SóProvas


ID
2506918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paula, uma jovem de vinte e cinco anos de idade demonstrava satisfação com seu trabalho, gostava dos colegas e descrevia o ambiente como acolhedor e as atividades que realizava como gratificantes. Foi então designada para realizar atividades de um ou dois dias em outros estados. As viagens eram aéreas e não havia tempo para transporte terrestre. Paula manteve essas viagens por seis meses, mas sentia muito medo de que o avião caísse, situação que piorava nos momentos em que havia turbulências. Durante os voos, não conseguia comer, transpirava muito e respirava com dificuldade. Após algumas viagens apresentou desinteresse pelo trabalho, chorava facilmente, mostrava irritação, referia angústia, tristeza e passou a dormir muito mais que o habitual.


Considerando o relato hipotético apresentado, assinale a opção que apresenta a caracterização da condição de Paula.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    Todas as outras alternativas apresentam itens que não se encaixam com o quadro apresentado. Se a alternativa B estivesse sem a parte "provavelmente associada às características do trabalho ", poderia gerar dúvidas.

  •  A fobia específica é caracterizada pela presença de medo acentuado e persistente que é excessivo ou irracional, desencadeado pela presença ou antecipação de um objeto ou situação específica. A exposição ao estímulo fóbico provoca quase invariavelmente uma resposta ansiosa imediata. A pessoa reconhece que o medo é excessivo, no entanto não tem controle sobre suas reações. As situações fóbicas são evitadas com intensa ansiedade e mal-estar, interferindo significativamente na rotina diária, no funcionamento ocupacional, nos relacionamentos interpessoais e nas atividades sociais da pessoa. 

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872014000100003

  • Não se pode dizer que é agorafobia porque o enunciado não deu outros exemplos que pudessem constatar que tais respostas ocorressem em outro âmbitos da vida. É bom lembrar que a pessoa com agorafobia evita vários locais onde sente que a prestação de socorro não irá ocorrer (não é um local específico).

    Não pode ser transtorno de pânico, pois o enunciado não deu informações suficientes para inferimos que os ataques de pânico ocorreram diversas vezes em outros contextos.

  • Nunca é fácil diferenciar pânico e fobia em algumas questões.

    Sorte que o a "C" fala em questões relacionadas ao trabalho, que descarta a questão.