnologia com capacidade de reduzir consideravelmente o espaço necessário para armazenar dados. Por meio de algoritmos específicos, a tecnologia “divide” o dado em pacotes e elimina repetições, elimina a redundância dos dados. É mais eficiente ao substituir sequências repetidas de dados por ponteiros apontando para a localidade do primeiro dado e eliminando a redundância. Dessa forma, arquivos com partes semelhantes não precisam ser gravados por completo. Pontos positivos: eficiência, velocidade, economia.

  • Tierização = você melhora a performance do seu ambiente, pois sob demanda é possível mudar os dados mais acessados de discos mais lentos para discos mais rápidos como por exemplo o SSD que permite uma performance muito superior.

    RAID 1 = é o nível mais simples de implementação dessa arquitetura e cria o espelhamento de disco. Ele faz com que o usuário enxergue metade dos discos usados pela máquina. Ou seja, em uma máquina com RAID 1 usando 4 discos, apenas 2 serão visíveis. Essa arquitetura não traz nenhum ganho de desempenho, pelo contrário.

    LUN = Número de Unidade Lógica (LUN,  do inglês Logical Unit Number), em , é o número usado para identificar uma unidade lógica de um dispositivo endereçável através do protocolo  ou protocolos , que encapsulam SCSI, como  ou . 

    Uma LUN pode ser usada com qualquer dispositivo que suporta operações de leitura/escrita, como , mas é frequentemente usada para se referir a discos lógicos como os criados em uma . Embora não seja tecnicamente correto, o termo "LUN" é comumente usado para se referir ao próprio disco lógico.

    COMPRESSÃO in-line = não encontrei informação sobre.

    FONTE: Wikipedia e google.

  • Gabarito aos não assinantes: Letra E.

    Em suma, a questão quer saber, no contexto dos backups, qual o nome da tecnologia utilizara evitar dados redundantes. Ou, de maneira mais informal ainda: qual o nome da tecnologia que evitar armazenar um dado repetidos? R: deduplicação.

    Ademais, ela pode ser:

    • Destino: a redundância de dados é eliminada após o envio
    • Origem: redundância eliminada antes do envio
    • In-line: no momento do envio