SóProvas



Questões de Gerência de Serviços


ID
120754
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O processo que deve ser implementado para oferecer garantias à prestação de serviços de TI, após uma interrupção de serviço, é o processo de Gerenciamento

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI é planejar, cobrir e recuperar-se de uma crise de TI que necessite que o trabalho seja movido a um sistema alternativo de forma transparente.
    Atualmente os ambientes de negócio são altamente competitivos, as organizações são julgadas pela sua habilidade em continuar operando e proporcionando serviços. O gerenciamento de continuidade se preocupa com a habilidade de uma empresa em continuar proporcionando um nível de serviços de TI acordado e pré-determinado, para suportar os requerimentos mínimos do negócio. 
  • Pense da seguinte forma:
    - disponibilidade --> funcionamento adequado. Ex: o serviço ao usuário pode parar mesmo havendo quem a restaure.
    - continuidade --> funcionamento ininterrupto = garantias. Ex: o serviço ao usuário não pode parar, mesmo havendo interrupção.

ID
153994
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Muitas empresas estão delegando a fornecedores externos a manutenção de suas infraestruturas de TI e o desenvolvimento de novos sistemas em um processo denominado

Alternativas
Comentários
  • Outsourcing nada mais é do que delegar serviços a terceiros. Em tecnologia da informação, outsourcing pode incluir qualquer coisa desde terceirizar todo o gerenciamento de TI para uma IBM ou EDS a terceirizar um serviço muito pequeno e facilmente definido, como disaster recovery ou armazenamento de dados. (http://cio.uol.com.br/gestao/2006/06/12/idgnoticia.2006-06-12.0095975170/)


ID
155452
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação à eficácia do processo de Gerenciamento do Nível de Serviço em uma organização, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  Foi esse mesmo o gabarito definitivo?

     

    oO

  • Nossa! Também levei um susto! Não sabia a resposta, mas a letra E é a única que eu não marcaria. Aff!
  • Da primeira vez que respondi a essa questão eu também errei. Só depois de ler o (excelente) material abaixo é que a alternativa do gabarito fez sentido:

    http://fagury.com.br/sys/wp-content/uploads/2010/09/apostila-itil-v3-3.pdf

    Eis o que consta na página 10 (no contexto de Desenho de Serviço - Gerenciamento de Nível de Serviço):

    "Papel: gerente de nível de serviço - responsável por identificar, entender e documentar os requisitos do serviço atual e futuros, negociar os acordos, avaliar impacto dos níveis de serviço e identificar quem são os stakeholders em cada serviço, além de medir e analisar a melhoria de satisfação do cliente."
  • A resolução desta questão permeia aquela conhecida diferença entre eficiência e eficácia.
    As alternativas A, B e D sem dúvida contribuem para a eficiência do processo de Gerenciamento de Nível de Serviço, mas apenas a alternativa E contém elementos para a eficácia deste processo.

ID
192013
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Observe as possíveis fontes de riscos.

I - Mudanças ou erros conhecidos.

II - Fornecedores envolvidos com a entrega de serviços.

III - Novos clientes ou serviços a serem suportados.

É(São) fonte(s) de risco para a operação de serviços de uma organização

Alternativas
Comentários
  • O gabarito desta questão aponta para o item 'E'! Contudo faço a seguinte observação quanto a classificação de riscos:
    O risco é um valor estimado que leva em consideração a probabilidade de ocorrência de um dano e a gravidade de tal dano. Trata-se de uma incerteza. Se temos a certeza de um evento, trata-se de incidente.
  • Embora o termo Risco seja comumente interpretado como negativo, ele pode ser positivo, são os casos de oportunidade para o negocio, por exemplo descrito na opção III.

    Então, não seriam somente a opções I e II que apresentam "a gravidade de tal dano" como colegado pelo colega.



  • Tiago, muito bem lembrado. O riscos positivos bastante ressalatados no PMBOK são aqueles que na verdade estão associados a uma oportunidade. Por exemplo, a empresa tem um determinado nível de capacidade e derrepente fecha um contrato que requer dobrar esse nível. Isto significa, contratar mais pessoas, investir mais recursos, isto é, os riscos crescem, em especial, com a manutenção dos níveis de qualidade do serviço ...

ID
210301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito das ferramentas automatizadas
de gestão de infraestrutura.

As ferramentas automatizadas de gestão de infraestrutura permitem que o suporte técnico identifique com rapidez os incidentes e problemas técnicos, porém não auxiliam na correção desses problemas.

Alternativas
Comentários
  • Algumas ferramentas de gestão de infraestrutura já conseguem auxiliar ativamente na correção de problemas, por exemplo, o Tivoli da IBM.

  • Só uma pequena correção. Tivoli da IBM é uma familia de produtos (Tivoli TSM, Tivoli ITM, Etc...)

    No caso, o Tivoli de monitoramento é o Tivoli ITM (Tivoli Monitoring.)

    Outros exemplos de ferramentas nesse sentido são:

    OpenView, Zabbix, Nagios, Spectrum, Patrol, ....

  • Com certeza as ferramentas automatizadas permitem sim a resolução do problema. Com o uso desta ferramenta você pode analisar incidentes antigos e verificar o histórico da sua resolução, contribuindo para resolver o novo problema.
    Muitas destas ferramentas já possuem um modulo conhecido como "KnowloadBase", que armazena todas as resoluções de problemas separados por categorias para consulta.


    bons estudos a todos.
  • Marcelo Dias, não seria Knowledgebase?


ID
236197
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Instruções: Para responder à  questão, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na
originalidade da versão referenciada e não quaisquer  outras passíveis de modificação (customização,
parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos
aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.

Auxilia no gerenciamento do ambiente de TI por meio do registro de todos os seus itens em um banco de dados, efetuando um controle dos componentes da infraestrutura de TI utilizados na realização dos serviços de TI. Trata-se do processo da área de Suporte de Serviços do ITIL denominada Gerenciamento de

Alternativas
Comentários
  • Os processos de suporte de serviços estão relacionados com a provisão de suporte aos serviços que sustentam o negócio da empresa. O processo de suporte responsável por auxiliar no gerenciamento do ambiente de TI através do registro de todos os seus itens em um banco de dados efetuando um controle dos componentes da infra-estrutura de TI utilizados na realização dos serviços de TI é o Gerenciamento de Configurações.

    Fonte: Baseado na OGC 2000 (IT Infrastructure Library - Service Support. OGC, London, 2000)

    Fonte: http://www.trainning.com.br/download/Apostila_ITIL_Cobit.pdf

  • Correto o gabarito. Só lembrando que se a questao tivesse menciondo "entrega de serviço" em vez de suporte a serviços então seria gerenciamento de capacidade que possui tambem um banco de dados o BDC (Banco de dados de capacidade). Vale tambem acrescentar que o BDC armazena informações referentes a capacidade que auxiliam na estimativa da capacidade futura.

    No caso do BDGC é a base de dados de itens de configuração que é manipulada pelo gerneciamento de configuração.

    Nao faz sentido a Org. implantar o gerneciamento de configuração se paralelamente a este nao implantar o gerenciamentos de problema e mudanças e incidentes sao processos cuja a saída de um alimenta a entrada do outro.
  • Gerenciamento de Configuração
    Objetivo: Definir e controlar os componentes de serviços e infraestrutura, e manter informações precisas no histórico sobre configuração, estado dos serviços e da infraestrutura atual e planejada.

ID
280234
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando os conceitos relacionados ao processo de gerenciamento de incidentes, assinale a alternativa que descreve a sequência correta dos eventos do ciclo de vida de um incidente após a sua ocorrência.

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de Vida do Incidente é usado para ajudar a entender todas as contribuições ao Impacto de Incidentes e a como Planejar para que sejam controlados ou reduzidos. Detecção Termo em inglês: Detection. Descrição: (Operação de Serviço) Um estágio no Ciclo de Vida de Incidentes; Detecção tem como resultado o conhecimento de um Incidente por parte do Provedor de Serviços; Detecção pode ser automática ou pode ser resultado do registro de um Incidente por parte de um Usuário. Diagnóstico Termo em inglês: Diagnosis. Descrição: (Operação de Serviço) Um estágio no Ciclo de Vida de Incidentes e Problemas; O propósito do diagnótico é identificar uma Solução de Contorno para um Incidente ou a Cauza Raiz de um Problema. Reparo Termo em inglês: Repair. Descrição: (Operação de Serviço) A substituição ou correção de um Item de Configuração em falha. Retorno Termo em inglês: Back-out. Descrição: Sinônimo para Reparo. Recuperação Termo em inglês: Recovery. Descrição: (Operação de Serviço) (Desenho de Serviço) Retornar um Item de Configuração ou Serviço de TI a seu estado de funcionamento; A Recuperação de um Serviço de TI freqüentemente inclui recuperação de dados a um estado consistente conhecido; Depois da Recuperação, passos adicionais podem ser necessários antes do Serviço de TI puder estar disponível aos Usuários (Restauração). Restauração Termo em inglês: Restore. Descrição: (Operação de Serviço) Tomar ação para restaurar um Serviço de TI aos Usuários após o Reparo e Recuperação de um Incidente; Este é o Objetivo principal de Gerenciamento de Incidente.

    Fonte:http://rogerioaraujo.wordpress.com/2010/07/09/questao-comentada-cespe-2009-tcu-prova-2-questao-189/
  • http://rogerioaraujo.files.wordpress.com/2010/07/esq03_medidasdesempenhodisponibilidade1.png

ID
320314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito da fase de transição de serviço.

Alternativas

ID
326236
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Selecione os três principais tipos de métricas que são definidos no processo de Melhoria de Serviço Continuada (Continual Service Improvement -CSI)

I. Métricas de processos (Process Metrics)
II. Métricas de fornecimento (Supplier Metrics)
III. Métricas de serviço (Service Metrics)
IV. Métricas de negócio (Business Metrics)
V. Métricas de tecnologia (Technology Metrics)

Alternativas
Comentários
    1. Mensuração dos serviços – rotina de medir e coletar indicadores, necessidade de definir métricas em três níveis:
      1. Tecnologia (performance, disponibilidade, etc.)
      2. Processos (fatos críticos de sucessos e seus KPI)
      3. Serviços (resultados finais dos serviços)


    Que Deus nos abençoe.
  • O ITIL recomenda três tipos de métricas:
     
    · Métricas de serviço: resultado de um serviço de ponta a ponta;
    · Métricas de Processo: FCs, KPIs e métricas de atividades para os processos de Gerenciamento de Serviço;
    · Métricas de Tecnologia: baseadas em componentes e aplicações.

ID
332440
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os fatores críticos na terceirização de Tecnologia da Informação (TI).

Alternativas
Comentários
  • Ao estudar a Engenharia de Requisitos, percebemos que a alternativa 'D' é a correta, especialmente quanto a redação do contrato.

    Acertei essa de "cara"... nada mal pra quem é bacharel em Direito e uma "taia" em TI...rsrsrsrs.


ID
332452
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre os riscos e dificuldades que podem surgir ao terceirizar algumas atividades de Tecnologia da Informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Criar uma "colcha de retalhos" com sistemas de informação de difícil integração.

II. Perder o controle sobre o domínio de padrões coorporativos.

III. Vazar informações estratégicas e confidenciais.

Assinale

Alternativas

ID
332458
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as atividades que podem ser terceirizadas.

Alternativas
Comentários
  • FGV parece gostar de caçar monografias para elaborar questões.

    Fonte desta questão (página 21): http://www.cin.ufpe.br/~hermano/download/dissertacoes/2010-Um%20Processo%20para%20Contratacao%20de%20Servicos%20de%20Desenvolvimento%20de%20Software.pdf
  • A tese que Alcides postou se baseou nesta fonte:
    http://www.gn2004fabac1.kit.net/terceirizacaodeservicosdetecnologia.pdf
    A questão parece ter sido tirada literalmente da fonte:
         "O que Terceirizar?
    ·         Atividades padronizadas e que não requerem grande especialização e que, portanto, possam ser transferidas a terceiros  Atividades que não comprometem a missão da empresa, ou seja, que não estejam diretamente associadas à sua atividade-fim, nem que sejam aquilo que diferencia a empresa ou seu produto em relação a seus concorrentes  
    ·         Atividades em que não há escala suficiente para justificar equipe própria"
    a) As que não são padronizadas.
    ERRADO! Devem ser terceirizadas "atividades padronizadas e que não requerem especialização".
    b) As que não comprometem a missão da empresa.
    CORRETO!  "Atividades que não comprometem a missão da empresa, ou seja, que não estejam diretamente associadas à sua atividade-fim"
    c) As que diferenciam a empresa ou seu produto em relação aos concorrentes.
    ERRADO! Não podem ser atividades "que sejam aquilo que diferencia a empresa ou seu produto em relação a seus concorrentes "
    d) As que tem escala suficiente para justificar equipe própria.
    ERRADO! Justamente o contrário: se a escala justificar a criação da equipe, pode-se criá-la (terceirizar vira opção dependente de outros fatores). O texto fala em terceirização de "atividades em que não há escala suficiente para justificar equipe própria" 
    e) As que tenham custo alto em horas-extras.
    ERRADO! Muitas horas extras podem estar associadas a mal planejamento ou tamanho de equipe. 
     

