SóProvas


ID
2506507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme a resolução n.º 1.282/2010 do Conselho Federal de Contabilidade, no Princípio do Registro pelo Valor Original o custo histórico dos componentes patrimoniais integrados ao patrimônio pode variar em razão

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar cada alternativa:

     

    A) incorreta. A assertiva trouxe o conceito de custo histórico.

     

    B) correta, pois a alternativa apresentou o conceito de valor justo.

     

    C) incorreta. A assertiva trouxe a definição de valor líquido contábil.

     

    D) incorreta. Segundo a Resolução CFC nº 1.282/10, que foi revogada:

     

    § 2º São resultantes da adoção da atualização monetária:

     

    III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.”

     

    Portanto, a atualização monetária não representa nova avaliação, ou seja, não é uma variação do custo histórico.

     

    E) incorreta. É o conceito de valor realizável.

     

    Gabarito: B.

     

    https://www.exponencialconcursos.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Coment%C3%A1rios-quest%C3%B5es-de-contabilidade-TRE-BA-Prof.-Feliphe-Ara%C3%BAjo.pdf

     

  • Resolução:

    A resolução n.º 1.282/2010 do Conselho Federal de Contabilidade foi revogada com efeitos a partir de 1º/1/2017 pela NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL, conforme publicação no DOU de 4/10/2016, Seção 1.

    Com isso, esta questão deve ser anulada.

    Porém, com exceção da atualização monetária (letra D), todas as outras alternativas apresentam tópicos que são explicados pela Estrutura Conceitual Básica (CPC 00), conforme abaixo:

    4.55. Um número variado de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis. Essas bases incluem o que segue:

    (a) Custo histórico. Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

    (b) Custo corrente. Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.

    (c) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

    (d) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

     

    Ainda, temos que:

    Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.

  • ESSA QUESTÃO FOI ANULADA.

     

  • Justificativa para anulação dada pela banca: A resolução n.º 1.282/2010 foi revogada pelo Conselho Federal de Contabilidade em 4/10/2016. 

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K