SóProvas


ID
2506615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na sua prestação de contas, um servidor de determinado órgão federal apresentou recibos da utilização de taxi, notas fiscais de alimentação e de hospedagem. O setor financeiro processou a prestação de contas e fez a devida guarda da documentação após registro na contabilidade da entidade.


Nesse caso, se o auditor interno desejar verificar a integridade dessas informações contábeis, o procedimento adequado será o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

     

    O rastreamento é previsto na IN 01/01, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo federal, que tem como órgão central o Ministério da Transparência e CGU. Segundo a norma:

     

    Rastreamento – investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado”.

  • Rastreamento - investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado. Ex: análise mais profunda de todo o fluxo de um convênio, desde o plano de trabalho, passando pela liberação dos recursos até a prestação de contas.

  • Segundo o Manual de Orientações Técnicas da CGU (2017, p. 82-83):


    4.3.4.6.9 Rastreamento e Vouching


    Ambas as técnicas se aplicam mais notadamente às auditorias financeiras, mas a lógica que as preside pode ser útil para realizar todos os outros tipos de auditoria.


    Consistem basicamente em verificar a correspondência entre lançamentos contábeis e a documentação que lhe serve de base. São executadas, entretanto, em sentido oposto: no rastreamento, o auditor primeiramente seleciona documentos que representam transações e, posteriormente verifica se aquelas transações foram de fato registradas no sistema contábil; no vouching, o auditor seleciona primeiramente as transações e, em seguida, verifica se existe de fato a documentação que lhe serve de base e, por conseguinte, se aquela transação de fato ocorreu.


    A primeira ajuda a detectar quantias lançadas a menor nos registros contábeis e, consequentemente, permite que o auditor obtenha evidências relacionadas com afirmações de integridade. A segunda possibilita a detecção de lançamentos a maior nos registros contábeis e, por conseguinte, a obtenção de evidências sobre afirmações de existência ou ocorrência.

  • Complementando o comentário dos colegas:


     

    a) confirmação externa: é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio. [NBC TA 505]

     

    b) vouching: envolve (1) seleção de lançamentos nos registros contábeis e (2) obtenção e inspeção da documentação com base na qual os lançamentos foram efetuados, para determinação da validade e exatidão das transações contabilizadas. A direção do teste é oposta à do rastreamento. É um procedimento muito utilizado para detectar lançamentos a maior nos registros contábeis. Assim, constitui procedimento importante para obtenção de evidências sobre afirmações de existência ou ocorrência. Vouching fornece evidência ascendente e como acontece com rastreamento e contagem, geralmente é precedido pela realização de procedimentos descendentes com os quais se obtêm evidências do contexto econômico com base no qual o vouching deve ser realizado.[William C. Boynton e outros (Auditoria, Atlas, 2002)]

     

    c) inspeção física: exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.[NBC TA 500]

     

    e) conferência de cálculos (recálculo) que é a revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados; análise documental. [NBC TA 500]

  • Dentre as técnicas de inspeção, estão:

     

    Análise, escrutínio e leitura: 
    As atividades de análise escrutínio consistem na procura de evidências de montantes incomuns ou fontes de dados não usuais e pela leitura, o auditor obtém informações sobre o conteúdo de atas de reuniões da diretoria 

    Comparação: 
    Pela comparação, o auditor pode identificar transações ocorridas com documentos produzidos internamente pela empresa. 

    Rastreamento: 
    rastreamento é a ação do auditor no sentido de verificar o correto lançamento nas contas específicas a partir de determinado documento sob exame. 

    Vouching
    vouching é o exame pelo auditor, dos documentos e registros da auditada com o fim de substanciar a informação que é ou deveria ser incluída nas Demonstrações Contábeis. 

    Documentação: 
    A atividade de documentação significa, por exemplo, olhar a documentação no sentido de verificar a existência de assinaturas ou iniciais nas faturas de compra. 

    Redesempenho: 
    redesempenho é um tipo de atividade em que o auditor avalia o desempenho do pessoal da empresa executando ele próprio parte ou todo o trabalho sob exame

     

    FONTE: Mariano Yoshitake/Auditor

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês?

    Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre procedimentos de auditoria interna.

    Como a questão mencionou auditor interno, a melhor fonte para a nossa questão é o Manual de Orientações técnicas da CGU, auditoria interna do Poder Executivo Federal. Segundo o documento:

    Confirmação Externa (Circularização): obtenção de declaração formal e independente de partes externas (pessoas, empresas, órgãos fiscalizadores etc.) a respeito de fatos ligados às operações da Unidade Auditada. Serve também para a verificação, junto a fontes externas à Unidade Auditada, da fidedignidade das informações obtidas internamente.

    Vouching: auditor seleciona primeiramente as transações e, em seguida, verifica se existe de fato a documentação que lhe serve de base e, por conseguinte, se aquela transação de fato ocorreu

    Inspeção Física: utilizada para confirmar se um item existe ou está onde deveria estar, essa técnica pode ser utilizada também para verificar os atributos de um objeto, como, por exemplo: o estado de conservação de um bem, o prazo de validade de produtos e os tipos de materiais utilizados

    Rastreamento: o auditor primeiramente seleciona documentos que representam transações e, posteriormente verifica se aquelas transações foram de fato registradas no sistema contábil; ocorre de forma inversa ao vouching

    Conferência de Cálculos (Recálculo):
    verificação da exatidão matemática de cálculos efetuados pela própria Unidade Auditada ou por terceiros.

    Agora que já sabemos as técnicas cobradas, vamos às alternativas.

    a) Incorreta. A confirmação externa ocorre apenas para pessoas externas à entidade. O auditor interno poderia fazer isso confirmando com o taxista qual o valor da corrida do servidor. Apesar dessa possibilidade teórica, ficaria inviável o auditor fazer isso na prática, já que localizar o taxista em específico e confirmar todas as refeições do servidor vão tomar tempo considerável. Há outras formas mais rápidas e menos custosas de confirmar a informação.
    b) Incorreta. No vouching, o auditor seleciona primeiro a transação contábil/financeira, para depois verificar se a informação que deu suporte está correta. Mas este não é o caso aqui. Como o setor de prestação de contas guardou a documentação, o auditor terá acesso primeiro a documentação.

    Quando o auditor tem acesso primeiro a documentação e depois à transação, temos, na verdade, o rastreamento.

    Assim:
    Vouching: Transação primeiro. Documentação depois.
    Rastreamento: Documentação primeiro. Transação depois.

    c) Incorreta. A inspeção física ocorre para verificar existência e atributos de bens tangíveis. Não é o caso aqui.
    d) Correta. Como vimos na letra B.
    e) Incorreta. O recálculo serve para verificar a exatidão dos cálculos. não é o caso aqui, já que o auditor interno não está querendo checar a exatidão aritmética, mas, sim, confirmar a informação contábil. Ou seja, não há cálculo a ser conferido.

    Gabarito do professor: Letra D.