ID
332470
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a(s) prática(s) auxiliar(es) para a gestão de contratos terceirizados.

Alternativas

ID
332494
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Os itens a seguir apresentam fatores críticos na terceirização de TI.

I. o custo total da operação e a preparação interna.

II. a análise dos projetos e a escolha da parceria.

III. a escolha do parceiro e a definição do contrato.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A meu ver o item II também estaria certo, pois no estudo de viabilidade do projeto também é verificado se vale a pena terceirizar ou não.
    Por exemplo, no caso de terceirização de desenvolvimento de sistemas, não haveria uma etapa de análise do projeto que deveria ser avaliado se vale a pena desenvolver em "casa" ou terceirizar?

    Mas dando uma pesquisada apareceu esse livro da Unisul. Que só pode estar de brincadeira. Copiou e colou o texto de algum livro americano.

    http://busca.unisul.br/pdf/88862_Ana.pdf
    Fatores Críticos na terceirização de TI
    -  O nível de terceirização
    - a Escolha do parceiro
    - o Contrato
    - A preparação interna

ID
332497
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta um motivo para terceirização da área de Tecnologia da Informação.

Alternativas
Comentários
  • Pode-se dizer que há transferência de risco.
    Mas a responsabilidade continua sendo da empresa contratante.
  • São motivos, a (o): 
    previsibilidade dos gastos e prazos; 
    agilidade na implementação de soluções;
    objetividade na análise custo x benefício e na de? nição de 
    prioridades;
    redução de custos; 
    acesso rápido a inovações tecnológicas e conhecimentos 
    especializados;
    garantia de qualidade nos serviços e produtos 
    desenvolvidos;
    simpli? cação na gestão de atividades de TI.

    link = http://busca.unisul.br/pdf/88862_Ana.pdf

ID
345226
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Mudanças em uma infraestrutura de rede de computadores podem ocorrer de forma proativa, para se melhorar o serviço ou minimizar riscos, como podem ser reativas, quando relacionadas a um incidente ou problema. Entretanto, mudanças com falhas de planejamento podem ocasionar prejuízos e danos muito sérios. Por isso, o gerenciamento de mudanças é um importante processo do ITIL v3 realizado em muitas organizações. Nesse processo, o Comitê Consultivo de Mudanças desempenha um papel muito importante.

Com base no Comitê Consultivo de Mudanças, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
357814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito de suporte a clientes, julgue os próximos itens.

A área de suporte a clientes, também conhecida como área de suporte técnico, pode empregar tecnologias diferentes, dependendo da situação. Perguntas diretas podem ser resolvidas via SMS, chat online, e-mail ou fax; problemas de software de base podem ser resolvidos por telefone ou por serviços de reparação de acesso remoto.

Alternativas
Comentários
  • Segundo prof. Pedrosa (Timasters), o Service Desk (Central de Serviços) é o ponto único de contato entre os usuários/clientes e a área de TI. Além disso, as solicitações de atendimento podem ser feitas por diferentes mecanismos de entrada, conforme mostra a figura a seguir:


ID
363124
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

As boas práticas recomendam que o ponto único de contato do Service Desk deve estar restrito ao

Alternativas
Comentários
  • Deve estar restrita ao nível 1 por ser o primeiro nível de apoio para solução de problemas. Caso o nível 1 precise de ajuda, ele mesmo reporta para o nível superior e assim por diante. Os níveis devem ser odecidos como se fosse uma espécie de cadeia hirárquica na solução do problema/incidente.
  • Nosso Service Desk realiza o atendimento de primeiro nível aos serviços prestados pela RNP, com uma equipe de suporte especializada disponível 24h por dia, nos sete dias da semana. O atendimento é feito por meio de ligação gratuita e nacional, por e-mail ou via WhatsApp e Telegram.

    O objetivo é servir de ponto de contato e auxiliar o suporte técnico das instituições clientes a ter uma resposta mais rápida à adesão, ao agendamento, a informações, a demandas técnicas pontuais ou a reclamações sobre a qualidade ou indisponibilidade de algum serviço. Atua em cooperação com os Pontos de Presença (PoPs) da RNP e equipes técnicas internas, a fim de atender com excelência e superar as expectativas dos nossos clientes.


ID
371017
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O documento elaborado preferencialmente por técnicos com qualificação profissional no tipo de serviço solicitado, que define as especificações do serviço e deve preceder a contratação da prestação de serviços, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. O Termo de Referência ou Projeto Básico será elaborado a partir da Análise de
    Viabilidade da Contratação, do Plano de Sustentação, da Estratégia da Contratação e da Análise de
    Riscos.

     
  • "acordo de nível de serviço" tem haver com ITIL


ID
480187
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre Segurança da Informação, analise:

I. As maioria das normas ISO/IEC da série 27000 são aderentes ao modelo de Governança do CobiT ou vice-versa.
II. Na área de gerenciamento de serviços de TI, existe o CobiT que, no processo de gerenciamento de continuidade, traz as melhores práticas para a elaboração de um plano de continuidade do negócio.
III. Sem um plano de recuperação de desastres os administradores de sistemas utilizam diversos artifícios para tentar restabelecer o serviço no menor tempo possível. Os dispositivos adequados para tornar os serviços disponíveis todo o tempo (24/7) possuem redundâncias de hardware, além de diversos controles de acesso ao ambiente.
IV. Na inexistência de um plano de recuperação de desastres e em serviços críticos, consegue-se restabelecer os serviços, tendo como prejuízo apenas a alocação extra de mão de obra especializada (suporte técnico) e atraso na normalização dos serviços.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I - Cobit é aderente as melhores práticas: PMBOK, CMMI, ITIL e ISO 27000
    II - DS4 Assegurar a Continuidade dos Serviços
    III, IV - Sem plano de recuperação de Desastres provavelmente não será possível manter os níveis de serviço acordados em hipótese alguma.
  • É isso mesmo, gerenciamento de serviços de TI?


ID
644497
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere os meios formais:

I. Contrato.
II. Imagem de marca.
III. Mensagem de marketing.
IV. Acordo de nível de serviço (SLA).

Para se ter garantia de que um serviço de TI seja atendido, este deve ser estabelecido por meio de

Alternativas
Comentários
  • Eu tenho certeza absoluta que contrato e SLA são meios formais.
    Tanto que marquei a C.
     
    Fui pesquisar na ITIL sobre os outros e olha o que encontrei:
     
    Assurance that an IT Service will meet agreed
    Requirements. This may be a formal Agreement such as a Service Level
    Agreement or Contract, or may be a marketing message or brand image. The
    Business value of an IT Service is created by the combination of Service
    Utility (what the Service does) and Service warranty (how well it does it).
    See also Warranty.

    O gabarito tem que ser a letra C.
    Os outros dois podem não vir a ser meios formais.
  • Rodrigo, até concordo com você e digo que também respondi a assertiva "C", porém acho que temos duas pegadinhas ai:
    1 - A questão já informa que é para serem considerados os meios "Imagem de Marca" e "Mensagem de Marketing" como formais;
    2 - PODER tudo PODE.

    Levando em consideração o trecho do ITIL que você mesmo mencionou, os meios "Imagem de Marca" e "Mensagem de Marketing" PODEM ser utilizados para garatia de execução de um serviço a resposta correta deverá ser a letra E.

    Triste, mas é uma possibilidade!!
  • Paulo, você está contradizendo o enunciado da questão. Na questão não tem um PODE e sim um DEVE, logo o item correto deveria ser C.
  • Interpretei esta questao como uma "pegadinha", por causa do "ou". Se pode ser um ou outro, entao pode ser todas.
  • Marquei C por consider que o que deve existir na relação cliente e prestador de serviço é o CONTRATO e o seu RESPECTIVO SLA. Os demais itens fazem parte do marketing da empresa prestadora do serviço, o que, para mim, não deve ser considerado um item de classficação, por exemplo numa licitação.
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "C", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • É uma pena que a FCC não esteja mantendo disponibilizado no site o gabarito definitivo e as justificativas das alterações/anulações de questões. kd a transparência e publicidade do certame ?
  • Não fazia sentido a FCC considerar a letra E, como sempre gerando polemica..
  • Pode ser só o contrato ? o SLA é dispensavel ?

  • FCC cobrando esse nível de questão,que estranho.

  • Por que não pode ser os dois as mesmo tempo? O "OU" excluí a utilização dos dois ao mesmo tempo!

     

    Para se ter garantia de que um serviço de TI seja atendido, este deve ser estabelecido por meio de:

    OU   I. Contrato.  OU  IV. Acordo de nível de serviço (SLA).  

     

     

    Poderia ser por um contrato e por um Acordo de nível de serviço (SLA) juntos!

     

    Marca-se a "C" através de engenharia reversa pela alteração de gabarito, porem a letra "C" não é precisa!

     

    Questão FRACA!

     


ID
671341
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em Service desks, um ponto importante é a priorização dos incidentes que ocorrem, a qual pode ser normalmente determinada pela urgência e impacto de tais incidentes. Sobre a priorização de incidentes, considere:

I. A indicação do impacto de um incidente sempre deverá ser avaliada em função do número de usuários afetados pelo incidente.

II. A prioridade de um incidente deve ser mantida de forma inalterada para não afetar os acordos de níveis de serviços (SLA).

III. Algumas organizações podem classificar incidentes relacionados a altos executivos, diplomatas ou políticos como alta prioridade.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - incorreta => O incidente esta é uma das formas de se priorizar um incidente. Posso ter um incidente, por exemplo, que não afeta nenhum usuário mas que gera multas altas. Este tipo de incidente com certeza será priorizado mesmo sem afetar um único usuário sequer.
    II - incorreta => O ideal é que sempre se revejam as prioridades para se adequar ao seus acordos de nível de serviço, afinal ao longo do tempo, algo que havia sido planejado pode não ser o que realmente irá ocorrer.
    III - Corrreta
  • Segundo a ITIL Service Operation Reference, pag 95, temos:

    "Some organizations may also recognize VIPs (high-ranking executives, officers, diplomats, politicians, etc.) whose incidents would be handled on a higher priority than normal – but in such cases this is best catered for and documented within the guidance provided to the Service Desk staff on how to apply the priority levels, so they are all aware of the agreed rules for VIPs, and who falls into this category."

    Esse texto confirma a corretude do item 3.
  • Na minha opnião a letra I também está correta.

    Para o impacto deve-se considerar quantas pessoas ou sistemas serão prejudicados pelo incidente, problema ou mudança. Já a urgência determina a velocidade em que o incidente precisa ser resolvido.

    FONTE: TI EXAMES - Certificação ITIL_V3 Fundation
  • Gerenciamento de Incidentes (Incident Mgmt.
       Restaurar o serviço ao nível normal o mais rápido possível
       Minimizar o impacto negativo do incidente - nem sempre avaliada de acordo com o número de usuários afetados
       Melhorar a qualidade no cumprimento da SLA - pode alterar a SLA
       Detectar, Categorizar e Priorizar Incidentes - entendo que dependendo da organização pode sim estarem relacionados a altos executivos, diplomatas ou políticos como alta prioridade.
     
         


ID
671344
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Para cada serviço oferecido pelo Service Desk existe uma combinação a ser feita com os representantes dos usuários deste serviço, e que define, entre outros, sua importância, em que horário este serviço é oferecido e através de quais mecanismos. A essa concordância se dá o nome de

Alternativas
Comentários
  • Definição de ANS, também chamado de SLA (Service LEvel Agreement)
  • Completando:

    Um Acordo de Nível de Serviço (ANS ou SLA, do inglês Service Level Agreement) é um acordo firmado entre a área de TI e seu cliente interno, que descreve o serviço de TI, suas metas de nível de serviço, além dos papéis e responsabilidades das partes envolvidas no acordo.
     
    Na atual versão da biblioteca ITIL (versão 3), o ANS insere-se no contexto dos processos de Desenho de Serviço (Service Design), especificamente no processo SLM (Service Level Management, ou Gerenciamento de Nível de Serviço). O SLM envolve a negociação, o acordo e a apropriada documentação de níveis de serviço que atendam as necessidade do negócio, permitindo a entrega de serviços de TI com a qualidade esperada. É exatamente nesse contexto que o ANS/SLA tem fundamental importância, pois é nele que estarão definidos, aceitos e formalizados os níveis de serviço esperados pelo cliente de TI.

     

ID
697354
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação à terceirização de serviços de TI, é INCORRETO afirmar que dentre os riscos associados a esse procedimento, pode-se enquadrar

Alternativas
Comentários
  • Questão a ser resolvida por eliminação pois o gabarito em si não explica muito sob a ótica de risco.

