SóProvas


ID
2509330
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à estrutura molecular da membrana plasmática de uma célula animal e do seu funcionamento, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • d) a diminuição de determinadas proteínas, receptoras para o hormônio insulina nas membranas citoplasmáticas das células, reduz a capacidade de absorver glicose, causando a diabetes tipo II.

  •     Detalhe sobre os tipos de diabetes 1 e 2:

    O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica caracterizada pela destruição parcial ou total das células β das ilhotas de Langerhans pancreáticas, resultando na incapacidade progressiva de produzir insulina. Esse processo pode levar meses ou anos, mas somente aparece clinicamente após a destruição de pelo menos 80% da massa de ilhotas.

        Ao contrário das pessoas com diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina. Entretanto, o corpo pode criar uma resistência à insulina – ou seja, ele não responde da forma como deveria à ação da insulina e não a utiliza corretamente. Também pode acontecer de o paciente com diabetes tipo 2 não produzir insulina suficiente para suprir as demandas do seu corpo. Nesse processo, a insulina insuficiente não consegue carregar todo o açúcar para dentro das células, e ele acaba se acumulando no sangue.

  • a) na camada dupla da membrana, os fosfolipídios têm a sua porção hidrofílica voltada para a parte interna da camada e a parte hidrofóbica voltada para a parte externa da camada. (A porção hidrofílica fica voltada para a parte externa, por ter afinidade com a água, e a porção hidrofóbica fica voltada para a parte interna, por não possuir afinidade com a água).

    b) os fosfolipídios presentes na membrana plasmática formam uma barreira, impedindo a passagem de água e íons. (Os fosfolipídios formam uma barreira seletiva que restringe o transito de substancias. Porém, a água e os íons podem passar por meio da difusão facilitada).

    c) a membrana plasmática é constituída por duas camadas de proteína entre as quais está a camada de lipídio, que facilita a permeabilidade celular. (A membrana plasmática é constituída por duas camadas de fosfolipídios entre as quais a proteína, que se estendem entre as duas camadas, facilita a permeabilidade celular).

     d) a diminuição de determinadas proteínas, receptoras para o hormônio insulina nas membranas citoplasmáticas das células, reduz a capacidade de absorver glicose, causando a diabetes tipo II.

     e) a camada de proteínas da membrana citoplasmática denomina-se glicocálix e é responsável pela proteção contra agentes externos. (A camada de carboidratos ligados a proteínas ou lipidios denomina-se glicocalix e é responsavel pela proteção contra agressões quimicas e fisicas do ambiente externo).