SóProvas


ID
2508862
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre afogamento, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ''Tendo em vista que os desenhos da crista papilar se formam na derme, a simples remoção da epiderme não descaracteriza o desenho formado na ponta dos dedos, em alguns casos poderá apenas dificultar a colheita para confronto.

    No caso de cadáveres, a impressão digital dura até a fase coliquativa, ou seja, quando a derme passa a ser destruída pela putrefação do corpo.

    Somente torna-se impossível a percepção dos desenhos das polpas dos dedos no caso de queimaduras de 3º grau, onde há total destruição de tecidos internos e mais profundos, não havendo qualquer possibilidade de identificação datiloscópica.''

    complemento ...

    ''Período coliquativo (Período de redução dos tecidos): inicia-se no fim do primeiro mês e pode estender-se por meses ou até dois ou três anos. Caracteriza-se pelo amolecimento e desintegração dos tecidos, que se transformam em uma massa pastosa, semilíquida, escura e de intensa fetidez, que recebe o nome de putrilagem.''

  • REsposta E

    Sobre a D: presença do cogumelo de espuma (também chamado de enfisema hidroaéreo), geralmente presente no afogamento em água salgada. Esse sinal não é considerado patognomônico, mas sugere que a morte tenha sido em virtude de um afogamento verdadeiro (pois ele também pode ocorrer na asfixia por soterramento). O líquido aspirado mistura-se com o ar alveolar e com as secreções presentes ao longo das vias respiratórias, bem como com o sufactante, uma substância especial que recobre o epitélio alveolar. A expulsão da espuma das vias respiratórias começa logo após a morte, por causa da redução do volume do tórax pelo relaxamento dos músculos torácicos. E continuam depois pela elevação diafragmática devida aos gases formados no intestino grosso, que espreme as bases pulmonares. Se a necropsia custar a ser feita, é possível que o patologista não encontre mais o cogumelo de espuma. Por isso, seu valor para o diagnóstico fica limitado (HERCULES, Hygino de C. Medicina Legal, texto e Atlas, 2ª Edição, pg. 567)

  • Letra D também está COMPLETAMENTE ERRADA. O cogumelo de espuma NÃO tem valor limitado para o diagnóstico de afogamento. É um sinal externo de asfixia, e, apesar de manifestar-se frequentemente nos casos de submersão, NÃO se limita a isso. Trágico.

  • Alguém poderia me dizer a diferença entre afogamento em água salgada e água doce?

  • Afogamento em agua doce: A morte se da por parada cardiaca, pois a agua passa pelos alveolos para os vasos e dilui o sangue (hemodiluição), desta forma  com o aumento subito do sangue (hipervolimia) acontece a falencia cardiaca, pois o coração não consegue bombear todo o volume.

     

    Afogamento em agua salgada:  a agua do mar é mais concentrada do que o sangue, essa agua mais concentrada desloca a gua do sangue para dentro dos alveolos, os quais ficam encharcados tanto pela agua aspirada, como pela agua que vem do sangue, o que leva a asfixia

  • Vamos analisar a questão:


    “Os sinais cadavéricos do afogado estão caracterizados pelos sinais externos e internos: Maceração da epiderme, localiza-se principalmente nas mãos e nos pés devido à maior espessura da epiderme. De início, a epiderme se apresenta grossa, enrugada e de tonalidade esbranquiçada, depois destaca-se como se fossem verdadeiros dedos de luva, inclusive desprendendo-se junto com as unhas [...]Cogumelo de espuma, em alguns casos, nota-se um cogumelo de espumas de tonalidade branca ou rósea sobre a boca e narinas, estendendo-se o líquido espumoso até a traqueia e os brônquios. [...]Embebição cadavérica, a presença demorada do corpo afogado dentro da água faz com que os tecidos sejam embebidos e dificulte a desidratação, inclusive com alteração da rigidez cadavérica. [...]Mancha verde da putrefação, no esterno ou na parte inferior do pescoço, e não na fossa ilíaca direta, como classicamente se conhece noutras situações. [...]". Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, pg. 345


    Gabarito do professor: letra E.
  • Também entendi a alternativa D como correta, pois o cogumelo de espuma não pode ser utilizado para diagnóstico de afogamento. Então ele possui valor limitado.

  • Lembrando que a questão pede a incorreta...
  • Gabarito: E

    A)CORRETA

    Afogamento em agua doce: a água é hipotônica em relação ao plasma, por isso é repidamente absorvida pelos alvéolos e ocasiona a hemodiluição e hipervolemia. A morte ocorre por falência cardíaca (coração não consegue bombear todo o volume).

    Afogamento em agua salgada: a água é hipertônica em relação ao plasma, o líquido ocupa os alvéolos e há aumento da osmoloridade do sangue. Ocorre hipovolemia, hemoconcentração e edema pulmonar. A morte é ocasionada por asfixia.

    B) CORRETA

    C) CORRETA

    Afogado branco ou seco (Parrot). A morte dá-se na água, mas o indivíduo não chega a aspirar a água, ocorre antes uma parada cardiorrespiratória central.

    No afogado branco não serão vistas as características de asfixia.

    D) CORRETA

    O cogumelo de espuma, embora encontrado com frequência nos afogados, não é patognomônico para afogamento.

    E) INCORRETA

    O Fenômeno da maceração não tem início com 48 horas.

    De acordo com França:

    "Em geral, flutua com 24 h após a morte ou até 5 dias, a não ser que algo estranho possa ocorrer, como a destruição rápida das partes moles por animais da fauna aquática, ou que o cadáver fique preso no fundo da água. No mar, ele flutua mais cedo, em virtude do maior peso específico da água salgada, que é em torno de 1,027. Em uma terceira fase, com a ruptura dos tecidos moles e o esvaziamento dos gases, a densidade do corpo volta a prevalecer sobre a da água e verifica-se a segunda imersão. Finalmente, em uma quarta fase, muito mais adiante, com a evolução para a adipocera, diminuindo o peso específico do corpo, o cadáver voltará à superfície, ocorrendo a segunda flutuação."

    Fonte: aulas Carlos Palhares.

    Genival Veloso de França.

  • vale ressaltar o que diz Genival Veloso sobre o fenômeno da Maceração, que ocorre, também, em afogamentos: "Nas mãos, estes retalhos apresentam as cristas papilares, conservando as impressões digitais por algum tempo e ainda a permanência das unhas." Tempo esse indeterminado e que o meio aquoso é que definirá; assim, é errado dizer que o exame datiloscópico é inviável após as 48 horas.

  • feita através do levantamento dactiloscópico: da para ser realizado ate a fase de putrefação. Pois demora.

  • CESPE) Nos afogados em água doce, a hemoconcentração associada à asfixia provoca hemólise, liberação do potássio intracelular e parada cardíaca em fibrilação ventricular. (ERRADO)

    Bizu:

    Água doce – hemodiluição (d com d)

    Água salgada – hemoconcentração (letras a com letras a)