    Item a: aqui talvez seja a maior dúvida, pois não existe irreversiblidade contratual, porém o custo elevado o torna irreversível como força de expressão.
    Item b: risco trivial.
    Item c: risco trivial.
    item d: risco trivial.
    Item e: não está associado a nenhum risco.
  • Usar força de expressão em prova de concurso é inviável. Eu já saí marcando a letra A) de cara.

  • Eu sinceramente cometi exatamente o mesmo erro do amigo Marcelo.Já sai marcando a letra A logo de cara porque ela parecia bastante obvia.Mesmo errando, sinceramente, nao entendi o porquê de ser a letra E, apesar do bom comentario do amigo Lucius

  • Não entendi esse negócio de força de expressão. irreversiblidade contratual existe, logo não é um risco.

    Agora a letra E significa concentrar toda a sua operação de TI (que acaba permeando todos os cantos da sua organização) em uma entidade externa à sua organização. Pelo bom senso, é um RISCO ENORME. Se o fornecedor falha ou cai fora, seu negócio para.

  • Eu tamém nao  endfenti a questao

  • O item E se refere a uma vantagem.

     

    Claro que terceirizar acarreta riscos mas permite "a concentração no desenvolvimento, a execução de atividades básicas do negócio" através da "a delegação do desenvolvimento em TI (design, produção e a aquisição) e responsabilidade operacional aos fornecedores"

  • Perceba que, das alternativas a) à d), todas as assertivas falam em riscos prováveis quanto à terceirização, enquanto a alternativa e) cita fatores desejados com a terceirização!

    Resposta certa, alternativa e).


ID
717316
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito a Acordo de Níveis de Serviço - SLA (Service Level Agreement), é correto afirmar:

Alternativas

ID
717325
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Para garantir que os requisitos e métricas usados na construção do SLA estejam alinhados, o cliente e o provedor devem focar nas diferentes perspectivas e nas métricas do serviço, sendo uma delas a hierarquia de requisitos de serviço, na qual as camadas (estruturadas em uma pirâmide), são interdependentes, estando nos seguintes níveis hierárquicos, a partir da base:

Alternativas

ID
747061
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São atores da fase de Seleção do Fornecedor de Soluções TI:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Guia Prático para Contratação de Soluções de TI

    http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/nucleo-de-contratacoes-de-ti/modelo-de-contratacoes-normativos-e-documentos-de-referencia/guia-de-boas-praticas-em-contratacao-de-solucoes-de-ti

    os seguintes atores fazem parte da fase de seleção:

    • Ator: Contratada;

    • Ator: A?rea Administrativa;

    • Ator: A?rea de Licitac?o?es;

    • Ator: A?rea de Tecnologia da Informac?a?o; 

  • A fase de seleção de fornecedor inicia quando a área de TI envia o Termo de
    Referência (TR) ou Projeto Básico (PB) para a Área de Licitações, que
    conduzirá as etapas da fase de seleção. É aqui que acontecerá a licitação
    propriamente dita. Assim, é claro que as empresas participantes do processo
    estão presentes nesta etapa, e principalmente a empresa vencedora, que
    seguirá todos os trâmites da 8.666 até a assinatura do contrato. Só após a
    assinatura do contrato a fase de seleção se encerra. E quem assina o
    contrato? A contratada e o órgão, é claro.
    Então a contratada faz parte
  • É claro que a contratada está presente entre os atores da Seleção do fornecedor.

    Letra A


    Bons estudos, pessoal.

  • Segundo a IN 2014, acrescenta-se mais um ator:

    1- Contratada

    2- Área de Tecnologia

    3- Área Administrativa

    4- Área de TI

    5- Área Jurídica.

    http://mcti.governoeletronico.gov.br/SFTI.htm


ID
747073
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São funções da Operação de Serviço:

Alternativas
Comentários
  • Funções da Operação de Serviço:
    • Central de Serviço: responder rapidamente às questões, reclamações e problemas dos usuários.
    • Gerenciamento Técnico: Oferecer suporte técnico, garantindo recursos treinados para suportar e melhorar as tecnologias utilizadas nos serviços.
    • Gerenciamento das Operações de TI: Controlar e executar as atividades diárias da operação de serviço.
    • Gerenciamento de Aplicativo: Gerenciar aplicativos de software relacionados à implementação de serviços de TI ao longo de seu ciclo de vida.
    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/44845113/53/Tabela-3-12-%E2%80%93-Funcoes-da-Operacao-de-Servicos-da-ITIL-V3-e-seus-objetivos

    Bons estudos!

ID
762241
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre outsourcing de TI, considere:

I. Estratégia de outsourcing é o portfolio de planos de ação de sourcing que, especificamente, mostra onde a empresa está e onde necessita estar dentro de um período, em relação à provisão de serviços, aos serviços que serão providos interna e externamente, às localidades onde serão fornecidos e à quantidade de mudanças que serão necessárias.

II. A definição de uma estratégia de outsourcing pode se basear nos modelos de outsourcing de TI The eSourcing Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) e The eSourcing Capability Model for Client Organizations (eSCM-CL).

III. Alguns dos fatores que levam uma empresa a terceirizar a TI são: necessidade de focar no negócio principal, aumento da complexidade da TI (que exige novos especialistas), aumento do custo interno da TI (que precisa ser reduzido) e aumento dos riscos (nesse caso, é preferível transferi-los).

IV. Em alguns casos, a empresa decide por terceirizar tudo, às vezes com mais de um fornecedor. Há outros casos em que, em função da distribuição geográfica da empresa, serviços locais similares aos de outras localidades são operados por fornecedores distintos. Dependendo da extensão da terceirização, a organização de TI, sua estrutura e as competências necessárias podem ser alteradas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Em termos conceituais o outsourcing é basicamente a transferência das atividades de uma organização para uma empresa terceirizada, ou seja, uma empresa fora da organização. Isto visa gerar valor ao negócio, possibilitando liberar os funcionários da organização para se dedicarem às atividades foco do seu negócio.

  • Em relação à assertiva I:

    http://i.imgur.com/Jr48KwI.png
    Fonte: Implantando a Governança de TI - Aragon
  • Em relação à assetiva IV: terceirizar tudo? Isso inclusive é ilegal em alguns países, inclusive o Brasil :P

    Geralmente se terceiriza setores que não são o negócio da organização...

  • Senhores estão todas corretas, e ambas retiradas das páginas 94-96 do livro do aragon- 3 edição 2012. Tópico:

    3.2.2.7 Definição da estratégia de sourcing


    Não postarei as questões pois está idêntico ao livro.


    Bibliografia:

    Implantando a Governança de Ti - 3 Ed.: Da estratégia à Gestão de Processos

    ARAGON

  • Tiago Passos, por isso a questão deixou claro que "em alguns casos".

  • Sem rodeios, todas as assertivas estão corretas, a respeito da terceirização. Esta questão é informativa!

    Alternativa a).


ID
771076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação a ferramentas automatizadas de gestão da infraestrutura de ambientes de TIC, julgue os itens que se seguem.

Uma ferramenta de gerência de ativos provê melhoria imediata na eficiência do processo de registro de incidentes e menos impacto sobre o gerenciamento de níveis de serviço.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Ao gerenciar os ativos por meio de uma ferramenta, o processo de registro de incidentes poderá ser feito de forma muito mais rápida, eficiente e eficaz, o que irá proporcionar a manutenção da disponibilidade e capacidade dos serviços, diminuindo o impacto sobre a gerencia de níveis de serviço.


ID
784411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue o  próximo  item , relativo à ISO/IEC 20000, norma de padrão global para gerenciamento de serviços de TI.

Essa norma, que define as melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI, prevê processo de entrega de serviços, processo de liberação, processo de resolução, processos de relacionamento e processos de controle.

Alternativas
Comentários
  • A ISO 20000 prevê 13 processos são eles:

    * Processos de entrega de serviços: Gerenciamento da capacidade, Gerenciamento da Continuidade e disponibilidade dos serviços, Gerenciamento de Nível de Serviço, Relato de Serviço, Gerenciamento de Segurança da informação e Orçamento e contabilização para serviço de TI;

    * Processos de Controle: Gerenciamento de configuração, Gerenciamento de Mudança;

    * Processo de liberação: Gerenciamento de liberação;

    * Processos de Resolução: Gerenciamento de Incidentes e Gerenciamento de problemas;

    * Processos de Relacionamento: Gerenciamento de Relacionamento com o fornecedor e Gerenciamento de fornecedores.


ID
794047
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Muitas empresas estão adotando a terceirização dos serviços de TI. Podem ser citados diversos benefícios que justificam esse procedimento, tal como

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra D

    Segundo Wang (1995), os quatro principais motivos que levam uma organização a 
    terceirizar sua área de informática, referem-se à diminuição do custo de produção, o foco 
    na atividade-fim da empresa, o desgaste com recrutamento e treinamento, e as incertezas do ciclo de vida dos sistemas.

    WANG, Charles B.  O Novo Papel do Executivo de Informática. São Paulo: Makron 
    Books, 1995.
  • Segundo ARAGON(2014,P.93),

    "Os fatores que levam uma empresa a terceirizar a TI são, geralmente (mas não restritos a):
     Necessidade de focar o negócio principal.
     A TI está cada vez mais complexa, ou seja, um negócio para especialistas.
     A mudança tecnológica é muito veloz e a empresa não tem a capacidade de investimento para se atualizar, portanto, procura um fornecedor cujos recursos possam ser compartilhados com outras empresas de forma muito rápida.
     O custo interno da TI é muito alto e precisa ser reduzido.
     Como os investimentos em TI têm um risco muito alto, é preferível transferi-los."

     

    -IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-4 EDIÇÃO 2014.


ID
801601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de processos e funções de suporte de serviços, julgue os
itens de 60 a 62.

Gerenciamento de liberação é o processo responsável pela implantação de mudanças cuja responsabilidade pelos testes funcionais seja de outros processos. Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças.

Alternativas
Comentários

  • O Gerenciamento de liberação é responsável pelo armazemamento de todo o software (BSD) e hardware (DHD) autorizado dentro da organização.
  • Se alguém puder ajudar... ainda estou com dúvidas... 
    Onde esta o erro dessa questão ???


    att..


  • O gerenciamento de liberação precisa sim fazer alguns testes antes de colocar um serviço em produção. Agora testes de verificação e validação é que são feitos em outra etapa.
  • Gerenciamento de Liberação

    O objetivo do gerenciamento de liberação é o planeamento e controle bem sucedidos de instalações de hardware e de software.

    O Gerenciamento de Liberação assegura o planejamento e o controle bem sucedidos de instalações de hardware e de software. O foco está na proteção do ambiente produtivo e de seus serviços pela utilização de procedimentos formais e verificações.

  • "O teste funcional é feito pelo próprio ger. de liberação. Valida e Testes do serviço também testa, mas com um foco maior, no serviço como um todo (e não só naquela liberação específica). "

    Fonte: Fernando Pedrosa Lopes - ItNerante
  • Achei este texto, que explica de forma bastante didática a questão:

    "A equipe de G. Liberação é responsável pelo armazenamento, testes e instalação de novos softwares e hardwares no ambiente de produção. Depois de todos os testes realizados, a liberação irá ser encaminhada para o comitê de mudança aprovar. O comitê de mudança irá avaliar todos os aspectos da mudança: impacto, riscos, procedimento de rollback entre outras coisas e irá aprovar a mudança ou não.

    Poderíamos utilizar como exemplo, uma atualização de sistema. É prática de muitos fazerem atualização sem antes reproduzir isto em um ambiente de testes. Imaginem colocar no ar uma versão de sistema com problemas? Deixando osusuários 4 ou 8 horas sem trabalhar? Que prejuízo hein?! Pior ainda quando vamos voltar aquele backup, e não funciona. Isso quando temos backup!

    Com o Gerenciamento de Liberação, tudo isto teria que ser previsto e testado antes de ser colocado em “produção”, e ainda passar pela avaliação do comitê de mudanças.

    Resumindo, o foco do G. De Liberação é atuar na proteção do ambiente produtivo e de seus serviços pela utilização de procedimentos formais e verificações."

    Fonte: http://www.profissionaisti.com.br/2009/07/itil-gerenciamento-de-liberacao/

    Bons estudos!

  • Complemento sobre este trecho aqui "Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças." que está correto.

    Segundo ITIL 2011, "O gerenciamento de liberação e implantação não é responsável por autorizar mudanças e requer a autorização da gerência de mudanças em várias fases do ciclo de vida de uma liberação."

    Bibliografia:

    Livro GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011-JAN VAN BON - TRADUÇÃO DA EDITORA CAMPUS

  • Errado: Gerenciamento de liberação é o processo responsável pela implantação de mudanças cuja responsabilidade pelos testes funcionais seja de outros processos. Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças.

    Certo: Gerenciamento de liberação é o processo responsável pela implantação de mudanças. Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças.

