-
Gabarito: Letra D
A marca de Jellineck resulta da faísca elétrica que salta do condutor para a pele, antes de se estabelecer o perfeito contato entre esta e aquele. Por meio dessa marca, verifica -se, visualmente, que a vítima sofreu eletroplessão. Às vezes aparece como lesão em sacabocado, indolor, asseptica. A marca de Jellineck denuncia que a vítima foi afetada pela eletricidade industrial.
Quando a questão fala que é um tipo especial de queimadura, ela quer dizer que A marca elétrica é diferente da queimadura elétrica. A primeira representa exclusivamente a porta de entrada da corrente elétrica no organismo, pouco significativa, podendo até passar despercebida ou estar ausente. Sua ausência não quer dizer que não houve passagem da corrente elétrica. As queimaduras elétricas são resultantes do calor de uma corrente, têm a forma de escara pardacenta ou escura, apergaminhada, bordas nítidas, sem área de congestão, nem tampouco presença de flictenas.
Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França
-
O gabarito não seria a letra C?
-
A C está incorreta porque foi formulada de forma muito vaga. Queimaduras com energia elétrica natural (raios) também decorrem de eletricidade de alta tensão.
-
Questão estranha. No França é bem claro que marca elétrica é diferente de queimadura elétrica. Queimadura é pelo calor da corrente elétrica que passa, tem a ver com efeito Joule, etc. Inclusive é uma pegadinha já explorada por outras bancas de trocar o nome pra queimadura elétrica de Jellineck e a questão estar errada. Ou seja, bem bizarro.
Quando à letra C, no França diz que quando é de alta tensão, há características mistas, queimaduras e marcas elétricas. Ou seja, não está errada 100%.
-
Lesões: Marca elétrica de Jellinek - se apresenta, quando presente, com a forma circular elíptica ou estrelada com o centro encovado e as bordas elevadas; coloração esbranquiçada; consistência endurecida; mumificada. É indolor e fixa ao plano adjacente, as vezes toma a forma do condutor (fio, plug, placa). Não deve ser chamada de queimadura.
-
A eletricidade pode ser natural (cósmica) ou artificial (industrial), sendo que ambas podem causar lesões. A energia natural corresponde aos raios, que podem gerar lesões por fulminação (morte) ou lesões por fulguração (lesões corporais). A maioria das vítimas de raios não morre, apenas apresentam lesões corporais. Um raio, entretanto, pode causar lesões graves, como rompimento de ossos, vasos sanguíneos.
Sinal de Lichtemberg (lesão arboriforme): local de entrada e saída no corpo humano dos raios (energia natural). Recebe esse nome, pois a lesão se assemelha a galhos de árvore. Lesão causada pela fulguração. Ocorre nos vasos sanguíneos, apesar de ser visível na pele. Internamente, o raio, pode produzir hemorragias e até fraturas. O local de saída da energia são normalmente os pés. É comum a vítima apresentar queimaduras elétricas pela passagem da corrente pelo corpo.
A energia artificial pode gerar a lesão por eletroplessão, que é a lesão acidental, ou até provocar a morte. A energia capaz de provocar a morte intencional do sujeito é chamada de eletrocussão.
Marca elétrica de Jellinek: local da entrada da energia artificial. Provocada pela eletroplessão. Possui forma circular, elítica ou estrelada de consistência endurecida, bordas altas, leio deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor e asséptica. O ferimento é indolor com forma do condutor que originou a descarga.
-
Sinal de Jellineck: eletricidade industrial (eletroplessão)
Sinal de Lichtemberg: eletricidade natural. Ex: raios
-
Questão desinformante
-
Banca adota o autor Hygino de C. Hércules:
Nos acidentes causados por VOLTAGENS BAIXAS, dependendo da resistência da pele e do tempo de duração do contato, podemos encontrar uma lesão muito característica: A MARCA ELÉTRICA DE JELLINEK, que é uma forma especial de queimadura.
A EXTENSÃO da marca elétrica costuma ser pequena, mas atinge grande profundidade. Evolui sem exsudação e não tem tendência a se infectar, já que os vasos sanguíneos da região são igualmente coagulados pela ação térmica. É esse o principio do bisturi elétrico, que corta os tecidos sem provocar sangramento.
-
GABARITO D
Para quem teve dúvidas na C, a marca elétrica não é característica exclusiva da alta tensão pelo fato desta ser MISTA. Quando acontecem situações envolvendo alta tensão pode ocorrer a lesão mista composta pela marca elétrica e a queimadura.
bons estudos
-
Alguém me explique por favor.
Imaginava que marca/sinal e queimadura eram coisas distintas.
-
“Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. (...), quando a eletricidade é de alta tensão, dá margem às lesões mistas, ou seja, à marca elétrica e à queimadura.". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 308.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
-
Sinal de JELLINEK===eletricidade INDUSTRIAL===marca elétrica, forma especial de queimadura
-
Gabarito: D
Trata-se de um tipo especial de queimadura.
Marca elétrica de Jellineck — De aspecto circular, elíptica ou em roseta, pode não existir. Aderente ao plano cutâneo subjacente, tem valor médico--legal para indicar a porta de entrada da corrente elétrica no organismo. Indolor, despida de reações inflamatórias por asséptica, forma-se rapidamente mostrando grande tendência à cura. (CROCE).
