SóProvas


ID
2507839
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No trabalho social com a família, a literatura pertinente aponta que há duas tendências na incorporação da Família no campo da Política Social enquanto seu sujeito destinatário, a saber:

Alternativas
Comentários
  • "Mioto (2004) destaca que a incorporação da família nas políticas públicas se faz de forma bastante tensionada entre propostas distintas, vinculadas a projetos também distintos em termos de proteção social e societário. Identifica duas grandes tendências nesse processo de incorporação: uma denominada familista e outra protetiva.

     

    A tendência familista traz a centralidade da família, com destaque para a capacidade de cuidado e proteção, denominada “familista” por Esping-Andersen (1999). Nessa as unidades familiares devem assumir a principal responsabilidade pelo bem-estar de seus membros, enquanto canal natural de proteção social, junto com o Estado, mercado e organizações da sociedade civil.

     

    Já a segunda, a tendência “protetiva”, defende que a capacidade de cuidados e proteção da família está diretamente relacionada à proteção que lhe é garantida através das políticas públicas, como instância a ser cuidada e protegida, enfatizando a responsabilidade pública".

     

    http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/IMPASSES_E_DESAFIOS_DAS_POLITICAS_DA_SEGURIDADE_SOCIAL/A_CENTRALIDADE_DA_FAMILIA_NAS_POLITICAS_SOCIAIS_DE_ATENCAO_BASICA_QUAL_PROJETO_E_DIRECAO.pdf