-
Segundo o CAB Nº39: Constitui-se como apoio especializado na própria Atenção Básica, mas não é ambulatório de especialidades ou serviço hospitalar.
-
Complementando a prezada colega!
Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Para alcançar a integralidade da atenção e a interdisciplinaridade das ações, é importante a participação de outras categorias profissionais. Nesse sentido, em 2008, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Portaria GM nº 154, de 24/01/08, republicada em 04/03/08).
O próprio Ministério, na série publicada Cadernos da Atenção Básica, destinou um volume especial para o NASF, com a expectativa de fortalecimento da Atenção Primária em Saúde no país por meio do aumento do conhecimento das equipes que nela atuam.
Ampliar a abrangência das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade, são os objetivos da criação do NASF. Em razão das necessidades de saúde, vulnerabilidades socioconômicas, perfil epidemiológico e possibilidade política, é constituída uma equipe de apoio, formada por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicológicos, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos, acupunturistas e homeopatas.
....................................................................................................................................
https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_9.pdf
"Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."
-
Os Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Com a publicação da Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012, o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: o NASF 3, abrindo a possibilidade de qualquer município do Brasil faça implantação de equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família.
Pode-se afirmar, então, que o Nasf:
• É uma equipe formada por diferentes profissões e/ou especialidades.
• Constitui-se como apoio especializado na própria Atenção Básica, mas NÃO é ambulatório de especialidades ou serviço hospitalar.
• Recebe a demanda por negociação e discussão compartilhada com as equipes que apoia, e não por meio de encaminhamentos impessoais.
• Deve estar disponível para dar suporte em situações programadas e também imprevistas.
• Possui disponibilidade, no conjunto de atividades que desenvolve, para realização de atividades com as equipes, bem como para atividades assistenciais diretas aos usuários (com indicações, critérios e fluxos pactuados com as equipes e com a gestão).
• Realiza ações compartilhadas com as equipes de Saúde da Família (eSF), o que não significa, necessariamente, estarem juntas no mesmo espaço/tempo em todas as ações.
• Ajuda as equipes a evitar ou qualificar os encaminhamentos realizados para outros pontos de atenção.
• Ajuda a aumentar a capacidade de cuidado das equipes de Atenção Básica, agrega novas ofertas de cuidado nas UBS e auxilia a articulação com outros pontos de atenção da rede.
Fontes:
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_39.pdf
http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_nasf.php
Gabarito: Letra B
-
NÚCLEOS DE APOIO à Saúde da Família (NASF) :
EQUIPE MULTI/profissionais ( compostas por profissionais de diferentes profissões ou especialidades ), que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica, para populações específicas.
Sobre o NASF :
A ) O trabalho do Nasf é orientado pelo referencial teórico-metodológico do apoio matricial.
C ) Recebe a demanda por negociação e discussão compartilhada com as equipes que apoia, e não por meio de encaminhamentos impessoais.
D ) Realiza ações compartilhadas com as equipes de Saúde da Família (eSF), o que não significa, necessariamente, estarem juntas no mesmo espaço/tempo em todas as ações .
E ) Ajuda a aumentar a capacidade de cuidado das equipes de Atenção Básica, agrega novas ofertas de cuidado nas UBS e auxilia a articulação com outros pontos de atenção da rede.
QUESTÃO :
NÚCLEOS DE APOIO à Saúde da Família (NASF) :
EQUIPE MULTI/profissionais ( compostas por profissionais de diferentes profissões ou especialidades ), que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica, para populações específicas.
Sobre o Nasf NÃO é correto afirmar :
GABARITO B ) :
Constitui-se como apoio especializado na própria ATENÇÃO BÁSICA, sendo um ambulatório de especialidades ou serviço hospitalar.
OBSERVAÇÃO :
ATENÇÃO BÁSICA ou ATENÇÃO 1a :
ESF ( ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ) e não o NASF ( Núcleo de Apoio : EQUIPE MULTI/DISCIPLINAR MULTI/PROFISSIONAL .