SóProvas


ID
2508853
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Vítima apresenta em região frontal, linha média, 3 cm abaixo da linha de implantação dos cabelos, ferimento produzido por projetil de arma de fogo (tiro) com as seguintes características: estrelado, irregular, porção central circular em que a pele adjacente está escura e a parede óssea está recoberta por material pulverulento; a partir dessa porção central, irradiam-se fendas radiais e irregulares, com bordas não escoriadas; há enfisema subcutâneo. Na região occipital, observa-se, no couro cabeludo, ferimento produzido por projétil de arma de fogo (tiro), irregular, bordos evertidos, sangrante, de diâmetro menor que o ferimento descrito anteriormente; ausência de orlas e zonas. Assinale a alternativa correta sobre esse caso.

Alternativas
Comentários
  • Sinal de Bonnet ou funil de Bonnet ( tronco de cone ): dá o diagnóstico diferencial entre o orifício de entrada e saída no plano ósseo, principalmente no crânio e outras partes do corpo que possuem ossos achatodos ( costela, ilíaco, esterno,omoplata)

    Orificio de entrada 

    - ferimento regular e menor

    Orificio de saída

    -ocorre o oposto, ferimento maior

    GABARITO E

     

     

  • Ora, parece-me que a alternativa A também está correta. A região occiptal está na posterior da cabeça. Além disso, o ferimento encontrado nela possui todas as características de ferimentos de saída. Pode-se, portanto, concluir afirmativamente pela assertiva feita na primeira alternativa.
  • Joao Bordin: A alternativa A ao meu ver está incorreta, pois lesões de saída de projétil não apresentam orlas nem zonas de esfumaçamento, enxugo, pois os materiais proveniventes na combustão da pólvora ficam no orifício de entrada. 

    GABARITO E 

  • "Feridas de entrada nos tiros encostados, com planos ósseos logo abaixo, têm forma irregular, larga, com entalhes e lacerações, devido à ação resultante dos gases que descolam e afastam os tecidos. Isto porque os gases da explosão penetram na ferida e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É frequente na região frontal ou esternal, e é chamada de Boca de mina de Hoffman."

    Importante ainda observar que nas lesões em tronco de cone, o orifíco de saída é maior, semelhante a um funil ao contrário.

    Revista Brasileira de Odontologia Legal, 2015.

    Dessa forma, a mais correta seria a alternativa A.

     

  • A letra A está errada pois se trata do trajeto e não da trajetória ( da saída da arma ate antes de perfurar o corpo).

  • Vamos analisar a questão:


    “Sinal de Bonnet: também chamado de "cone truncado "; o atingir os ossos o projétil de arma de fogo deixa uma lesão na saída do osso, ou ferimento de entrada arredondado, regular e em forma de saca-bocado.

    Sinal de Bonnet - ocorre nos tiros encostados/apoiados - ocorre nos ossos díploe (normalmente encontrado no crânio - trata-se de uma camada esponjosa) em que a incidência do projétil apresenta uma formatação de um cone. A parte mais estreita (tronco do cone) indica a sua entrada. Já a base do tronco, a sua saída.


    Gabarito do professor: letra E.
  • A pegadinha da alternativa A está no "trajetória". Trajetória é o percurso do projétil ao sair da arma até chegar ao alvo. O percurso do projétil dentro do corpo (vivo ou não) chama-se "trajeto".

    A alternativa E está correta. A calota craniana é formada por duas tábuas ósseas, então, quando um projétil entra, a primeira tábua faz um buraco redondo, e a tábua interna explode para dentro, ficando como se fosse um funil invertido.

    No caso em questão, foi um tiro encostado, por isso o orifício de entrada está irregular, tem gás no subcutâneo (sinal da camara de mina de Hoffmann) e a zona de esfumaçamento está no osso (sinal de Benassi).

    A lei não obriga a abrir as 3 cavidades.

    Pode ter sido suicídio.

    Não foi por alta energia. Nesse caso, o orifício de saída seria maior.

  • A alternativa A está errada pois se trata de trajeto e não trajetória.

    Para diferenciar trajeto e trajetória eu fiz a seguinte analogia: trajeto é uma palavra menor, portanto é o caminho menor que o PAF percorre, ou seja só dentro do corpo da vítima.

    Já trajetória que é uma palavra maior é consequentemente um caminho maior ou seja, dentro do corpo da vítima + a distância até penetrar o corpo.

    Espero ter contribuído.

  • Gabarito: E

    SINAL ou FUNIL DE BONNET

    Conforme elenca França:

    "O diagnóstico diferencial entre o ferimento de entrada e o de saída no plano ósseo, principalmente nos ossos do crânio, é feito pelo sinal de funil de Bonnet ou do cone truncado de Pousold. Na lâmina externa do osso, o ferimento de entrada é arredondado, regular e em forma de “saca-bocado”. Na lâmina interna, o ferimento é irregular, maior do que o da lâmina externa e com bisel interno bem definido, dando à perfuração a forma de um funil ou de um tronco de cone. O ferimento de saída é exatamente o contrário, como um amplo bisel externo, repetindo a forma de tronco de cone, mas, desta vez, com a base voltada para fora.Em outros ossos chatos, como, por exemplo, a escápula, levando em conta tais características, é plenamente possível determinar a direção do tiro, se de diante para trás ou de trás para diante."

    Genival Veloso de França (pág. 301).

  • pessoal só fala da A ninguém fala das outras
  • Vejam como é um sinal de Bonnet:

    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSLlhhHkgU3ExfHkuR58mIs7hzIQaBqltaJZw&usqp=CAU