    Os testes são feitos sim no Gerenciamento de Liberação e Implantação sendo que no processo não há menção aos tipos de testes realizados. O serviço tem que ser entregue funcionando.

  • único erro que eu vejo nessa questão é a parte que diz "responsabilidade de testes seja de outros processos". Bom de fato é, mas isso não quer dizer que possa ser feito testes já na hora de implantar um novo serviço ou alguma mudança. É claro que os testes são executados durante o processo de gestão de liberação, claro que você esta implantando alguma coisa você tem que testar isso antes de colocar em operação. concordo com o colega abaixo. 

  • Quem APROVA mudança é a estratégia. Gerenciamento de mudança cuida para que ela ocorra segundo as melhores práticas

  • A Gerência de Mudança não aprova mudanças!

    Mudanças são autorizadas pela Estratégia de Serviço, na figura do Gerente de Estratégia de Serviços de TI, e coordenadas pelo Gerente de Portfólio de Serviços, que coloca a mudança no funil de serviços e a libera dentro de uma lista de prioridades.

    E, porfim, quem realmente implanta a mudança é o Gerenciamento de Liberação e Implantação.
     


ID
801604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de processos e funções de suporte de serviços, julgue os
itens de 60 a 62.

O gerenciamento de problemas visa à solução definitiva das causas que tenham acarretado incidentes e à identificação de pontos fracos na infraestrutura, como forma de evitar a ocorrência de incidentes.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Sem pegadinhas. Uma boa definição para gerenciamento de problemas.

    O Gerenciamento de Incidentes e o Gerenciamento de Problemas são processos da fase de Operação de Serviço da ITIL. Enquanto o primeiro se preocupa com a recuperação rápida do serviço, o segundo faz uma investigação estruturada a fim de encontrar a verdadeira causa-raiz do incidente, buscando remover  definitivamente o erro da infraestrutura (o que a questão se refere como "identificação de pontos fracos").

    Paralelo com o COBIT:  DS10. Gerenciar Problemas.

    Bons estudos.
  • LEMBRANDO QUE apesar do gerenciamento de problema visar a solução definitiva, pode existir casos que ocorrerão uma solução de contorno. Vejam. O.B.S: Responderei conforme o ITIL 2011

    Seguendo o ITIL 2011,P. 125,"

    Conceitos básicos do Gerenciamento de Problema

    Uma solução de contorno(workaround) é uma maneira de reduzir ou eliminar o impacto de um incidente ou problema para o qual uma solução completa ainda não está disponível."

    Bibliografia:

    LIVRO GUIA DE REFERENCEIA ITIL EDIÇÃO 2011-JAN VAN BON-EDITORA NOVATEC


  • Gabarito Certo

    Este processo tem o objetivo de analisar a causa dos incidentes ocorridos na infraestrutura de TI, fornecendo soluções paliativas e definitivas, evitando a recorrência destes, minimizando impacto (ou evitando) dos incidentes. Na prática, a gestão de problemas não dá resultados tão rápidos e não é tão visível quanto a gestão de incidentes, mas a médio prazo você vai verificar que vai te ajudar e muito a reduzir chamadas no service desk e melhorar a credibilidade da área de TI. O foco do gerenciamento de problemas é resolver a causa dos incidentes, enquanto o gerenciamento de incidentes é restabelecer o serviço. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
801610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes aos processos de entrega de
serviços, no âmbito da tecnologia da informação (TI).

O gerenciamento de continuidade de serviços de TI visa dar suporte ao gerenciamento da continuidade do negócio como um todo. Por esse motivo, nem sempre é necessário dar ênfase preventiva ao gerenciamento de continuidade de serviços de TI.

Alternativas
Comentários
  • Por que essa questão foi considerada como Certa?
    "Nem sempre é necessário" dar ênfase preventiva? Imagino que seja sempre necessário.
  • Fiquei com a mesma dúvida...
  • Comentário do Professor Pedrosa:

    "Realmente, nem sempre o Ger. de Continuidade de TI precisa ter caráter preventivo, porque ele é um reflexo do Ger. de Continuidade do Negócio (este sim, é o mais importante). Se a TI não for tão crítica assim para o negócio, o caráter pode ser reativo e não tanto pró-ativo."

    Fonte: http://www.itnerante.com.br/group/gti/forum/topics/cespe-2011-itil-mec-administrador-de-redes
  • O proprio Itil V3 diz:

    This graph can then be used to drive the business and IT continuity strategies 
    and plans. More preventative measures need to be adopted with regard to those 
    processes and services with earlier and higher impacts, whereas greater 
    emphasis should be placed on continuity and recovery measures for those where 
    the impact is lower and takes longer to develop. A balanced approach of both 
    measures should be adopted to those in between. 

    In many organizations it will be impossible, or it will not be cost-justifiable, to 
    recover the total service in a very short timescale. In many cases, business 
    processes can be re-established without a full complement of staff, systems and 
    other facilities, and still maintain an acceptable level of service to clients and 
    customers


    Ou seja: Naqueles riscos onde o impacto for baixo, não vale o custo de colocar uma ação preventiva em cima. Terá melhor custo-benefício agir reativamente, acionando o plano de continuidade.
  • Resumindo.

    Sempre é necessário dar ênfase preventiva ao gerenciamento de continuidade de negócio.
    E nem sempre é necessário dar ênfase preventiva ao gerenciamento de continuidade de serviços de TI, pelas razões expostas nos comentários acima.

    Estou certo?
  • É a questão do proativo e reativo.. As vezes pode ser usada a abordagem reativa.
  • Gente, o processo Gerenciamento de Continuidade dos Serviços de TI procura dar suporte ao gerenciamento de continuidade do negócio, ok? Como o processo Gerenciamento de Continuidade tratará um serviço dependerá a criticidade de cada serviço para o negócio, pois esse tratamento tem um custo para a empresa.
  • Errei por que fiz confusão com o gerenciamento de disponibilidade.

    Depois percebi que o gerenciamento de disponibilidade necessita de prevenção para garantir que o serviço funcione, contudo em casos graves de parada de disponibilidade entra o gerenciamento de continuidade.. por isso NEM SEMPRE esse necessita de prevenção.. só se for muito crítico mesmo o negócio!

  • Para mim, só o fato de você saber ou não se um serviço de TI é impactante e afeta muitos usuários ou não, você já está fazendo uma Análise de Impacto do Negócio...ou seja, só o fato de descobrir quais são os riscos impactantes ou não para o negócio - mesmo que você decida não tratá-los, já implica em usar o gerenciamento da continuidade dos serviços de TI (Análise de Impacto no Negócio), de forma proativa!


ID
801613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes aos processos de entrega de
serviços, no âmbito da tecnologia da informação (TI).

Gerenciamento de capacidade é o processo que visa garantir a capacidade de processamento e armazenamento requerida, tendo forte interação com o processo gerenciamento de mudanças, o responsável por definir as necessidades futuras, em relação a processamento e armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • O Gerenciamento da Capacidade é parte da Entrega de Serviços e está diretamente relacionado com os requisitos do negócio. E não simplesmente preocupado com o desempenho dos componentes dos sistemas, individualmente ou coletivamente. O Gerenciamento da capacidade está linkado com quase todos os processos do ITIL de forma a monitorar os incidentes e problemas referentes a capacidade de forma a suportar os SLAs acordados.
  • A resposta esta errada pelo fato de que o gerenciamento de mudanças não necessariamente preocupa-se em definir necessidades futuras de processamento e armazenamento. Este processo tem como missão gerenciar todas as mudanças que possam causar impacto na habilidade da área de TI em entregar serviços, através de um processo único e centralizado de aprovação, programação e controle da  mudança, para assegurar que a infra-estrutura e TI permaneça alinhada aos requisitos do negócio, com o menor risco possível.  (OGCa, 2001, p. 165).
  • A gerência da capacidade assegura que quantitativamente e economicamente sustentável a capacidade da TI está sempre disponível para fornecer recursos para os requisitos do negócio em termos de volume de transação, tempo de processando e tempo de resposta. A gerência da capacidade apura os requisitos do negócio para recursos da TI, prevê e fornece a carga de trabalho necessária e realiza o planeamento dos recursos da TI. Por meio da gerência de desempenho, o desempenho efetivo dos recursos fornecidos é documentado.
  • Gerenciamento de capacidade garante que exista capacidade suficiente para atender a todas as necessidades de negócio acordadas com cliente. Avalia as demandas atuais e investiga as futuras, de acordo parâmetros de custo. Não somente em relação a processamento e armazenamento, mas garantindo atendimento ao negocio e assegurando que todos serviços estejam dentro do níveis de SLA estabelecidos.

    ERRADA 
  • Errado:
    Gerenciamento de capacidade é o processo que visa garantir a capacidade de processamento e armazenamento requerida, tendo forte interação com o processo gerenciamento de mudanças, o responsável por definir as necessidades futuras, em relação a processamento e armazenamento.

    Certo:
    Gerenciamento de capacidade é o processo que visa garantir a capacidade de processamento e armazenamento requerida, tendo forte interação com o processo gestão de demandas, o responsável por definir as necessidades futuras, em relação a processamento e armazenamento.
  • Complementando: capacidade também tem forte relação com disponibilidade. Tanto é que, no CobiT, eles são um mesmo processo (Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade).

    PS: Apesar de a questão ser de ITIL, esse guias de boas práticas tem um relacionamento muito próximo.

  • 2016

    Enquanto o gerenciamento da demanda visa identificar e analisar a demanda de clientes, a fim de melhor atendê-los, o gerenciamento de capacidade busca assegurar que os atuais e futuros requisitos de capacidade sejam prestados de forma eficaz, inclusive em relação aos custos, para garantir a realização dos serviços conforme o acordado.

    Certa


ID
801616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes aos processos de entrega de
serviços, no âmbito da tecnologia da informação (TI).

O gerenciamento de disponibilidade determina as necessidades de disponibilidade a partir do conteúdo do acordo de nível de serviço e da análise dos novos serviços de TI a serem implantados.

Alternativas
Comentários
  • Disponibilidade: Capacidade do serviço ou componente para executar a sua função em um 
    período determinado de tempo
    • Confiabilidade: Nível de resistência desenhada e construída na infra-estrutura 
    • Facilidade de Manutenção: Habilidade para restaurar ou manter em operação os 
    componentes 
    • Segurança: Confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados associados a um 
    serviço
    • Facilidade de Serviço: Facilidade em fornecer serviço ou manutenção por terceiros 
    • Funções Vitais do Negócio: Reflete os elementos críticos dos processos do negócio 
    suportados por TI 
    • Usuário: Consumidor do serviço de TI 
    • Gerente de disponibilidade: Resp
  • A gerência de disponibilidade tem como foco prioritário nas funções vitais do negócio (VBF)
  • A gerência da disponibilidade fornece confiança aos serviços de TI. A disponibilidade significa que o cliente receberá sempre os serviços previstos quando são necessários. Uma boa disponibilidade requer uma baixa taxa de erro ou de falhas. Se houver um incidente ou um mau funcionamento, tem que ser retificado rapidamente.

    Além disso, a gerência da disponibilidade assegura o ganho máximo de benefícios que a infra-estrutura de TI existente, e dos serviços podem oferecer. Tal benefício máximo é assegurado pela confiabilidade dos serviços, e a capacidade de prestar serviços para a infra-estrutura de TI e realizar sua manutenção.

  • Acredito que o erro está quando a questão diz que o gerenciamento de disponibilidade determina as necessidades de disponibilidade. O foco desta gerencia não é determinar critérios de disponibilidade e sim garantir que os serviços serão oferecidos dentro das metas definidas no acordo de nível de serviço.

    Veja trecho tirado da apostila da Profa. Patricia Lima e perceba que nenhum momento é descrito que esta gerência irá determinar metas.

    Gerenciamento da Disponibilidade (Availability Management): tem como meta assegurar que os serviços sejam entregues dentro dos níveis acordados. O Gerenciamento da Disponibilidade deve executar tanto atividades reativas como pró-ativas.

    Os objetivos desse processo são:

    produzir e manter um planejamento de disponibilidade apropriado e atualizado, que reflita as necessidades atuais e futuras do negócio;

    proporcionar aconselhamento para todas as outras áreas do negócio e da TI sobre todos os assuntos relacionados à disponibilidade;

    •  gerenciar recursos e serviços relacionados ao desempenho da disponibilidade, para assegurar que as realizações atingidas pela  disponibilidade de serviço excedam os objetivos acordados;

    •  avaliar o impacto de todas as mudanças no planejamento de disponibilidade;

    •  assegurar que medidas pró-ativas para melhorar a disponibilidade do negócio sejam implantadas sempre que o custo se justifique.





