SóProvas


ID
2508823
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito de asfixias por constrição cervical, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo de estrangulamento sem a presença de sulco é o famoso "mata-leão"

  • Estrangulamento antibraquial

  • a) CERTO - materiais moles (borrachas) e mais largos (lençóis) podem estrangular sem provocar o aparecimento de sulco.

    b) ERRADO na maioria das vezes é suicida, em razão da maior dificuldade de matar alguém por enforcamento.

    c) ERRADO nem sempre haverá fratura do osso hioide no enforcamento.

    d) ERRADO é a que MAIS apresenta fraturas da laringe e osso hioide, em razão do excesso de força empregada pelo agressor.

    e) ERRADO poderá haver sulco oblíquo descendente no enforcamento atípico, onde o nó não se encontra na parte posterior do pescoço.

     

    OBS: Comentei sem qualquer consulta. Caso algo esteja errado, peço que avisem, por gentileza.

  • A) CORRETO- Segundo Hércules: “o sulco pode faltar em alguns casos, por exemplo, quando o material que constituir o laço for largo e liso, e a duração e intensidade da constrição forem pequenas, como nos casos de infanticídio. Mas é mais comum que falte nos estrangulamentos feitos com técnicas de luta livre.” 

    B) INCORRETO- A causa jurídica é suicida na maioria das vezes. Os homicídios são raros, e há um bom número de casos de estrangulamento decorrentes de acidentes (ex: bebê que cai fora do berço e fica com o corpo preso entre as barras verticais laterais e pendurado para fora). 

    C) INCORRETO- nem sempre. Segundo Hércules: “de um modo geral, há concordância de que as fraturas situam-se nos cornos maiores do osso hioide e nos cornos superiores da cartilagem tireoide. Numa revisão recente da literatura, em média, houve fratura em 8% dos hioides e 15% das cartilagens tireoides. Knight refere um estudo prospectivo de 61 casos, feito por Luke em 1985, que revelou fratura do hioide em 23% e da tireoide em 13% dos casos.” 

    D) INCORRETO- A esganadura é a forma de constrição cervical que mais apresenta fratura dos elementos do plano visceral do pescoço. Segundo Hércules: “ Revendo a literatura de Ubelaker, achou, nas esganaduras, uma incidência de fratura nas cartilagens da laringe que variou de 50 a 71% dos casos e de 17 a 71 % no osso hioide”. 

    E) INCORRETO- Segundo Hércules “Sulco- em condições habituais, é oblíquo com relação ao eixo do pescoço e ascendente desde a posição da alça até o local do nó. Quando esse é fixo, o sulco costuma ser incompleto, porque se torna superficial à medida que dele se aproxima, podendo interromper-se... o aspecto geral do sulco depende de vários fatores ligados à natureza do laço e o tipo de enforcamento (por ex, natureza do laço, número de voltas, largura do laço, peso do corpo, tempo e grau de suspensão, extensão da alça, posição do nó, topografia e deslizamento do laço após a suspensão). 

    HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 496,500 e 504.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • Alínea A: O sulco pode faltar em alguns casos. Em primeiro lugar, quando o material que constituir o laço for largo e liso, e a duração da intensidade da constrição forem pequenas, como nos casos de infanticídio. Mas é mais comum que falte nos estrangulamentos feitos com técnicas de luta livre. O braço e o antebraço do agressor são muito largos e moles, costumam atuar por pouco tempo, e, em geral, a finalidade é apenas conter a vítima, como ocorre pela ação de policiais durante tumultos e de enfermeiros contendo pacientes em agitação psicomotora. No caso de haver interposição da roupa, da barba ou da mão da vítima, o sulco não desaparece, fica apenas interrompido. HERCULES, Hygino de C. Medicina Legal, texto e Atlas, 2ª Edição, pg. 548.

  • Questão bem aprofundada e que exigiu conhecimentos técnicos e específicos.

    A) CORRETO- Segundo Hércules: “o sulco pode faltar em alguns casos, por exemplo, quando o material que constituir o laço for largo e liso, e a duração e intensidade da constrição forem pequenas, como nos casos de infanticídio. Mas é mais comum que falte nos estrangulamentos feitos com técnicas de luta livre."

    B) INCORRETO- A causa jurídica é suicida na maioria das vezes. Os homicídios são raros, e há um bom número de casos de estrangulamento decorrentes de acidentes (ex: bebê que cai fora do berço e fica com o corpo preso entre as barras verticais laterais e pendurado para fora).

    C) INCORRETO- nem sempre. Segundo Hércules: “de um modo geral, há concordância de que as fraturas situam-se nos cornos maiores do osso hióide e nos cornos superiores da cartilagem tireoide. Numa revisão recente da literatura, em média, houve fratura em 8% dos hioides e 15% das cartilagens tireoides. Knight refere um estudo prospectivo de 61 casos, feito por Luke em 1985, que revelou fratura do hióide em 23% e da tireoide em 13% dos casos."

    D) INCORRETO- A esganadura é a forma de constrição cervical que mais apresenta fratura dos elementos do plano visceral do pescoço. Segundo Hércules: “ Revendo a literatura de Ubelaker, achou, nas esganaduras, uma incidência de fratura nas cartilagens da laringe que variou de 50 a 71% dos casos e de 17 a 71 % no osso hióide".

    E) INCORRETO- Segundo Hércules “Sulco- em condições habituais, é oblíquo com relação ao eixo do pescoço e ascendente desde a posição da alça até o local do nó. Quando esse é fixo, o sulco costuma ser incompleto, porque se torna superficial à medida que dele se aproxima, podendo interromper-se... o aspecto geral do sulco depende de vários fatores ligados à natureza do laço e o tipo de enforcamento (por ex, natureza do laço, número de voltas, largura do laço, peso do corpo, tempo e grau de suspensão, extensão da alça, posição do nó, topografia e deslizamento do laço após a suspensão). HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 496,500 e 504.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A .
  • ENFORCAMENTO- CAUSA JURÍDICA DA MORTE

    A maioria deve-se ao suicídio.

    FONTE: HYGINO

  • Eu coloquei letra E porque achei que era somente sulco oblíquo ascendente em enforcamento e Horizontal em estrangulamento. ENTRETANTO, veja essa foto mostrando um Sulco oblíquo descendente :https://slideplayer.com.br/slide/4038009/12/images/58/Enforcamento.jpg

    Isso só ocorreu porque foi um nó atípico(região posterior)