SóProvas


ID
2506900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto 9A2AAA


      Ana, solteira, trinta e quatro anos de idade, é funcionária pública ocupante de cargo de nível superior e trabalha com quatro colegas em um mesmo setor. Os quatro colegas e familiares notaram mudanças no comportamento de Ana ao longo do último mês. Ela passou a conversar muito, rápido e em voz alta, tanto com eles quanto ao telefone, atrapalhando as atividades. O chefe notou que o trabalho dela perdeu qualidade, sendo concluído rapidamente, mas com muitos erros típicos de distração. Apesar disso, ela tinha muita facilidade para realizar as tarefas, que, muitas vezes, estavam muito aquém de sua capacidade.

      O gerente de uma loja onde Ana costumava comprar itens de vestuário ligou para ela pedindo que providenciasse cobertura para um cheque devolvido pelo banco, referente a grande volume de compras realizadas na semana anterior. Como não tinha dinheiro, Ana fez um empréstimo, pagou pelas compras feitas e comprou alguns outros itens com o restante do dinheiro. A família notou que Ana parecia muito disposta, vaidosa e que tinha passado a usar maquiagem mais forte que a habitual. Ela começou a fazer atividade física no período noturno e, quando chegava em casa, se envolvia em várias atividades, de modo que dormia no máximo três horas por noite.

      Mais recentemente, Ana passou três noites fora de casa em encontros sexuais com rapazes diferentes e recém-conhecidos. Ao retornar para casa, Ana sofreu um acidente de carro por dirigir em alta velocidade. Conforme a família, esses comportamentos não eram típicos de Ana ao longo dos anos.

Considerando o caso clínico 9A2AAA, assinale a opção que descreve a evolução típica da condição clínica de Ana.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra D

    Alguém sabe explicar o motivo?

  • ainda nao se adaptou a dosagens corretras, daí a recidiva pode ocorrer

     

  • mas a questão não fala que ela está usando alguma substância

  • Nada a ver, as drogas lícitas podem prevenir a recidiva. Questão digna de recurso.

  • D - afirma que mesmo durante o tratamento os sintomas poderão recorrer. Não há erro na afirmativa, portanto, um possível recurso seria indeferido. Nenhum tratamento é 100% eficaz, se o fosse a letra C estaria correta.

  • Mesmo com acompanhamento médico e psicológico, não há como afirmar que não haverá recidivas. O item "D" não afirma que haverá, e sim que PODE HAVER recidivas! Gabarito correto. 

  • GABARITO: LETRA D

    O transtorno de humor bipolar PODE ser “reativado” com o uso de drogas.

  • recidiva: reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência.

  • O caso clínico traz um caso típico de episódio maníaco. O Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) exige, para o diagnóstico de episódio maníaco, que estejam presentes, na maior parte do dia, por pelo menos uma semana (geralmente duram bem mais que isso), além de humor elevado (euforia, elação), pelo menos mais três dos sintomas de mania (quatro, se o humor for apenas irritável) descritos a seguir: 

    ✓ Aumento da autoestima. O paciente se sente superior, melhor que os outros, mais potente.

    ✓ Diminuição da necessidade de sono. Às vezes, os familiares referem como insônia, mas, trata-se, de fato, de diminuição do tempo de sono, sem queixas do paciente (que dorme pouco, de 3 a 4 horas por noite, sem que isso o afete). 

    ✓ Loquacidade. Produção verbal rápida, fluente e persistente. 

    ✓ Logorreia. Produção verbal muito rápida, fluente, com perda das concatenações lógicas, substituídas por associações contingenciais ou por assonância. 

    ✓ Pressão para falar. Tendência irresistível de falar sem parar, de não conseguir interromper a fala. 

    ✓ Alterações formais do pensamento. Expressam-se como fuga de ideias, desorganização do pensamento, superinclusão conceitual, tangencialidade, descarrilhamento, incoerência, ilogicidade, perda dos objetivos e repetição, excessiva. Pacientes maníacos apresentam também pensamentos com combinações extravagantes, com irreverência e jocosidade. 

    ✓ Distraibilidade. Atenção voluntária diminuída, e espontânea, aumentada. 

    ✓ Aumento de atividade dirigida a objetivos (no trabalho, na escola, na sexualidade) ou agitação psicomotora. 

    ✓ Envolvimento excessivo em atividades potencialmente perigosas ou danosas, como comprar objetos ou dar seus pertences indiscriminadamente e realizar investimentos financeiros insensatos ou indiscrições sexuais; há comportamentos sexuais aumentados,  desinibidos, e o paciente se torna particularmente vulnerável a exposições sexuais de risco (sexo desprotegido). 

    Outros sintomas, não citados pelo DSM-5 como critérios diagnósticos, também podem ser encontrados nos episódios de mania, como: 

    ✓ Labilidade afetiva. Oscilação rápida e fácil entre momentos alegres, eufóricos e momentos de tristeza e choros abruptos. De modo geral, são afetos superficiais. 

    ✓ Agitação psicomotora. Pode ser muito intensa e configurar até quadro de “furor maníaco". 

    ✓ Arrogância. Em alguns pacientes maníacos, é um sintoma destacável. 

    ✓ Heteroagressividade. Geralmente desorganizada e sem objetivos precisos.

    ✓ Desinibição social e sexual. Leva o indivíduo a praticar comportamentos inadequados em seu meio sociocultural, os quais não realizaria fora da fase maníaca.
    O uso de substâncias possui uma alta taxa de comodidade com transtornos de humor, além destas poderem induzir, agravar e manter um transtorno de humor, em pessoas predispostas.

    Gabarito do Professor: Letra D.