     




  • ITIL = nada DEVE tudo PODE !!
  • As entradas do processo de Gerenciamento de Nível de Serviço (SLM) são: Requisitos, informações e análise de impacto do negócio, estratégias, políticas e restrições da Estratégia de serviços, entre outras. O Acordo de Nível de Serviço (SLA) é uma saída do processo de Gerenciamento de Nível de Serviço. Logo é incorreto afirmar que o SLM se baseia no SLA para determinar as necessidades de disponibilidade. O SLA é um dos resultados do SLM.
  • Terei que discordar, pois nada impede que o processo de gerenciamento de disponibilidade retroalimente o SLA com um plano de disponibilidade.

    Os objetivos do processo gerenciamento de disponibilidade são:
    · Produzir e manter um planejamento de disponibilidade apropriado e atualizado, que reflita as necessidades atuais e futuras do negócio.
    · Proporcionar aconselhamento para todas as outras áreas do negócio e da TI sobre todos os assuntos relacionados à disponibilidade.
    · Gerenciar recursos e serviços relacionados ao desempenho da disponibilidade, para assegurar que as realizações atingidas pela disponibilidade de serviço excedam os objetivos acordados.
    · Avaliar o impacto de todas as mudanças no planejamento de disponibilidade.
    · Assegurar que medidas próativas para melhorar a disponibilidade do negócio sejam implantadas sempre que o custo se justifique.
  • Gerenciamento de disponibilidade é um processo do estágio "Desenho de serviço". Na ITL V3 não existem "processos de entrega de serviços". Tô errada? Temos processos dos 4 estágios do ciclo de vida do serviço, que são:
    -> Estratégia de serviço
    -> Desenho de seviço
    -> Transição de serviço
    -> Operação de serviço
    -> Melhoria contínua do serviço
    Essa questão está classificada errada? Não seria COBIT?
  • De acordo com o glossário do Itilv3: "O gerenciamento de disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI e garante que todos os processos, infraestruturas, ferramentas, papéis, etc. de TI sejam adequados para as metas de nível de serviço acordadas para disponibilidade." Logo, ele não determina as necessidades de disponibilidade e sim os aspectos para garantir o acordo definido no SLA.
  • Pessoal, eu pensei que o problema fosse mais simples, vamos a questão:

    1. O gerenciamento de disponibilidade determina:
    1.1. as necessidades de disponibilidade a partir:
    1.1.1. do conteúdo do acordo de nível de serviço e (Certo)
    1.1.2. da análise dos novos serviços de TI a serem implantados. (Errado)

    Um de vocês falou:

    1. O gerenciamento de disponibilidade:
    1.1. define,
    1.2. analisa,
    1.3. planeja,
    1.4. mede e
    1.5. melhora

    Se isso não é determinar a necessidade de disponibilidade então o que é? Após fazer cada um desses passo eu saberei quais sistemas e serviços precisarão ficar disponíveis e por quantos porcento do tempo, etc, etc.

    O erro da questão está em afirmar que eu preciso analisar os novos serviços que serão implantados. O SLA de um serviço não pode ser impactado ou alterado só porque um novo chegou (acordo é acordo.).

    Estou errado?


ID
801619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos processos de
gerenciamento de infraestrutura.

O gerenciamento de infraestrutura de TI deve ser um processo acíclico, composto pelas seguintes atividades, relacionadas a: definição de um estado a ser atingido; projeto e implementação de planos para migração para esse estado; e revisão e avaliação do progresso do plano.

Alternativas
Comentários

ID
801622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos processos de
gerenciamento de infraestrutura.

O processo de implantação, implementado em cooperação com o gerenciamento de mudanças, cria ou altera uma solução de infraestrutura de TI, de forma a garantir que a solução torne-se totalmente operacional.

Alternativas
Comentários
  • Torne-se operacional?  O mais correto não seria manter-se operacional?
  • Processo de implantação? não seria Gerenciamento de liberação e implantação? Questão errada... 
  • Gerenciamento de mudanças nunca implementa NADA. Ela só aprova e gerencia, quem implementa de fato é o Gerenciamento de Liberação!

ID
801625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos processos de
gerenciamento de infraestrutura.

Apesar de o gerenciamento da disponibilidade ser responsável pelo nível adequado de disponibilidade dos serviços de TI, a garantia da disponibilidade da infraestrutura de TI estável é uma responsabilidade de processos de gerenciamento de infraestrutura.

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento da disponibilidade é responsável pelo nível de disponibilidade de serviços,  mas  Processos de gerenciamento de infraestrutura? 
    =/
  • Fica muito difícil assim. Numa prova de certo ou errado em que uma palavra pode invalidar a questão, a banca vem com "processos de gerenciamento de infraestrutura". Termo génerico e ambíguo... tudo no ITIL é gerenciamento de infraestrutura. Não existe esse processo tão pouco esse ciclo de vida no ITIL. Pra mim deveria ser anulada.
  • Dei uma pesquisada e gerenciamento da infra-estrutura é da ITIL v2
  • A questão é sobre ITILv2. O processo de gerencimento de infraestrutura teve suas funções distribuídas e alguns outros no ITILv3. No ITILv3, duas funções cuidam mais diretamente da infraestrutura: o Gerenciamento técnico, que cuida de aspectos físicos (hardware); e o Gerenciamento de aplicações, que cuida da infraestrutura de software.
  •  "FUNÇÃO" de gerenciamento de infraestrutura estaria correto, e não "processo". Questão deve ser anulada.

  • Mandou muito bem Marcos:

    Na Itil v3, na etapa de service operation têm-se 4 funções:

    - Central de serviços

    - Gerenciamento técnico (infraestrutura)
    - Gerenciamento de aplicação
    -Operações de TI

ID
801628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação à implantação do gerenciamento de serviços de TI,
julgue os próximos itens.

A implantação do processo de gerenciamento de mudanças pode trazer como benefício o aumento de produtividade do pessoal de TI.

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento de mudanças facilita a vida dos desenvolvedores e analistas de TI, pois existe um planejamento prévio sobre o desenrolar das mudanças na infraestrutura ou em aplicações. Devido a essa maior controle em relação aos eventos de TI, é possível obter como resultado um aumento de produtividade do pessoal de TI, em especial, com a comunicação de interrrupções de serviços e de upgrades programados, entre outros.

ID
805669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos processos de entrega e suporte de serviços, julgue o  seguinte  item.

Um dos objetivos do processo de gerenciamento de serviços terceirizados é garantir a satisfação entre os fornecedores e os usuários que utilizam o serviço fornecido. Cabe, ainda, a esse processo monitorar e gerir riscos, isto é, identificar e minimizar riscos relacionados à capacidade de os fornecedores continuarem a prestação do serviço.

Alternativas

ID
805672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos processos de entrega e suporte de serviços, julgue o  seguinte  item.

A garantia de segurança dos sistemas objetiva proteger os ativos de TI, abrangendo a necessidade de prevenção contra códigos maliciosos, mas não a gestão de contas de usuários.

Alternativas

ID
805675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos processos de entrega e suporte de serviços, julgue o  seguinte  item.

Para a garantia da continuidade dos serviços de TI, devem ser desenvolvidos planos de continuidade de TI que contemplem o mapeamento dos recursos considerados críticos pela organização e a priorização da recuperação dos serviços mais críticos em caso de ocorrência de incidentes.

Alternativas

ID
805681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos processos de entrega e suporte de serviços, julgue o  seguinte  item.

No processo de definição dos níveis de serviços, é realizada uma análise crítica do desempenho e da capacidade atual dos serviços de TI.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da questão?

  • A análise crítica do desempenho e da capacidade atual dos serviços de TI, refere-se ao processo DS3.2 Capacidade e Desempenho Atuais e não ao processo DS1 Definir e Gerenciar Níveis de Serviço. FONTE: COBIT 4.1

  • Eu interpretei sob ponto de vista do ITIL: no estágio de estratégia do serviço, criação da estratégia, o cliente irá dizer para TI qual é a disponibilidade ideal para um serviço, independente da capacidade ou disponibilidade que a TI tenha, porque pode ser um serviço inexistente ou novo serviço.

    Depois o gerenciamento financeiro vai dizer para o cliente quanto custa a disponibilidade que ele quer.

    Mas somente quando o serviço começar a ser desenhado (estágio desenho de serviços), é que cliente e TI vão sentar para, aí sim, definir SLA (processo de gerenciamento de nível de serviço).


ID
806860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo  à norma ISO 15504.

A aplicação da norma em questão é restrita a software, sendo composta por cinco partes, uma das quais descreve as recomendações para melhoria de processos e determinação de capacidade.

Alternativas
Comentários
  •  A ISO 15504 ou SPICE estabelece uma escala de capacidade de processo para processos em geral, conhecida como Dimensão de Capacidade de Processo. A escala é dividida em 6 níveis crescentes desde de o nível inferior, nível 0, até o nível superior em otimização, nível 5.


    O nível 0 é um representação de que o processo não é implementando ou não consegue gerar os produtos de trabalho esperados (não há atributos de processo neste nível).


    O nível 1 demonstra que o processo consegue alcançar os objetivos de alguma maneira e gerar os produtos de trabalhos esperados (há um atributo neste nível – PA 1.1 – Atributo de execução de processo).


    O nível 2 mostra que além de executado, o processo é realizado de maneira gerenciada (planejado, controlado), e seus produtos de trabalho são adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos (há dois atributos neste nível – PA 2.1 – gestão de execução; PA 2.2 – gestão de produtos de trabalho).


    No nível 3 os mesmos requisitos do nível anterior são cumpridos além de implementados com base em um processo definido (há dois atributos neste nível – PA 3.1 – atributo de definição de processo; PA 3.2 – atributo de implantação de processo).


    Nó nível 4 o processo além de executado, gerenciado e definido, é executado dentro de limites quantitativos bem definidos (há 2 atributos neste nível – PA 4.1 – atributo de medição de processo; PA 4.2 – atributo de controle de processo).


    No nível 5, além de cumpridos os requisitos do nível anterior, também pode ser aprimorado continuamente (há dois atributos neste nível – PA 5.1 -atributo de inovação de processo; PA 5.2 – atributo de otimização de processo).


    fonte: http://www.trsampaio.com/2014/08/27/resumo-iso-15504-spice/

  • O foco da questão nao se refere as partes da norma que são 5 de fato.

    Nao se trata dos níveis de capacidades. O erro é afirmar que é específico pra software e quem era so pra software eh a spice que foi extinta em 2003.

     

  • e-

    ISO 15504 apresenta 2 variaveis para para avaliação: processos & capacidade (6 estados possiveis: p. otimizado, p.previsivel,   estabelecido, gerenciado e incompleto.


ID
815296
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O Gerenciamento da Disponibilidade assegura que os serviços sejam entregues dentro dos níveis acordados com os clientes. Sendo assim, o Gerenciamento da Disponibilidade é um processo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    DESENHO/PROJETO

    Processos: Catálogo, Nível, Segurança da Informação, Fornecedor, Capacidade, Continuidade, Disponibilidade.


ID
815311
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

As normas técnicas são uma forma de garantir a conformidade dos processos para obter a qualidade de serviços. Uma dessas normas técnicas é a NBR 20000-1, que trata

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada, tanto a letra D quanto a E estão corretas. Inclusive, em outra questão semelhante de 2012 a AOCP deu como certa o item E da questão acima. Vejam:

     

    Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico de Informática

     

    A NBR 20000-2 é voltada para

     

    a) a gestão de riscos de segurança da Informação.

    b) o código de práticas para a gestão da Tecnologia de Informação.

    c) os requisitos de sistemas de gestão de segurança da informação.

    d) a especificação do gerenciamento de serviços.

    e) o código de prática do gerenciamento de serviços.

     

    GABARITO: E

  • Icaro,

    A pegadinha está no número final da norma (20000-1 e 20000-2)

    A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:

    A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;

    A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;

    Fonte: https://pdti.pbh.gov.br/itil


ID
815341
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A NBR 20000-2 é voltada para

Alternativas
Comentários
  • ISO 20000-1 : contém a especificação do gerenciamento de serviços, ou seja, como de ser feito.

    ISO 20000-2 : contém o código de boas práticas de gerenciamento de serviços, ou seja, o que deve ser feito.


ID
900382
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A expressão ISO designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade, para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações, uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identifcáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verifcados, mediante auditorias externas independentes. (*)
No processo de desenvolvimento de software, também constam ISOs reguladoras. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais características da ISO 20000 de desenvolvimento de software.

Alternativas
Comentários
  • Uma das principais características: Promover a adoção de um processo integrado para assegurar a entrega de produtos, que satisfaçam os requisitos do negócio do cliente.

    OBJETIVOS DO MODELO - Regulamentar um padrão para o Gerenciamento de Serviços de TI, através da uniformização dos conceitos e da visão dos processos que o implementam, permitindo assim que os provedores de serviços de TI compreendam os meios através dos quais poderão planejar, executar, verifi car e melhorar continuamente a qualidade dos serviços entregues, em conformidade com os requisitos estabelecidos junto ao negócio e a seus clientes.


