Letra E
A escolta motorizada é um procedimento de segurança que compreende a utilização de veículos por agentes especializados para a realização do acompanhamento veicular de um dignitário durante seus deslocamentos, embarques e desembarques, de forma a garantir sua permanente proteção. As escoltas motorizadas destinadas ao acompanhamento de um dignitário podem variar sua constituição, podendo ser do tipo:
Simples (01 veículo de segurança);
Médio ou padrão (02 veículos de segurança); ou
Rigoroso/complexo (mais de 02 veículos de segurança).
O veículo de segurança que segue à frente do veículo do dignitário (carro piloto, S-1 ou simplesmente carro 01) tem a função de proteger a frente deste, identificando no itinerário possíveis riscos, pontos sensíveis e áreas que possam se constituir em ameaças. Funciona como balizador do veículo da autoridade.
Transportando uma autoridade ou dignitário de maior risco, quando a viatura principal se deslocar em velocidade reduzida (no caso de uma parada, atravessando uma multidão ou mesmo numa imprevista retenção de tráfego) os agentes de segurança desembarcarão e seguirão a, pé cobrindo as laterais e a traseira do carro.
GABARITO E
a) Em escoltas a pé, o chefe da segurança integra a célula de formação da equipe e se posiciona, preferencialmente, à esquerda da autoridade. (o chefe da segurança não integra a célula de formação da equipe, ele deve ficar atento a tudo e, principalmente, ao trabalho da equipe de segurança. Com isso, seria impossível acumular tais funções).
b) Em deslocamentos com dois veículos, em contextos de risco baixo, o veículo da segurança segue à frente do veículo da autoridade. (em regra, o veículo da equipe de seguranças se desloca atrás do veículo da autoridade, tendo uma melhor visão e chance de reação).
c) Em regra, na escolta a pé realizada por um só agente, este deverá se posicionar à frente e à esquerda da autoridade. (em regra, na escolta realizada a pé e por um só agente, este deve posicionar-se atrás da autoridade, caso seja destro à direita e, se for canhoto, à esquerda do dignitário, para poder fazer uso da arma de fogo de forma segura sem correr o risco de atingir o dignitário).
d) Em comboios de três veículos, o automóvel que transporta o dignitário é o responsável por indicar a direção e a velocidade do comboio. (em comboio, o veículo que se desloca na frente é o responsável por indicar a direção e a velocidade do comboio).
e) No transporte motorizado de autoridades de alto risco, em velocidade reduzida, é recomendável que os agentes de segurança sigam a pé.