-
Sistema de endereçamento localização de materiais:
O objetivo de um sistema de localização de materiais deverá ser o estabelecimento de meios necessários à perfeita identificação da localização dos materiais estocados sob a responsabilidade do almoxarifado. Deverá ser utilizada uma codificação representativa de cada local de estocagem, abrangendo até o menor espaço de uma unidade de estocagem. Cada conjunto de código, deve iniciar, precisamente, o posicionamento de cada material estocado, facilitando as operações de movimentação, inventário, etc.
Normalmente são utilizados dois critérios de localização de material:
· Sistema de Estocagem Fixa: Sistema onde são determinados um número de áreas de estocagem para cada tipo de material, definindo-se que somente os materiais desse tipo poderá ser estocado nessas áreas.
Técnica: Os requisitos de espaços físicos devem ser calculados para o pico de estoque de cada produto.
Desvantagem: Nesse sistema poderá ser criados espaços com alto grau de ociosidade e como os níveis máximos de estoque geralmente não ocorrem no mesmo período, o nível de utilização resultante pode ser baixo.
· Sistema de Estocagem Livre: Sistema onde não existem locais fixos de armazenagem, a não ser, para materiais de estocagens especiais.
Técnica: Quando os produtos chegam ao armazém são designados a qualquer espaço livre disponível possibilitando o melhor uso da área, para manter o registro de um item que pode estar em diversos locais diferentes, deve-se ter um código de recuperação eficaz devido ao padrão sempre variável do arranjo dos produtos, deve existir um sistema elaborado de preenchimento dos pedidos combinados com a codificação.
Desvantagem: Esse sistema poderá ocasionar maiores percursos para montagem dos pedidos, tendo em vista que um único item poderá ser localizados em diversos pontos.
“Segundo o livro Planejamento de instalações (Facilities planning) de James Tompkins e John White, é dito que o endereçamento ideal considera cinco princípios: Popularidade, similaridade, tamanho, características e utilização de espaços. A maioria dos armazéns estocam os itens de alta popularidade próximos à expedição, porém muitas vezes ignora a possível ergonomia da estocagem na chamada ‘zona de ouro’.” ou área ideal .
Dentro das operações de endereçamento e localização de materiais vemos a necessidade de implantação de códigos ou indicações de cada item, para que haja um controle do processo distributivo de alocação de produtos. A tecnologia da Informação pode vir a revolucionar a identificação de pacote e acelerar seu manuseio. A chave para a rápida identificação do produto, quantidades e fornecedor, é o código de barras linear ou código de distribuição.
Fonte: http://www.portalgerenciais.com.br/administra%C3%A7%C3%A3o-de-materiais-e-recursos-patrimoniais.php
-
a) Sistema de estocagem fixa : nesse sistema é determinado o número de áreas de estocagem para um tipo de material, definindo -se, assim, que somente materiais deste tipo poderão ser armazenados nos locais marcados.
b) sistema de estocagem livre: neste sistema não existem locais fixos de armazenagem, a não ser para materiais de estocagem especiais. Os materiais vão ocupar os espaços vazios disponíveis dentro do depósito.
Gabarito C
-
A FONTE DO COMENTÁRIO DO COLEGA DIMAS:
http://www.portalgerenciais.com.br/administração-de-materiais-e-recursos-patrimoniais.php
-
LETRA C
OUTRAS QUESTÕES
Q801624 Na Administração de Recursos Materiais, quando os materiais são colocados sempre no mesmo local a cada renovação de estoque, ou quando existem áreas determinadas de estocagem para cada tipo de material, dá-se o nome de: e) Estocagem fixa.
Q260138 O sistema de estocagem livre caracteriza-se pela não realização de controle de endereçamento dentro do almoxarifado. [ERRADO]
-
Gabarito Letra C
-->As prateleiras devem ser identificadas por letras, cuja seqüência deve ser iniciada em A no sentido de baixo para cima da estante e o escaninho por números no sentido do corredor principal para a parede lateral. Normalmente são usados dois
-->critérios de localização de material:
a) Sistema de estocagem fixo;
b) Sistema de estocagem livre
-
Localização de Materiais
• Sistema de estocagem fixo (centralizado)
• Sistema de estocagem livre (descentralizado)
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os sistemas de localização. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém os sistemas de localização de materiais.
De acordo com Dias (2019), normalmente são usados dois critérios de localização:
- sistema de estocagem livre;
- sistema de estocagem fixo.
No sistema de estocagem fixo é determinado um número de áreas de estocagem para um tipo de material, definindo somente determinado tipo de material pode ser estocado nos locais marcados. Com esse sistema a organização corre o risco de desperdiçar áreas de armazenagem.
O sistema de estocagem livre não existem locais fixos de armazenagem, a não ser para materiais de estocagem especiais. Os materiais vão ocupar os espaços vazios disponíveis dentro do depósito.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
DIAS, M. A. P. Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.