ID
910027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A gestão estratégica é responsável por gerir a organização, com
foco em ações estratégicas em todas as áreas da empresa. Acerca de
gestão e governança, julgue os itens subsecutivos.

A política de qualidade ajuda a definir os requerimentos do cliente de acordo com as SLAs (em português, acordo de nível de serviço).

Alternativas
Comentários
  • Os requerimentos do cliente são definidos com base na necessidade do negócio.
  • questão bem capiciosa e que provavelmente difere o cara que passa do que ficou por pouco

  • O acordo de nível de serviço (SLA) deve ser reflexo das necessidades do cliente (=negócio) e não o contrário.


ID
917152
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na ABNT NBR ISO/IEC 20000:2011, tem-se que a informação de configuração formalmente designada em um momento específico durante a vida do serviço é a:

Alternativas
Comentários
  • Base de referência de configuração: informação de configuração formalmente designada em um momento específico durante a vida do serviço ou componente do serviço –ISO/IEC 20000-1:2011


    http://www.brunorusso.com.br/isoiec-20000-parte-5/


ID
917218
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

É conveniente que os acordos com terceiros envolvendo o acesso, processamento, comunicação ou gerenciamento dos recursos de processamento da informação ou da informação da organização, ou o acréscimo de produtos ou serviços aos recursos de processamento da informação cubram todos os requisitos de segurança da informação relevantes. Para tanto, é pertinente que seja considerado para inclusão no acordo o(a):

Alternativas
Comentários
  • Faz-se necessário criar um procedimento onde todas as mudanças no ambiente do cliente sejam agendados com antecedencia, prevendo assim possiveis erros e planejamento no que será realizado.

ID
930739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens de 57 a 61, tendo por referência a ITIL v.2.

Os SLO (service levei objectives) referem-se aos objetivos de processos e envolvem a avaliação do impacto das mudanças sobre a qualidade de serviço e sobre os SLA (service levei agreement), quando as mudanças são propostas e depois de implementadas.

Alternativas

ID
930742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens de 57 a 61, tendo por referência a ITIL v.2.

Se não forem adequadamente controladas, as mudanças podem introduzir novos incidentes, que devem ser registrados nos bancos de dados de gerenciamento de configurações, para que seja possível identificar suas causas e tendências.

Alternativas

ID
930745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens de 57 a 61, tendo por referência a ITIL v.2.

Uma vez que pode ser realizado de forma matricial e distribuído na organização hierárquica, o escritório de serviço (.service desk) é um processo que recebe os incidentes, tais como falhas ou outras violações de acordos de nível operacional. Seu objetivo é prover um ponto único de contato com os clientes, facilitar o restabelecimento dos serviços e reduzir a probabilidade de geração de impacto sobre os negócios e dentro de acordos de níveis de serviço e prioridades de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Service Desk é uma função da ITIL e não um processo como diz o enunciado.


ID
930748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens de 57 a 61, tendo por referência a ITIL v.2.

Dada a limitação de custos determinada pelas situações de mercado e a possibilidade de pagamento do preço final pelos clientes, ao se definir acordos de nível de serviços, altera-se a relação entre custos e benefícios, uma vez que é importante estabelecer acordos razoáveis que atendam tanto as necessidades dos clientes e usuários quanto as da organização de TI.

Alternativas

ID
930751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens de 57 a 61, tendo por referência a ITIL v.2.

Usuários são contratantes dos serviços e responsáveis pelas definições de SLA junto ao provedor de serviços, enquanto clientes são as pessoas que usam os serviços contratados, sendo que, em alguns casos, as funções de usuários e clientes podem estar superpostas.

Alternativas

ID
933274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes ao modelo ITIL V3.

A publicação transição de serviço descreve a fase do ciclo de vida do gerenciamento de serviços que é responsável pelas atividades do dia a dia, orientando a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz, e detalhando os processos de gerenciamento de eventos, incidentes, problemas e acesso, e de execução de requisições.

Alternativas
Comentários
  • Errado - quem faz isso é a operação de serviços


ID
933286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, que tratam da ISO 20000.

Escopo, requisitos para um sistema de gestão, termos, definições e processos de entrega de serviço fazem parte das seções que compõem a estrutura da referida norma.

Alternativas

ID
933289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, que tratam da ISO 20000.

A ISO 20000 contém duas partes: especificação e código de prática. A definição dos requisitos para o gerenciamento de serviços, dentro de um nível aceitável de qualidade e em conformidade com os requisitos de negócio, faz parte do código de prática.

Alternativas

ID
933679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos de segurança da informação, julgue
os itens seguintes.

A disponibilidade de um serviço de tecnologia da informação (TI) pode ser descrita por meio da combinação de várias medidas, entre as quais: MTBF (mean time betweenfailures— tempo médio entre falhas); MTBSI {mean time between Service incidents — tempo médio entre incidentes de serviço); MTTR (mean time to repair — tempo médio para reparo); e MTRS (mean time to restore Service — tempo médio para reparo do serviço).

Alternativas
Comentários
  • MTBSI = MTBF + MTRS


ID
959572
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Dentro da operação de serviço, existem algumas funções. Quais são elas?

Alternativas

ID
960103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito a gerenciamento de serviços, julgue os itens subsequentes:

O gerenciamento de serviços é um conjunto de habilidades da organização mediante as quais é transmitido valor para o cliente em forma de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Não só habilidades...


ID
960106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito a gerenciamento de serviços, julgue os itens subsequentes.:

Um dos objetivos do gerenciamento de serviços é prover o cliente de serviços de qualidade, com base nos requisitos e necessidades do próprio cliente.

Alternativas
Comentários
  • Correto

     

    Gerenciamento de serviço de TI (GSTI)

    A implementação e o gerenciamento da qualidade dos serviços de TI de forma a atender às necessidades de negócio. O gerenciamento de serviço de TI é feito pelos provedores de serviço de TI por meio da combinação adequada de pessoas, processo e tecnologia da informação.

     

     

    http://www.pmgacademy.com/pt/glossario-itil/290-gerenciamento-de-servico-de-ti-gsti


ID
960109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito a gerenciamento de serviços, julgue os itens subsequentes.:

A prática de governança corporativa e de governança de TI não é capaz de solucionar todos os problemas de um cliente. Por meio dessas governanças, apenas são traçadas orientações e recomendações sobre os mecanismos de gerenciamento e de controle que podem ser implementados para a melhoria dos serviços

Alternativas

ID
960112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito a gerenciamento de serviços, julgue os itens subsequentes:


Distribuir os pontos de atendimentos ao usuário e restaurar o serviço, sempre que necessário e o mais rapidamente possível, são os principais objetivos da operação do serviço.renciamento de serviços..

Alternativas
Comentários
  • Faz parte do gerenciamento de incidentes.


ID
966220
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com o modelo de Governança de TI, a operação de infraestrutura compreende: entrega de serviços (service delivery); suporte a serviços (service support); serviços da infraestrutura de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) ; e gestão de ativos de software. Assinale a opção que apresenta três níveis de serviço típicos relacionados a service delivery.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A.

     

    Os três são níveis de serviço importantes, mas não acho que tenham relação com a entrega.


ID
1009591
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O gerenciamento dos serviços de Tecnologia de Informação necessita prover pontos de controle que permitam avaliar seu processo de eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que constituem pontos de controle co nhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator - KPI). Os indicadores índice de custos contabilizados e índice de consultas atendidas dentro do prazo estabelecido são pontos de controle visualizados, respectivamente, nas seguintes perspectivas:

Alternativas
Comentários

ID
1022368
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

É um conjunto de orientações descrevendo as melhores práticas para um processo integrado do gerenciamento de serviços em TI e conhecido tecnicamente através da sigla:

Alternativas
Comentários
  • Falou em gerenciamento de serviços, falou em ITIL.


    PMBOK: Melhores práticas para projetos genéricos

    CMMI: Estabelece o nível de maturidade

    PMI: Instituição que administra o PMBOK

  • A classificação da questão dá a resposta...

  • PMI: Project Management Institute, é uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos. No início de 2011 já era considerada a maior associação do gênero no mundo, uma vez que integra mais de 260.000 membros em cerca de 170 países.[carece de fontes] O escritório central localiza-se em Newtown Square, na periferia da cidade da Filadélfia, em Pensilvânia (Estados Unidos). Seus principias objetivos são:

    -formular padrões profissionais de gestão de projetos;

    -gerar conhecimento por intermédio da investigação;

    -promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.


    PMBOK: Project Management Body of Knowledge, também conhecido como PMBOK é um livro que apresenta um conjunto de práticas em gestão de projectos (português europeu) ou gerenciamento de projetos (português brasileiro) publicado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI.


    COBIT: Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, teste dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI). Mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento.


    ITIL: Information Technology Infrastructure Library, é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI).


    SLTI: ???

    Fonte: Wikipedia

  • SLTI (Secretaria de Logistica de TI) é o órgão central do SISP ( sistema integrado de segurança pública), que é composto por diversos órgãos da administração publica.


  • ITIL é um framework para gestão de TI. Divido em 5 edicoes:
    service management, service design, service transition, service operation e continuous service improvement. PMBOK é orientado a projetos e CMMI significa capability maturity model, o que ajuda a medir o grau de maturidade nos processos de desempenho.


ID
1045630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito de plano de negócios e marketing de serviços, julgue os itens que se seguem.

Uma característica do serviço é a intangibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Keller e Kotler (2006, p. 397) definem serviço como "qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto"

    Certo


ID
1054960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito à continuidade dos serviços de TI, julgue os seguintes itens.

A abordagem da fortaleza é adequada a centros com grandes computadores, cuja complexidade inviabiliza um plano de recuperação. É importante complementar essa abordagem com uma capacidade organizacional ajustada para identificar e solucionar o problema o mais breve possível.

Alternativas
Comentários
  • Eu diria que está questão está errada porque identificação e solução o mais breve possível se refere a incidentes, não a problemas. A complexidade normalmente está associada a sistemas críticos que dependem, em primeiro lugar, de soluções de contorno.

  • cuja complexidade inviabiliza um plano de recuperação. não concordei com esse gabarito, pra mim estaria errado a questão por dizer que inviabiliza um plano de recuperação.


  • Esta questão foi retirada do Livro: Introduction to ITIL (https://books.google.com.br/books?id=fkfwTGzmERMC&pg=PA150&lpg=PA150#v=onepage&q&f=false)


    "The Stronghold/Fortress Approach is the most extensive form of prevention. It eliminates most vulnerability, for example by building a bunker with its own power and water suplly...The Stronghold/Fortress Approach is suitable for large computer centers that are too complex for a recovery plan."

  • "that are too complex for a recovery plan."

    muito complexo, não impossível...

  • A questão deveria estar errada. O uso da abordagem de fortaleza é adequado para ambientes com recuperação complexa, não inviabilizada. Por exemplo, para sistemas críticos, cujo plano de recuperação pode mais atrapalhar que ajudar, pode ser desejável investir na abordage fortaleza. O problema é q ela pode ser muito cara e, nesse caso, o desejável é que ela seja complementada com outra abordagem.


ID
1054966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, com relação à operação de serviços de TI.

Monitoramento e controle, administração de banco de dados, gerenciamento de redes, suporte a desktops e gerenciamento da Internet são exemplos de atividades técnicas que dão garantias de que a tecnologia requerida para a entrega e o suporte dos serviços esteja funcionando em perfeito estado.

Alternativas
Comentários
  • ...DÃO GARANTIAS... EM PERFEITO ESTADO?

  • Questão extremamente subjetiva.

    La garantia soy yo


ID
1115437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito das atribuições do marketing e da entrega de seus serviços, julgue os itens a seguir.

As avaliações de mercado para um plano de negócios apontam a primazia do fornecimento do serviço sobre a identificação das fontes de frustração do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim esta questão é impossível de fazer. Alguém conseguiu?

  • Assertiva Errada

    As avaliações de mercado para um plano de negócios apontam informações a respeito do mercado no qual a empresa está situada, seus concorrentes e a forma com que a mesma reage a este mercado e a estes concorrentes.

  • In a dark place we find ourselves, and a little more knowledge lights our way. and patience you must have my young Padawan. 50% de erros é pq alguma coisa não ta certa aí...


ID
1126243
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No tocante a norma ISO/IEC 20000, a periodicidade com que os planos de continuidade e disponibilidade de serviços devem ser desenvolvidos e revistos para garantir que os requisitos sejam cumpridos conforme acordado em todas as circunstâncias, desde a normalidade até uma grande perda de serviço, é pelo menos ;

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    ISO 15999-1,página 41, Tabela 1

    Testar todo o PCN: ANUAL OU MENOS;

    *Convém que a frequência dos testes dependa das necessidades da organização, do ambiente no qual ela opera e das necessidades das partes interessadas.


