SóProvas


ID
2506489
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O flegmão interdigital é uma afecção necrótica aguda ou subaguda que acomete a pele do espaço interdigital, causando intensa claudicação e queda brusca de produção em ruminantes. Dadas as afirmativas sobre a afecção,


I. A bactéria mais isolada no flegmão interdigital é o Staphylococcus aureus.

II. Em apenas 12 horas da evolução do processo infeccioso, já pode notar-se ao exame clínico: claudicação intensa, fissuras e extensas áreas de necrose na pele interdigital, com presença de exsudato fétido, característico na lesão.

III. Os agentes etiológicos do flegmão interdigital são sensíveis a vários antibióticos, entre eles: penicilinas, oxitetraciclinas e tilosina.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Comentários
  • Independente da etiologia é inevitável que haja a contaminação bacteriana da lesão, especialmente pela Fusobacterium necrophorus e Dichelobacter nodosus.

  • O flegmão interdigital é um processo inflamatório agudo difuso da pele interdigital caracterizado por hipertermia local, edema, e dor, levando à manqueira grave.

    Flegmão interdigital - inflamação da pele interdigital e dos tecidos subjacentes, caracterizada por necrose de pele com fissura, fluindo substância de aspecto purulento;

    O principal agente envolvido é o Fusobacterium necrophorum, podendo estar associado a outros agentes patogênicos.