SóProvas


ID
2508217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos aspectos de construção e utilização dos transformadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Os transformadores são utilizados para *abaixar o nível de tensão dos geradores*, para que a transmissão ocorra com baixos níveis de perda.
    Eleva a tensão para diminuir a corrente e diminuir as perdas

    b) A laminação do material ferromagnético é uma das soluções para aumentar as correntes de circulação no núcleo e melhorar o desempenho de um transformador.
    Solução para diminuir perda de correntes parasitas, para isso a a laminação. As perdas no ferro têm duas componentes principais. Aquela relativa às correntes de circulação (que são minimizadas pela laminação do ferro) e aquela relativa à histeresis do material. As perdas por histeresis são proporcionais à freqüência.

    d)Nos transformadores do tipo núcleo envolvente, ou shell tipe, o núcleo do transformador é envolvido pelas bobinas de cobre.

    O transformador é composto por bobinas de cobre acopladas através de um núcleo de material ferro-magnético. As bobinas podem “envolver” o núcleo e o transformador é chamado de “núcleo envolvido” (“core type” – em inglês) ou serem envolvidas pelo núcleo. Nesse caso são chamadas de “núcleo envolvente” (shell type).

    https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fqph.fs.quoracdn.net%2Fmain-qimg-3f8a7a71227976b22a2a9e78555cd1f4&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.quora.com%2FWhat-is-the-difference-between-a-core-type-and-a-shell-type-transformer&docid=YXbXZXwR-QAyAM&tbnid=PMFdVzDXEedBpM%3A&vet=10ahUKEwi-kO2q1NXZAhVDu1kKHTqECGwQMwg3KAEwAQ..i&w=602&h=296&client=firefox-b&bih=636&biw=1168&q=shell%20type%20&ved=0ahUKEwi-kO2q1NXZAhVDu1kKHTqECGwQMwg3KAEwAQ&iact=mrc&uact=8

    e)O autotransformador é construído a partir da ligação entre a bobina do primário e a metade do comprimento da bobina do secundário.

    No transformador normal, cada enrolamento é projetado para suportar a potência nominal. É possível ligar os enrolamentos de forma a melhor aproveitar o material utilizado. Este equipamento é chamado de “autotransformador”.
    O secundário de um autotransformador (ou o seu lado de baixa tensão) é tirado de uma derivação do enrolamento principal (ou primário).

  • Nunca ouvi falar sobre cromatolgia de transformadores. Acredito que ele se refira a cromatrografia. O que são coisas diferentes. 

  • Não é cromatografia de transformadores, mas sim do líquido refrigerante que nele é contido. Um dos laboratórios da CHESF, por exemplo, realiza periodicamente análises de amostras dos óleos de trafos. O problema da alternativa C é que a mesma fala em "análise cromatológica" em vez de "análise cromatográfica", talvez sendo passível a anulação.