ID
1131655
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Atividades de operação de serviços comuns (common service operation activities) são atividades operacionais que asseguram tecnologia alinhada com os objetivos de processos e serviços. Tais atividades visam assegurar que a tecnologia empregada

Alternativas

ID
1131658
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Os responsáveis pela Operação de Serviços devem constantemente procurar por áreas em que melhorias em processos possam fomentar melhor qualidade do serviço de TI (Tecnologia da Informação) e/ou resultar em melhor relação custo/benefício. Uma atividade que contribui com a melhoria das atividades operacionais é

Alternativas

ID
1182436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca da gestão de risco e continuidade de negócios, julgue os próximos itens.

A gestão da continuidade do negócio é um processo que estabelece uma estrutura estratégica e operacional adequada para proteger marca e reputação, assim como para obter reconhecida capacidade de gerenciar uma interrupção no negócio.

Alternativas
Comentários
  • Baseando - se no framework da ITIL v3, Gerenciamento da  continuidade do serviço(gestão da continuidade do negócio) , tem um dos propósitos de estabelecer uma estrutura estratégica e operacional adequada para proteger marca e reputação, assim como para obter reconhecida capacidade de gerenciar uma interrupção no negócio.

    Lembrando que o gerenciamento da Continuidade do serviço faz parte do processo ITIL v3 DESENHO DE SERVIÇO.

    A palavra "Capacidade", sublinhei pois, devemos ficar em alerta pois o gerenciamento da Capacidade embora esteja no processo ITIL V3 DESENHO DE SERVIÇOS, ela ser relaciona com todos os processos da ITIL V3, como estragégia de serviço, transição de serviços, operação de serviços, desenho de serviços e melhoria continuada.

  • CERTO.

    Segundo a ISO 15999-1,"3.1 O que é a GCN?

    A gestão de continuidade de negócio(GCN) é um processo da organização que estabelece uma estrutura estratégica e operacional adequada para:

    - melhorar proativamente a resiliência da organização contra possíveis interrupções de sua capacidade em atingir seus principais objetivos;


    - prover uma prática para restabelecer a capacidade de uma organização fornecer seus principais produtos e serviços, em um nível previamente acordado, dentro de um tempo previamente determinado após uma interrupção;e


    -obter reconhecida capacidade de gerenciar uma interrupção no negócio, de forma a proteger a marca e a reputação da organização."


ID
1211260
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A questão seguinte, deve ser respondida considerando-se a atualização realizada em 2011.

Melhoria Contínua de Serviço é uma etapa no ciclo de vida de um serviço que garante que os serviços estejam alinhados com as necessidades do negócio por meio da identificação e da implementação de melhorias para os serviços de TI que suportam os processos de negócio. Os 7 passos para a Melhoria Contínua do Serviço são, na ordem correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

  • Passo 1 – Definir o que você deveria medir – Este passo, baseado no MSC, identifica o que deveria ser medido no sentido do serviço estar em uma situação ideal para o negócio e para a TI.

  • Passo 2 – Definir o que você pode medir – Se o passo anterior visa a situação ideal para o negócio e para TI, este passo delimita, dentro da realidade da empresa, o que de fato pode ser medido em relação ao que foi definido no passo 1.

  • Passo 3 – Coletar os dados – Este passo define os meios que a organização utilizará para conseguir coletar as informações que serão utilizados para medir e comparar os resultados.

  • Passo 4 – Processar os dados – Este passo significa colocar os dados em um formato que permita uma perspectiva fim a fim do serviço e uma visão geral da performance alcançada pelo mesmo. São relatórios executivos, condensados a partir dos dados coletados no passo anterior.

  • Passo 5 – Analisar os dados – Este passo visa transformar a informação coletada e processada em conhecimento no que diz respeito à organização e seus serviços. Permitem identificar as tendências, as ações corretivas, as relações internas e externas entre outros.

  • Passo 6 – Apresentar e usar a informação, avaliação, sumário e planos de ação – Este passo significa pegar o conhecimento adquirido no passo anterior e transformá-lo em sabedoria, por meio da utilização de relatórios, planos de ação, revisões, avaliações e definição de oportunidades a serem exploradas, ou seja, é definir o que deve ser melhorado em relação ao serviço.

  • Passo 7 – Implementar as ações corretivas – As ações corretivas identificadas são apresentadas em formas de soluções para serem implementadas pela organização. Após este passo, um novo ciclo reinicia-se.
  • Fonte: http://tiinteligente.blogspot.com.br/2012/04/itil-v3-melhoria-de-servico-continuada_20.html

  • Estou tentando saber se essa questão foi anulada, pois não existe alternativa verdadeira de acordo com o ITIL v3 atualização 2011.

    A resposta correta seria: 1 Identify the strategy for improvement; 2 Define what you will measure; 3 Gather the data;  4 Process the data; 5 Analyse the information and data; 6 Present and use the information; e 7 Implement improvement.

    Conforme consta nesse link:

    http://www.itnerante.com.br/group/gti/forum/topics/trt-05-bahia-2013-q-60?commentId=1867568%3AComment%3A294476&groupId=1867568%3AGroup%3A18025

  • @Tayse: também gostaria de saber. O próprio comando da questão fala em ITIL 2011. O 1º passo é diferente da v3.

  • Ao meu entender, a questão deveria ser anulada. Segundo o livro "An Introductory Overview of ITIL 2011", o primeiro passo para melhoria contínua do serviço é "Identify  the strategy for improvement" que significa, "Identificar a estratégia para melhoria" e nunca poderia ser traduzida como "Definir o que deve ser medido".

    Se extrapolarmos o entendimento de "Identificar a estratégia para melhoria", podemos, talvez, chegar ao entendimento que isso significa "Definir o que se quer melhorar". 

    Se a questão não foi anulada, acredito que tenha sido por falta de um recurso bem elaborado.

  • Vale lembrar que os dois primeiros passos, conforme mencionado pela colega Tayse CA e pela própria ITIL v3 2011, são:

    1. Identificar a estratégia de melhoria (Identify the strategy for improvement)

    2. Definir o que você vai medir (Define what you will measure)
    3. Coletar os Dados (Gather the data)
    4. Processar Dados (Process the data)
    5. Analisar Dados e Informações (Analyse the information and data)
    6. Apresentar e usar a informação (Present and use the information)
    7. Implantar melhoria (Implement improvement)

     

    Na questão, os dois primeiros passos mencionados referem-se à ITIL v3 2007.

    1. Definir o que deve ser medido (Define what you should measure)

    2. Definir o que se pode medir (Define what you can measure)

    3. Coletar dados (Gather the data)

    4. Processar dados (Process the data)

    5. Analisar dados (Analyze the data)

    6. Apresentar e usar a informação (Present and use the information)

    7. Implantar ação corretiva (Implement corrective action)

     

    Resumindo: O enunciado informa uma versão recente, mas a alternativa certa informa uma versão antiga.

  • 1-Definir o que será medido; 2-Definir o que pode ser medido. - Sinceramente EU esse processo meio redundante. mas paciência ner!


ID
1225447
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI, analise as afirmativas sobre incidentes e problemas.

I. Um incidente é uma interrupção planejada ou uma redução de qualidade de um serviço de TI. Um incidente é a causa de um problema.

II. O Gerenciamento de Problema dá suporte ao Gerenciamento de Incidentes, oferecendo soluções de contorno e reparo temporários. O Gerenciamento de Incidente visa resolver rapidamente um incidente por algum meio possível. Já o Gerenciamento de Problemas identifica a causa-raiz dos incidentes e dos problemas para buscar eliminá-los.

III. Um incidente não se transforma em um problema. Um incidente gera a abertura de um Registro de Problema.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I) ERRADO
    "Um incidente é uma interrupção planejada ou uma redução de qualidade de um serviço de TI. Um incidente é a causa de um problema." (Um incidente não é a causa de um problema.)


    II) CERTO


    III) CERTO
    Segundo o ITIL (2011):
    “Incidente: É uma interrupção não planejada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI”.
    “Problema: é a existência de um erro cuja causa é desconhecida. É a causa desconhecida de um ou mais incidentes”.
    “Incidentes são causados por problemas que precisam ser resolvidos”.

    Se Problema é a causa desconhecida de um ou mais Incidentes, logo um incidente não pode se tornar um problema pelo simples fato de que o incidente só ocorre porque já existe um problema, cuja a causa raiz é desconhecida.

    Problemas causam Incidentes. Incidentes não causam problemas.

    Os Registros de Incidentes são diferentes de Registros de Problemas. Um Incidente não se transforma em um Problema. Um Incidente gera a abertura de um Registro de Problema. São dois registros diferentes, atendidos sob atividades diferentes com propósitos diferentes.

    FONTE: 
    https://goo.gl/PNpoAv
    https://goo.gl/rXTfVA

  • Da forma como está estruturada a afirmativa II, a primeira oração diz que o Gerenciamento de Problema oferece soluções de contorno e reparo temporários. Não concordo, isso é Gerenciamento de Incidentes.

     

    Na minha opinião, apenas a III é correta.

  • Um incidente PODE gerar um registro de problema, mas não necessariamente gera. O que me deixou com dúvida sobre o item III.

    Se levarmos em consideração que (por eliminação) o item II está sendo considerado certo pela banca mesmo que o Gerenciamento de Problemas PODE dar suporte ao Gerenciamento de Incidentes, mas também não é uma regra, então o item III também deve estar sendo considerado correto.

    Foi assim que consegui acertar a questão.


ID
1232032
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O processo de Gerenciamento de Mudanças pode ser melhor avaliado através de KPIs (Key Performance Indicators). Dentre os principais KPIs deste processo NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D.

    A ideia da questão é saber identificar qual das métricas não poderia ser usada para avaliar a performance do processo de Gerenciamento de Mudanças. 

    a) Número de mudanças autorizadas.  (SIM)

    (pode medir a eficácia do controle das mudanças: uma medida de quantas mudanças foram efetivamente autorizadas entre as mudanças solicitadas)

    b) Número de incidentes relacionados com uma mudança (SIM)

    (pode medir a ineficácia do controle das mudanças: quantidade de incidentes causados por uma mudança que foi aprovada)

    c) Relação de mudanças urgentes x normais (SIM)

    (pode medir o esforço relativo da Gerência de Mudanças com solicitações urgentes)

    d) Número de mudanças relativas ao processo de Gerenciamento de Projetos (NÃO)

    (pode medir a qualidade da Gerência de Projetos quanto ao número de alterações que ela gera, mas a banca considerou que ela não pode ser usada para medir alguma característica da própria Gerência de Mudanças)

    e) Distribuição de mudanças por motivo (tratamento de incidente, correção de erro, melhoria, etc.) (SIM)

    (pode medir a performance da Gerência de Mudanças por tipo de solicitação de mudança)


  • simplificando... marquei a D pq não existe gerenciamento de projetos (assumindo que seja uma questão de itil v3)


ID
1232455
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Known Error Database (Base de Dados de Erros Conhecidos) é um banco de dados que contém todos os registros de erros conhecidos. É criado e usado pelo Gerenciamento de..I...... e usado também pelo Gerenciamento de...II...... Pode ser parte do Sistema de Gerenciamento de Configuração ou pode ser armazenado em outro lugar do Sistema de Gerenciamento de Conhecimento de Serviço.

As lacunas I e II são preenchidas, correta e respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Alguns conceitos do processo:

    Problema: A causa desconhecida de um ou mais incidentes.

    Solução de contorno: Uma solução que permite reestabelecer o nível de serviço.

    Erro conhecido: Uma falha que se conhece a causa raiz e existe uma solução paliativa.

    Base de dados de erros conhecidos: É o local aonde você documenta os erros já corrigidos e as soluções paliativas. É a base de conhecimento.

ID
1282861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com base no ITIL 2011, julgue o  próximo  item, relativo ao gerenciamento de serviços de TI.

Um dos objetivos do processo de cumprimento de requisição (request fullfillmen) é prover um canal para que usuários requisitem e recebam serviços padronizados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar: V

    Motivo da anulação:

    Onde se lê “request fullfillmen”, deveria ler-se “request fullfillment”. Por este motivo, opta-se pela anulação.


  • Mesmo que não houvesse esse problema de digitação, deveria ser ERRADA pois quem recebe solicitações dos usuários é a função Service Desk.


ID
1429108
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A ISO/IEC 20000-1 tem por objetivos principais melhorar o planejamento, gestão, entrega e melhoria contínua dos serviços TI e alinhar TI com as necessidades de negócio e dos requisitos dos clientes.

Nesse contexto, a norma estabelece quatro processos, que são:

Alternativas
Comentários
  • A ISO/IEC 20?000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que versa sobre gerenciamento de qualidade de serviços de TI (Tecnologia da Informação). É a primeira norma mundial especificamente focada no gerenciamento de serviços de TI. Ela não formaliza a inclusão das práticas da ITIL, embora esteja descrito na norma um conjunto de processos de gerenciamento que estão alinhados com os processos definidos dentro dos livros Itil.

    A ISO 20?000 é um conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. O seu desenvolvimento foi baseado na BS 15000 (British Standard) e tem a intenção de ser completamente compatível com o ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Sua primeira edição ocorreu em dezembro de 2005.

