SóProvas


ID
2508982
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Organizar, sistematizar e, por vezes, burocratizar contribuiu sumariamente para a diminuição de erros e retrabalhos em organizações. Considerando o contexto de organização, a estruturação é uma forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério. Essa estruturação visa uma melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. Essa conceituação oferece uma ideia da responsabilidade que o gestor assume em um determinado tipo de estruturação. Dada a definição, marque a alternativa correta sobre as técnicas de estruturação.


Analise as afirmativas a seguir.

I. Área Geográfica

II. Por Cliente

III. Por Funções

IV. Por Processo

V. Por Qualidade


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • tipos de estruturas:

     

    Geográfica

    Por Cliente

    Funcional

    Por Processo

    linear

    linha-staff

     

  • A referida questão só quiz saber, em síntese, quais os tipos de Departamentalização.

  • Gabarito: Letra C

     

  • Departamentalização é diferente de estrutura organizacional, essa questão ficou dubia.

  • Não entendi nada.

    No livro que eu tenho aqui (Administração Geral para Concursos do Rodrigo Rennó, 2 edição.) diz que os tipos de departamentalização são: Funcional, Por Produto, Por Cliente, Geográfica, Por Processo e Por Projetos.

    E os tipos de Estrutura Organizacional são: Linear, Funcional, Divisional, Matricial e em Rede.

    Meu livro tá incompleto, os comentários estão errados, a questão tá errada ou eu é que não entendi nada mesmo?

     

     

  • Tipos de Departamentalização

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

     

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

     

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção. Os exemplos mais óbvios desse tipo de departamentalização são as fábricas e montadoras de carros. 

     

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

     

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica

     

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

     

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir. Depois disso pode ocorrer alocação em outros projetos e por aí vai.

    Gente, confiram os mapas mentais desse site, muito bom!

    Fonte: https://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/