SóProvas


ID
2508913
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a acumulação remunerada de cargos públicos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A proibição de acumular cargos públicos remunerados não se estende às autarquias, fundações e empresas públicas. (a proibição é ampla).

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos

  • XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    a) a de dois cargos de professor; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001)

     

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

  • Lei 8112: 

    Art. 118. Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. 

    SS 1° A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios. 

  • Eis os comentários sobre cada uma das opções:

    a) Certo:

    Esta alternativa apresenta, com correção, as hipóteses constitucionalmente admitidas de acumulação de cargos públicos, previstas no art. 37, XVI, da CRFB:

    "Art. 37 (...)
    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:      

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;"

    Logo, sem equívocos neste item. 

    b) Certo:

    Esta proposição tem esteio na regra do art. 133 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:"  

    c) Errado:

    Desta vez, a Banca apresenta assertiva em desacordo com a norma do art. 37, XVII, da CRFB, que expressamente afirma que a vedação de acúmulo se aplica às autarquias, fundações públicas e empresas públicas.

    "Art. 37 (...)
    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;" 

    d) Certo:

    Realmente, a penalidade de demissão é cabível em se tratando de acúmulo ilegal de cargos, empregos ou funções, a teor do art. 132, XII, da Lei 8.112/90:

    "Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;"

    Ademais, a observância do devido processo legal, para além de constituir garantia constitucional (CRFB, art. 5º, LIV), também pode ser extraída do teor do art. 143 da Lei 8.112/90:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    e) Certo:

    O acerto desta última afirmativa tem esteio no inciso XVII do art. 37 da CRFB, acima já transcrito.


    Gabarito do professor: C