-
Letra (d)
As mensagens a serem criptografados que são textos simples são transformadas por uma função que utiliza como referência uma chave. O texto final obtido – texto cifrado – é transmitido normalmente e ao chegar ao destino o processo inverso será realizado.
Q834852 -> O procedimento utilizado para atribuir integridade e confidencialidade à informação, de modo que mensagens e arquivos trocados entre dois ou mais destinatários sejam descaracterizados, sendo impedidos leitura ou acesso ao seu conteúdo por outras pessoas
-
Letra D
A criptografia é o ato de codificar dados em informações aparentemente sem sentido, para que pessoas não consigam ter acesso às informações que foram cifradas. A message-digest é uma propriedade que faz o uso da criptografia.
-
Para permitir que você possa aplicar na Internet cuidados similares aos que costuma tomar em seu dia a dia, é necessário que os serviços disponibilizados e as comunicações realizadas por este meio garantam alguns requisitos básicos de segurança, como:
Identificação: permitir que uma entidade1 se identifique, ou seja, diga quem ela é.
Autenticação: verificar se a entidade é realmente quem ela diz ser.
Autorização: determinar as ações que a entidade pode executar.
Integridade: proteger a informação contra alteração não autorizada.
Confidencialidade ou sigilo: proteger uma informação contra acesso não autorizado.
Não repúdio: evitar que uma entidade possa negar que foi ela quem executou uma ação.
Disponibilidade: garantir que um recurso esteja disponível sempre que necessário
https://cartilha.cert.br/mecanismos/
-
Comoo arquivo não pôde ser aberto, tem-se que a confidencialidade do mesmo está sendo preservada, permitindo-se, dessa forma, que apenas o agente que pussoa a chave de descriptografia possa descriptografá-lo.
-
GABARITO D
Ao memorizar os critérios mais cobrados sobre segurança da informação (C.I.D.A) é possível matar várias questões. São eles:
C onfidencialidade
I ntegridade
D isponibilidade
A utenticidade
-
O arquivo foi criptografado com 3DES que é uma chave simétrica de criptografia, uma caracteristica que devemos sempre lembrar é que a chave simétrica está sempre associada a garantia de confidencialidade.
Para corroborar, observem o que diz a cartilha do CERT.br a repeito da criptografia simétrica:
Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados.
https://cartilha.cert.br/criptografia/
-
Pensei assim, o algoritmo 3DES é simétrico, no tipo de criptografia simetrico só é garantida a CONFIDENCIALIDADE e a INTEGRIDADE.
Entre os dois, fico com a confidencialidade que diz respeito a "autenticação", proteção de informação....
-
Atenção ❢❢❢❢❢
.: A criptografia não garante Disponibilidade
.
.
At.te
Foco na missão ❢
-
"Ao receber um arquivo criptografado com triple-des (3DES), um agente público se deparou com a impossibilidade de abri-lo, pois não lhe havia sido informada a senha para decifrá-lo. Nesse caso, a propriedade de segurança da informação que corresponde ao uso da criptografia é:"
O texto em destaque faz jus a uma espécie de NEGAÇÃO/RESTRIÇÃO
Quando se tratar sobre algo que esteja restringindo ou NEgativando, sempre será associado ao conceito de CONFIDENCIALIDADE
Por exemplo: O usuário XPTO não possui acesso a determinado diretrório. (negação/restrição).
CONFIDENCIALIDADE
Go @head!!!
-
D. confidencialidade. correta
criptografia simétrica => CONFIDENCIALIDADE e INTEGRIDADE.
-
Gabarito: Alternativa D
Confidencialidade: o acesso à informação deve ser obtido apenas por pessoas autorizadas; proteção contra exposição não autorizada;