-
Polissemia: do grego poli: muitos/ semia: sentido,senso. Capacidade de uma palavra ter mais de um sentido.
-
Espatei-me com o número de erros nessa questão.
O humor está na ambiguidade da expressão "bom para o coração".
1 - sentido de ser bom pra saúde.
2 - sentido de ser bom para a vida amorosa.
-
Vou esperar passar dois dias, virei aqui de novo, nessa questão, e, se minha memória de peixe me permitir, vou acertar essa questão! kkk
Em 04/09/2017, às 01:00:46, você respondeu a opção A.Errada!
Em 02/09/2017, às 23:21:57, você respondeu a opção C.Errada!
-
as pessoas prepotentes tbm se espantarão ao conferir o gabarito de uma prova prestada!!!
-
Rani, não fiz esse comentário de forma subjetiva e sim de forma objetiva pela questão ser realmente simples, desculpe-me se a ofendi ou onfedi a mais alguém, não foi e nem nunca será a minha intenção.
Bons estudos :)
-
Errei na prova e continuo não concordando com o gabarito. É evidente que há polissemia no gabarito dado. Mas humor? Humor pra mim está na assertiva A.
-
A maior parte das frases/tirinhas humorísticas que aparecem em concurso público tem o seu humor justamente por conta da Polissemia. Quem já respondeu muitas questões (na base das centenas ou milhares, por assim dizer) percebe isso e fica atento quando questões desse tipo surgem em uma prova
-
Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados
-
A príncipio não havia concordado. "Bom para o coração" tem polissemia, ambiguidade, duplo sentido. Eu porém, na primeira leitura, li apenas com um sentido, já pré-estabelecido, ou seja: que faz bem para a saúde. Por causa disso, acreditei que o humor estava no exagero da frase "amo todo mundo", quando na verdade isso só ocorre devido ao duplo sentido da primeira expressão aqui citada.
AMBIGUIDADE LEXICAL EM TIRINHAS: POLISSEMIA E EFEITO DE HUMOR
Morgana Fabiola Cambrussi, Talita Veridiana Hack Poll
Resumo
Este trabalho analisa a ocorrência de ambiguidade lexical por polissemia em textos do gênero tirinha, descrevendo os diferentes significados dos itens lexicais geradores do sentido ambíguo. O cunho humorístico e a associação entre linguagem verbal e não-verbal permitem ao gênero tirinha apresentar um contexto bastante propício ao aparecimento da ambiguidade lexical como recurso para a produção de efeitos de sentido, como a ironia e o sarcasmo, ambos proeminentes em textos de crítica indireta e de humor. A polissemia é um tipo de ambiguidade complementar, o que favorece seu emprego em certos jogos de linguagem, diferentemente da homonímia, que é um tipo de ambiguidade contrastiva. Realizadas as análises, os resultados do estudo apontam que a polissemia é um recurso empregado em um nível estrutural básico para produção de efeito de humor em tirinhas.
-
Gabarito letra E
NOOOOOO Quanta raiva no coração..... PAZ E AMOR!
tá loko meu! concurseiros estão raivosos kkkkkkk
-
Vivendo e aprendendo!
-
Yan Carlos obrigada pela informação prestada .
Parabéns!!!!
-
discordo da respostar a frase" bom para o coração". n tem graca,ate porque muita gente acredita ser verdade, a graca esta em amar todo mundo! cada cabeca um mundo discordo desse gabarito
-
Essa foi daquelas que você acerta pela "bagagem" de responder muitas questões, nem quebrei a cabeça pois já errei uma dessa há um certo tempo, aprendi e hoje não erro mais.
#questoesmuitasdelastododia
-
Rindo muito com o comentário do Ricardo Ribeiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
...então, onde eu ver polissemia é só marcar...kkkk
-
Sempre entre duas e sempre marco a errada.
-
vcs são feras!!!!
-
A letra A é casca de banana, pois o que permite que seja feito o humor é dizer que é bom para o coração. O humor precisa de questões de duplo sentido para caracterizar a inteligência e a graça. O cartaz alerta para os benefícios do vinho na saúde, mas duma forma humorística e com objetivo comercial, é claro.
I. Consumir vinho é bom para saúde. Já não tem espaço para associar coração e amor.
II. Consumir vinho é bom para o coração, mesmo assim trata-se de saúde. E sabemos que amor e coração é só uma situação poética e não esageiros, como diz a letra A.
-
Claramente vemos que a letra E, constitu-se como a erta, pois a expressão, nesse caso, “bom para o coração”, pois traria o sentido de o vinha fazer bem para o coração (em sentido denotativo), e o vinha fazer bem para o coração, nesse último caso com paqueras, namoro, etc. ( O indivíduo ao beber vinho fica mais "solto".
-
Só não marquei a letra A , por considerar uma ( EXTRAPOLAÇÃO ) , por isso conclui que seria a letra E.
# Avante.
-
Gabarito: "E" >>> polissemia da expressão “bom para o coração”
"Polissemia: é a pluraidade significativa de um mesmo vocábulo, que, a depender do contexto, terá uma significação diversa. Em palavras mais simples: a palavra polissêmica é aquela que, dependendo do contexto, muda de sentido." (PESTANA, 2017. p.81)
-
A "graça da frase" vem justamente do "eu amo todo mundo". O resto não tem humor algum.
-
Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece.
Veja alguns exemplos de palavras polissêmicas:
cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca)
banco (instituição comercial financeira, assento)
manga (parte da roupa, fruta)
-
Exemplo de polissemia:
Banco (assento)
Banco (instituição financeira)
Uma mesma palavra ou expressão que tem mais de um significado.
-
A FGV ta bom de acabar com isso de onde tem graça nas coisas... Isso é subjetivo.
"Uma pesquisa aponta que o vinho é bom para o coração;" Se ler a frase até aqui, onde que está o humor? Não tem. O humor só aparece posteriormente.
-
por favor na onde esta o humor da letra E
-
A polissemia, ou polissêmica lexical, é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido.
-
Polissemia: uma mesma palavra ou expressão com mais de um significado.
LETRA: E
-
VONTADE DE EXPLODIR.
-