SóProvas


ID
2508979
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Benchmarking pode ser visto como processo que visa alcançar a identificação e posterior análise das melhores práticas do mercado. Sua aplicabilidade não se restringe somente à investigação de outras organizações (ARAUJO, 2011). Sobre essas afirmativas, marque a alternativa correta que identifica os tipos de Benchmarking.

Analise as afirmativas a seguir.


I. Interno

II. Competitivo

III. Funcional (genérico)

IV. De Mercado

V. De Confronto


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Existem pelo menos quatro tipos de benchmarking:

     

    benchmarking interno; benchmarking competitivo; benchmarking funcional e benchmarking genérico.

  • Tipos de Benchmarking

    Existem pelo menos quatro tipos de benchmarking: benchmarking interno; benchmarking competitivo; benchmarking funcional e benchmarking genérico.

    Benchmarking Interno
    O benchmarking interno é praticado por empresas que visam identificar as melhores práticas internas da organização e disseminar sobre essas práticas para outros setores da organização.
    Este tipo de benchmarking e um dos mais fáceis de ser executado, pois os dados envolvidos estão facilmente disponíveis e não há problemas de confiabilidade, porém pode haver desvantagens neste tipo de benchmarking, pois as práticas internas podem estar impregnadas pelos mesmos paradigmas.
    A realização de um benchmarking interno, geralmente propicia um passo para um estudo voltado para fora, ou seja, uma focalização externa na busca de melhorias, ou ainda, a prática de um benchmarking externo.

    Benchmarking Competitivo
    O benchmarking competitivo é o tipo mais difícil de ser praticado, porque as empresas visadas são aquelas que disputam o mesmo mercado, ou seja, concorrentes diretos, e geralmente não estão dispostas ou interessadas em ajudar a equipe envolvida no processo de um benchmarking competitivo.
    O benchmarking competitivo foca em medir funções, métodos e características básicas de produção em relação aos seus concorrentes diretos, e melhorá-los de forma que a empresa possa inicialmente alcançar os seus concorrentes, e depois ultrapassá-los, tornando-a melhor do ramo, ou no mínimo melhor que seus concorrentes.

    Benchmarking Funcional
    O benchmarking funcional é a forma mais utilizada, pois não há necessidade de comparar-se com um concorrente direto. As empresas investigadas, geralmente são de ramos distintos, que adotam técnicas interessantes em atividades especificas, que possam ser colocado em prática na empresa do investigador, como por exemplo embalagem, faturamento ou controle de estoques.
    O processo de um benchmarking funcional poderá ser altamente produtivo, pois possibilita que a troca de informações se dá de maneira mais fácil, não tendo problemas com a confiabilidade das informações, pois as empresas envolvidas não disputam o mesmo mercado.

    Benchmarking Genérico
    Nesse processo de benchmarking, as empresas participantes tem função ou processos empresariais semelhantes, independente das diferenças entre as indústrias. Um desses processos pode ser, por exemplo a análise, desde a entrada de um pedido na indústria até a entrega do produto ao cliente.
    O benchmarking genérico requer uma conceituação ampla e complexa do processo analisado e tem potencial para revelar as melhores das melhores práticas.

     

    Fonte https://portogente.com.br/portopedia/73580-tipos-de-benchmarking

  •  

     

    Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando o benchmarking.

     

    É um processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação a outra que seja tida como referência.
     


    Benchmarking interno: Neste tipo de benchmarking, a procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização, em diferentes unidades (outros departamentos, sedes, etc.)

     

    Benchmarking genérico: Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente

     

     

    Benchmarking Competitivo: Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes
     

  • os principais tipos de benchmarking são:

    Benchmarking interno: Neste tipo, o ponto de referência passa a ser os processos internos da própria empresa, sendo comum em corporações que buscam implantar as melhores praticas de negócio de uma unidade de negócio para outras.

    Benchmarking competitivo: Neste tipo, o ponto de referência passa a ser o resultado dos principais concorrentes.

    Benchmarking funcional: Neste tipo, o ponto de referência é o resultado do melhor processo semelhante em relação aos outros dentro de uma mesma empresa.

    Benchmarking genérico: Neste tipo o ponto de referencia ocorre em algum resultado ou processo de empresas de tipo de negócios diferente.

    Benchmarking colaborativo: Neste tipo o ponto de referencia ocorre em algum resultado ou processo em colaboração de algum tipo de grupo de empresas.

  • Ué, mas o funcional não é diferente do genérico? Por que estão colocados como se fossem um só?

  • Gabarito E

    Os principais tipos de benchmarking são:

    Competitivo

    Interno

    Genérico

    Funcional

  • A questão cobrou conhecimento sobre os tipos de Benchmarking, de acordo com Luís César de Araújo.

    Benchmarking é conceituado pelo autor da seguinte maneira:

    "Esta tecnologia de gestão organizacional é uma aprendizado especial que revela as melhores práticas de uma organização tida como a número um de seu ramo ou setor, de seu país ou mesmo do mundo, no intuito de promover a quem inicia um estudo deste gênero que tenha como resultado final uma perspectiva do que poderia ser modificado, melhorado na própria organização, usando-se como referencial (...)" (ARAUJO, 2019, PÁG 197)

    O mesmo autor separa os tipos de benchmarking em três:

    ➡ INTERNO: Aquele que se volta para o ambiente interno da organização. "Atividades similares em diferentes locais , departamentos e unidade".

    ➡ COMPETITIVO: Os alvos são os concorrentes diretos de uma mesma base.

    ➡ FUNCIONAL OU GENÉRICO:" organizações conhecidas como tendo os mais avançados produtos e serviços." Alguns autores tratam o benchmarking genérico (baseado em funções genéricas) de forma distinta do funcional (baseado em funções específicas) mas não é o caso de Araújo.

    Fonte: ARAUJO, Luís Cesar G de. “Organizações, Sistemas e Métodos: e as tecnologias de gestão organizacional”. Vol. 1. Atlas. 5 ed. 2019

    Portanto, os tipos de benchmarking conforme o autor citado pela banca estão presentes nos itens I, II e III.

    GABARITO: LETRA E.