    Essa norma tem como escopo definir requisitos para o correto gerenciamento de uma empresa prestadora de serviços de TI, garantindo a entrega aos clientes de serviços de qualidade. São requisitos da norma definição de políticas, objetivos, procedimentos e processos de gerenciamento para assegurar a qualidade efetiva na prestação de serviços de TI. Os processos da ISO/IEC 20?000 são os seguintes:

    processos de planejamento e implementação;
    processos de entrega de serviços;
    processos de relacionamento;
    processos de solução, liberação e controle.


ID
1460287
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Os argumentos pró e contra a terceirização de serviços de TI estão, correta e respectivamente, relacionados em:

Alternativas
Comentários
  • Boa questão. Simples, objetiva e didática.

  • ótima pra revisão!


ID
1478848
Banca
FUNCAB
Órgão
MJSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O processo de gerenciamento de problemas que é iniciado na operação do serviço, porém geralmente é conduzido como parte da melhoria contínua do serviço, é chamado gerenciamento:

Alternativas
Comentários
  • Como o processo é de melhoria CONTÍNUA do serviço, o gerenciamento só pode ser PROATIVO.

  • Gerenciamento de Problemas é constituído por dois processos principais:

    -> Gerenciamento de Problemas reativa, que geralmente é executado como parte de Operação de Serviço.
    -> Gerenciamento de Problemas pró-ativo que é iniciado em Operação de Serviço, mas geralmente conduzido como parte de Melhoria de Serviço Continuada.

    ITIL (Version 3)  - Service Operation - páginas: 111-125.



ID
1528090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre o gerenciamento de níveis de serviços, afirma-se que

Alternativas

ID
1544293
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A terceirização pode fazer parte das políticas relativas ao alinhamento estratégico entre a área de TI e negócios. Para a terceirização a análise financeira é importante, pois as soluções técnicas (interna e externa) são semelhantes. O fator crítico de sucesso é o gerenciamento. Considerando que as soluções interna e externa (terceirizada) adotam um único critério, como 24 × 7 × 365, em relação ao custo do gerenciamento da disponibilidade da infraestrutura de TI, a solução terceirizada oferece

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe de qual assunto foi retirado essa questão? Eu digo, onde que estuda isso? Obrigado

  • Do FBOK: FCC Body of Knowledge


ID
1545130
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Fomentar a adoção de padrões tecnológicos e soluções de TI, segundo a EGTI, é “prover condições para uso de padrões tecnológicos, soluções em software integradas e padronizadas, infraestrutura e métodos para aquisições conjuntas, os quais permitam o melhor desempenho nas atividades relacionadas à TI e forneçam serviços de qualidade, com racionalização dos recursos disponíveis”. Para que isso seja possível são necessários alguns indicadores. Assinale a alternativa que apresenta dois indicadores desse padrão.

Alternativas

ID
1663666
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Todos os membros do ambiente de TI devem ficar atentos ao que fazer em caso de um incidente. A CSIRT (equipe de resposta a incidentes de segurança em computadores) desempenhará a maioria das ações em resposta a um incidente, mas todos da equipe devem examinar detalhadamente o plano de resposta a incidentes. Há várias medidas que podem ser seguidas para conter o dano e minimizar o risco no ambiente, EXCETO:

Alternativas

ID
1682707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com a norma ISO 20000, que regulamenta o padrão para gerenciamento de serviços de TI, julgue o item que se segue.

Os incidentes de segurança devem ser gerenciados por meio de atividades relacionadas a processos de monitoração de segurança.


Alternativas
Comentários
  • Incidentes de segurança da informação devem ser gerenciados usando os procedimentos de gerenciamento de incidentes, com uma prioridade apropriada aos riscos de segurança da informação. 

  • Monitorar o incidente ? Pra que monitorar algo que já aconteceu ? O incidente tem que ser GERENCIADO para seu entendimento e futura mitigação/solução.

  • Complementando o que fora dito pelos colegas, não existe, formalmente, processos de monitoração de segurança na ISO 20000. Segue os processos existentes:

    Processos de Entrega de Serviço

    -Gerenciamento de Capacidade

    -Gerenciamento de Continuidade e Disponibilidade dos Serviços

    -Gerenciamento de Nível de Serviço

    -Relato de Serviço

    -Gerenciamento de Segurança da Informação

    -Orçamento e Contabilização para Serviços de TI

     

    Processos de Relacionamento 

    -Gerenciamento de Relacionamento com o Negócio

    -Gerenciamento de Fornecedores

     

    Processos de Resolução

    -Gerenciamento de Incidentes

    -Gerenciamento de Problemas

     

    Processos de Liberação 

    -Gerenciamento de Liberação 

     

    Processos de Controle

    -Gerenciamento de Configuração

    -Gerenciamento de Mudanças

     

    Fonte: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/iso-20000-2-processos

     

  • questão ambígua típica do Cespe que admite 2, 3 ou 1000 interpretações

ID
1682710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com a norma ISO 20000, que regulamenta o padrão para gerenciamento de serviços de TI, julgue o item que se segue.

Mudanças no plano de continuidade de serviço devem ser controladas durante o processo de gerenciamento de mudanças.


Alternativas
Comentários
  • Mudanças no plano de continuidade de serviço devem ser controladas durante o processo de gerenciamento de mudanças.

    Gerenciamento  de Mudanças

    Garante que as mudanças de serviços sejam registradas,

    avaliadas, autorizadas, priorizadas, planejadas, testadas,

    implementadas, documentadas e revisadas de forma

    controlada.


ID
1734202
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São consideradas entradas e saídas do gerenciamento de serviços, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Para resolver uma questão desse tipo basta lembrar que o objetivo do gerenciamento de serviços de TI é entregar serviços que agregam valor ao usuário. 

     

    Como só temos uma alternativa que fornece essa "saída" a questão se torna trivial. Alternativa C

     

     


ID
1757914
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a alternativa referente à norma primária, reconhecida internacionalmente, para controle das atividades de prestação de serviços TI publicada inicialmente pela British Standards Institution (BSI) como BS15000 e, atualmente, administrada pela International Organization for Standardization (ISO).

Alternativas
Comentários
  • ISO 15000 Electronic business eXtensible Markup Language ebXML

    ISO/IEC 27001:2005 Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - sistemas de gestão da segurança da informação - Requerimentos

    ISO/IEC 15504 Software Development Process

    ISO/IEC 20000:2005 IT Service Management System (based on BS15000)

    ISO 9001 Quality Management


ID
1780207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere que uma organização já consolidada no mercado decida melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Considere, ainda, que, com esse objetivo, ela passe a considerar a implementação de gerenciamento de serviços de TI tendo em vista que seu ramo de negócios depende fortemente de um bom serviço prestado pela TI. Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A implantação simultânea dos processos de gerenciamento de incidentes e de gerenciamento de problemas pode ser considerada uma boa estratégia de implantação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Em meu ponto de vista, os dois gerenciamentos atuando juntos poderá melhorar o atendimento e ter uma resolução mais rápida dos incidentes e ao mesmo tempo alimentar uma base de conhecimento de possíveis problemas e suas resoluções.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Com certeza. O gerenciamento de Incidentes seria o responsável por recuperar o serviço para os níveis acordados no ANS. O gerenciamento de problemas poderia forneceria meios de evitar problemas, documentar a solução daqueles resolvidos e principalmente encontrar a causa raiz de um determinado problema.


ID
1780210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando que o suporte de serviços oferece aos usuários um serviço apropriado às suas atividades e negócios, julgue o item que se segue, a respeito dos processos relacionados a suporte de serviços.

Em uma grande corporação, algumas liberações podem acontecer sem que sejam administradas pelo processo de gerenciamento de liberação.

Alternativas
Comentários
  • Seria o caso de uma liberação emergencial?

  • Grandes corporações  perdem o controle do todo.

  • Gabarito Certo

    Isso acontece toda hora, ainda mais aqui no Brasil... Affff...

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Pode. Basta que não haja o processo implementado.

     

    Lembrem-se, existem níveis de conformidade com a ITIL nas empresas. Nenhuma corporação é obrigada a implementar todos os processos das 5 fases do ciclo de vida de um serviço. A empresa irá implementar àqueles que ela julgar mais importantes para a continuidade do negócio.


ID
1780213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando que o suporte de serviços oferece aos usuários um serviço apropriado às suas atividades e negócios, julgue o item que se segue, a respeito dos processos relacionados a suporte de serviços.

As atividades relacionadas ao processo de gestão de incidentes devem ser executadas, inicialmente, pelo pessoal da central de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • Quando um problema ocorre nos serviços, o cliente prejudicado entra em contato com a central de serviços para que esta resolva o mais rápido possível o erro ocorrido. O gerenciamento de Inicidentes, processo da publicação Operação de Serviço, é utilizado, inicialmente, pela Central e tem o objetivo de restaurar o serviço, permitindo que o cliente volte a utilizar a funcionalidade que ficara indisponível. Neste momento, a central de serviço não tem a intenção de identificar a causa-raiz do problema (gerenciamento de problemas), mas sim fazer com que a funcionalidade volte ao normal. 

  • Obrigado Silas


ID
1780216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de processos relacionados à entrega de serviços.

O gerenciamento de capacidade utiliza informações relativas a necessidades atuais e futuras do negócio para a elaboração do plano de capacidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    A razão de existir do G.C. é assegurar que a capacidade da infra-estrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio, suportando assim todos os processos do negócio que necessitam da TI, dentro de um custo aceitável.

    O plano de Capacidade é o documento principal que descreve as necessidades previstas para o próximo período (1 anos, 2 anos … 5 anos) e podemos dizer que é a saída deste processo.

    O processo de G.C. é dividido em três sub-processos:

    Gerenciamento da Capacidade de Negócio: Este processo tem por objetivo assegurar que as necessidades atuais e futuras do negócio serão levadas em conta nas operações de TI.

    Gerenciamento da Capacidade de Serviço: Este processo tem por objetivo garantir que o desempenho dos serviços de TI esteja de acordo com os Níveis de Serviço (SLAs) acordados.

    Gerenciamento da Capacidade de Recursos: Este processo tem por objetivo o gerenciamento dos recursos individuais da TI: Software, Hardware e pessoas

    As quatro atividades a seguir fazem parte do Gerenciamento da Capacidade e são chamadas de atividades interativas, quase que um PDCA do Gerenciamento de Capacidade.

    Monitoramento: Verificar se todos os Níveis de Serviço (SLAs) previamente acordados estão sendo alcançados.

    Análise: Os dados coletados através do monitoramento precisam ser analisados para geração de predições futuras.

    Ajuste: Implementa o resultado do monitoramento e análise para assegurar o uso otimizado da infra-estrutura atual e futura.

    Implementação: Implementa a nova capacidade.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1780222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos processos de gerenciamento de infraestrutura, julgue o item a seguir.

Na construção de uma nova solução de infraestrutura, os testes de aceitação devem ser realizados na fase subsequente à fase de construção e podem envolver, inclusive, usuários finais.

Alternativas
Comentários
  • Porque qual motivo esta questão está errada?!

  • Por causa da ordem dos testes em "V"


    Nos testes em V (procure um desenho para ilustrar ) os testes são REALIZADOS na seguinte ordem: T. de unidade->T. de Integração-> T. de Sistema->T. de Aceitação
    Logo o de aceitação é o último.E o t. de aceitação diferentemente do que afirma a questão tem de ser efetuado por um grupo selecionado de usuários.
  • Confesso que ainda não vi o erro da questão, se alguém puder explicar melhor agradeceria...

  • de que forma o usuário final pode ajudar nesse tipo de teste?

  • Danilo, pode ajudar sim. Tanto que o teste alfa e beta, sub tipos do teste de aceitação, são feitos pelos usuários/clientes. Victor está certo, o próprio ITIL usa o model em V para testes e depois da construção, vem o teste dos componentes. 

    O modelo está na página 141 do Service Transition.

  • Alguém explica o erro?

  • O erro está aqui "devem ser realizados na fase subsequente à fase de construção" primeiro pelo "devem" segundo porque essa fase de teste ocorre quando todos os tipos de testes já tiverem sido executados. Abraço  forte!


ID
1780225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos processos de gerenciamento de infraestrutura, julgue o item a seguir.

A partir do processo de gerenciamento de disponibilidade, informações relativas à disponibilidade esperada para o serviço de infraestrutura são obtidas na fase de projeto de uma nova solução de infraestrutura.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro está na afirmação de que as informações relativas à disponibilidade são obtidas na fase de projeto. Na fase de projeto de uma nova solução, espera-se que todos os requisitos de disponibilidade e capacidade já estejam disponíveis. Geralmente existe uma fase antes do projeto que trata de obter essas informações. No ITIL por exemplo, temos a fase Estratégia de Serviço que precede o Desenho de serviço.

     

    Portanto, não há do que se falar em obter informações na fase de projeto.