Marca elétrica de Jellinek, embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. (FRANÇA).
Justificativa do erro da C:
Não necessariamente a alta tensão irá produzir tal marca. Conforme ensina CROCE:
"Condições individuais de condutibilidade dos tecidos, como pele grossa e seca ou pele úmida e fina, oferecem, respectivamente, maior ou menor resistência às correntes elétricas. Destarte, quanto maior for a resistência dos tecidos à passagem da corrente, tanto mais graves serão as lesões apresentadas, pois é por efeito da resistentcia que a energia elétrica se transforma em calórica, gerando as queimaduras."
FONTE:
Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. 1. Medicina legal I.
França, Genival Veloso de, 1935- Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.
-
A marca elétrica de Jellinek ocorre em vítimas de casos de eletroplessão, consistindo em lesão simples que ocorre em vida, podendo ocorrer em correntes de baixa tensão. Por exclusão, referida marca trata-se de um tipo especial de queimadura, provocada pela ação de eletricidade artificial.
Gabarito: D
-
Nesse concurso tinha como bibliografia p/ MEDICINA LEGAL:
6. DOUGLAS, Willian; GRECO, Rogério. Medicina Legal à Luz do Direito Penal e do Direito Processual Penal. 2ª
edição. Niterói: Ed. Impetus, 2016.
7. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal. 10ª edição. São Paulo: Guanabara Koogan, 2015.
8. HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal Texto e Atlas. 2ª edição. São Paulo: Ed. Atheneu, 2014.
-
GABARITO: D)
A) Lesão por arco voltaico: ocorre em danos elétricos de altas voltagens em que há formação de faíscas, que saltam do condutor para o corpo e podem escoar para o solo. DANO ELÉTRICO SEM CONTATO DIRETO!!
B) A lesão mais encontrada na FULGURAÇÃO é o Sinal de Lichtenberg → eletricidade natural/cósmica! Fenômenos vasomotores. LESÃO EFÊMERA/ TEMPORÁRIA.
C) Não há referência de que sejam características dos acidentes com eletricidade de alta tensão. Mas já encontrei uma questão com a seguinte afirmativa: Nos acidentes causados por VOLTAGENS BAIXAS, dependendo da resistência da pele e do tempo de duração do contato, podemos encontrar uma lesão muito característica: A MARCA ELÉTRICA DE JELLINEK, que é uma forma especial de queimadura.
D) Hygino afirma que é um tipo de queimadura elétrica. França afirma que são coisas diferentes.
E) Não são lesões post mortem, e sim a porta de entrada da corrente elétrica, sendo considerada uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização.
-
Lembrando: O que causa a queimadura é o efeito Joule. O que isso implica? Partes mais duras do corpo como sola dos pés e palmas das mão irão sofrer maior queimadura, pois oferecem maior resistência para passagem da corrente elétrica.
Além disso, áreas extremamente sensíveis e com pele fina, sofrem pouca ou nenhuma queimadura devido ao fato de não oferecerem resistência para a corrente elétrica. Exemplo disso eram as torturas feitas na região dos mamilos, dando choques que não deixavam qualquer marca aparente, mas causavam grande estrago nos órgãos internos.
-
Sinal de Jellenik é um sinal específico da lesão provocada por eletricidade industrial. Trata-se de uma forma especial de queimadura, indolor em razão da destruição dos filetes nervosos locais e pode ter forma circular ou estrela, escava ou em baixo relevo, com bordos elevados, secos, duros e apergaminhados e tonalidades próxima do amarelado-acastanhado, podendo ser descrita, também, com branco amarelada. Medicina legal, Wilson Luiz Palermo, pag.250.
-
A eletricidade industrial ou artificial pode provocar lesões corporais, letais ou não, denominadas ELETROPLESSÃO, frequentemente ocasionadas por defeitos de instalações (campainhas, telefones, chuveiro elétrico), mau isolamento de fios condutores, imperícia ou negligencia da vitima. A ELETROCUSSÃO é a descarga letal.
As lesões da eletricidade artificial variam de acordo com a corrente, alta ou baixa tensão. A lesão mais típica é a marca elétrica de JELLINEK (não são produzidas por arco voltaico que são centelhas ou faíscas de intensa luminosidade), embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão na pele de forma circular, elíptica ou estrelada, consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar a forma do condutor elétrico.
-
Para o concurso da PCPB, adote o entendimento do França: marca elétrica de jellinek* e não queimadura de jellinek.
Marca elétrica de Jellinek
- Decorrente de eletricidade artificial ou industrial (eletroplessão e eletrocussão)
- Lesão mais típica presente nesse caso
- Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor elétrico
- Nem sempre está presente
- Representa a porta de entrada da corrente elétrica
- As marcas produzidas pelas descargas elétricas no corpo são ocasionadas pelo efeito Joule e não pelo efeito ampere
- É uma marca elétrica e não uma queimadura elétrica (França)
- Trata-se de uma reação vital do organismo
-
questão mal feita. péssima