SóProvas


ID
250864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a atualidades no âmbito
nacional.

De acordo com dados recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a distribuição da população brasileira encontra-se equilibrada entre as zonas rural e urbana.

Alternativas
Comentários
  • Em 2010, apenas 15,65% da população (29.852.986 pessoas) viviam em situação rural, contra 84,35% em situação urbana (160.879.708 pessoas). 
    Fonte: IBGE, portanto a população continua sendo predominantemente urbana.
  • Errado.

    A população brasileira aumentou nos últimos dez anos, mas cresceu em um ritmo menor do que na década anterior. O país tem 190.732.694 de pessoas, ou seja, cresceu 12,3% contra 15,6% entre 1991 a 2000. Este é o resultado definitivo do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Mas se por um lado o crescimento da população foi menor, por outro aumentou a taxa dos que vivem em áreas urbanas nesta última década: subiu de 81% para 84%. O Paraná, com relação à média nacional, é um estado mais urbano (85,31%), mas mesmo assim tem um dos nove municípios brasileiros que computaram uma quantidade de habitantes de mais de 90% vivendo em áreas rurais.
  • Errado

    A alguns anos a diferença demográfica brasileira vem aumentando, em favor das áreas rurais em detrimento das urbanas.
  • O aumento da população de área Urbana é devido a fatores como:
    -Capitalização do campo
    agroindústria que acabou reduzindo ainda mais os pequenos produtores
    -agriciltura extensiva (produtividade baixa em relação a área produzida):
    Plantation,agricultura de roça (com queimadas como técnica agricula ,que acaba por esgotar o solo).
  • https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/15007-nova-proposta-de-classificacao-territorial-mostra-um-brasil-menos-urbano.html

     

    GAB: E

  • e-

    concentração urbana.

     

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística define zona rural como o contrário da zona urbana. São regiões não urbanizadas ou destinadas à limitação do crescimento urbano, utilizadas em atividades agropecuárias, agroindustriais, extrativismo, silvicultura e conservação ambiental. Muitas das áreas rurais estão protegidas como área de conservação, terras indígenas, turismo rural. Zona rural (campo) é o oposto de zona urbana (região de habitação, trabalho e outras funções básicas da população), ou seja, quando comparadas à zona urbana, com a zona rural, são muitas vezes caracterizadas como carentes e precárias.

  • Gabarito: ERRADO.

     

     

    A afirmativa está errada já que a população é majoritariamente urbana, contando com 88.8% da pessoas vivendo em cidades enquanto 11,2% vivem no meio rural.

     

     

    Prof. Giovanni Mannarino