-
gerenciamento de continuidade de serviço de TI (GCSTI)
(Desenho de Serviço da ITIL) O processo responsável pelo gerenciamento de riscos que podem impactar seriamente os serviços de TI. O gerenciamento de continuidade de serviço de TI garante que o provedor de serviço de TI pode sempre prover o mínimo nível de serviço acordado, através da redução do risco a um nível aceitável e planejamento da recuperação dos serviços de TI. O gerenciamento de continuidade de serviço de TI suporta o gerenciamento de continuidade de negócio.
Glossário ITIL® de Português do Brasil, v1.0, 29 de julho de 2011 baseado no glossário em inglês v1.0, de 29 de julho de 2011 - Página 66
Gabarito: a)
-
Gabarito A
A continuidade do negócio é um assunto estratégico e deve ser tratado nos mais altos níveis da organização. Já o gerenciamento da continuidade dos serviços de TI é responsabilidade da área de tecnologia da informação e deve ser tratada de forma integrada ao planejamento de continuidade do negócio.
Segundo o ITIL, o processo de gerenciamento de continuidade dos serviços de TI tem a responsabilidade de tratar os riscos que podem afetar a organização. Seu papel e garantir que os recursos tecnológicos necessários para a operação desses serviços sejam recuperados dentro dos padrões de tempo estabelecidos.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE DE SERVIÇO:
- Políticas de continuidade;
- Planos de contingência;
- Planos de recuperação;
- Gerenciar riscos;
- Analisa impacto do negócio;
- Garante nível mínimo de serviços;
GERENCIAMENTO DE DISPONIBILIDADE;
- Atuar frente a incidentes;
- Foco nas funções vitais do negócio;
- Estabelecimento de métricas de disponibilidade, manutenibilidade, confiabilidade e sustentabilidade;
fonte: ITILv3
-
O Gerenciamento do Nível de Serviço é o gerenciamento que monitora os níveis de serviço acordados, mas é o Gerenciamento da Continuidade do Serviço de TI é quem se certifica que as facilidades de TI possam ser recuperadas dentro das escalas de tempo requeridas pelo negócio.
Resposta certa, alternativa a).
-
Alguém pode me dar um help? Ainda tá meio esotérica pra mim a diferença entre gerenciamento de continuidade e gerenciamento de disponibilidade.