-
Analogia: ponto de semelhanças entre coisas diferentes; semelhança(gabarito)
Qual foi o ponto se semelhança? A literatura também contém cenas de violência, assim como a tv.
Inferência: ato ou efeito de inferir; conclusão; dedução; indução.
Redundância: Qualidade de redundante (redundante: excessivo, supérfluo)
Metáfora: designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro).
Metonímia: a palavra assume outro sentido que não o literal ou denotativo, por meio de uma associação de sentidos tem como base a contiguidade (e não a similaridade) entre os elementos. Ou seja, é uma analogia por sentidos próximos, relativos.. -
Fontes: Aurélio 6ª edição
Google
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/figuras-de-linguagem-metonimia-toma-a-parte-pelo-todo.htm?cmpid=copiaecola
-
Prova 'gostosa de se fazer"
-
A
-
Questão muito fácil de ser resolvida. Gabarito letra A.
-
Fez uma analogia sobre a literatura ter cenas de violência e não ser acusada de ser responsável pela violência.
A inferência é uma conclusão, vc deduz algo.
Gab.A
-
Isabelle muito obrigada adorei seus comentários!!!
-
Nessa questão, a alternativa considerada como correta foi a letra "A". Entendo que essa alternativa realmente esteja correta,
porém a letra "E" também está correta. Isso porque, quando o autor atribui à palavra "literatura" o conteúdo de cenas de
violência ou uma hipotética responsabilidade pela violência, na verdade o autor está se referindo aos livros de literatura e não
à literatura em si.
Aqui há um caso explícito de metonímia, no qual se emprega o abstrato pelo concreto (literatura = livros).
Questão passível de recurso.
-
Resposta do Recurso:
O gabarito oficial foi mantido, pois a questão procura identificar a estruturação argumentativa e não a análise dos componentes da frase e a semelhança entre a literatura e a TV apoia essa argumentação.
-
Não há metonímia
literatura
li·te·ra·tu·ra
sf
1 Arte de compor escritos, em prosa ou em verso, de acordo com determinados princípios teóricos ou práticos: “Os tênues murmúrios suspirosos desdobravam-se em orquestra de baile, onde se distinguiam instrumentos, e os surdos rumores indefinidos eram já animadas conversas, em que damas e cavalheiros discutiam política, artes, literatura e ciência” (AA1).
2 Atividade ou profissão de um homem de letras; o trabalho, a arte do escritor: A literatura é a mais sedutora e enganosa das artes. Minha filha pretende fazer carreira na literatura.
3 O conjunto das obras literárias de um país, um gênero, uma época etc. que, pela qualidade de seu estilo ou forma e pela expressão de ideias de interesse universal ou permanente, têm reconhecido seu alto valor estético: É um excelente professor de literatura norte-americana.
4 O conjunto das obras literárias de um agregado social, ou em dada linguagem, ou referidas a determinado assunto: As livrarias hoje têm muitos livros bons na área da literatura infantil.
5 A história das obras literárias do espírito humano.
6 O conjunto dos homens de letras em atuação em determinada sociedade: A literatura brasileira vem marcando presença nos colóquios internacionais.
7 O conjunto de conhecimentos relativos às obras literárias e a seus autores: A minha faculdade tem um excelente curso de literatura.
8 Disciplina escolar voltada para o estudo da produção literária e dos escritores: Sempre teve boas notas em literatura.
9 Qualquer dos usos estéticos da linguagem, mesmo quando não escrita.
10 PEJ Palavreado artificial, desvinculado do que se entende por realidade: No fundo, todo esse discurso científico não passa de literatura.
http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/literatura/
-
a) Analogia: é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. [GABARITO]
b) Inferência: conclusão, dedução.
c) Redundância: insistência desnecessária nas mesmas ideias.
d) Pleonasmo: repetição enfática de palavras ou expressões no início de versos ou frases.
e) Metonímia: é a mudança de nome pela substituição de um conceito por outro que lhe seja semanticamente próximo.
-
Entendo que o gabarito é LETRA A ANALOGIA PORQUE A QUESTÃO QUER SABER SOBRE COMO A ARGUMENTAÇÃO SE APOIA: ou seja, o autor do texto ARGUMENTA dizendo que a literatura tem violencia assim como a tv e nem por isso a literatura é acusada de ser responsável pela violencia.
O texto ao meu ver tmb tem METONIMIA PORQUE QUANDO O AUTOR FALA LITERATURA ELE QUER DIZER LIVROS DE LITERATURAS, MAS ENTENDAM: NÃO FOI ISTO QUE A QUESTÃO PEDIU E SIM SOBRE O QUE A ARGUMENTAÇÃO SE APOIA QUE É A ANALOGIA FEITA ENTRE A LITERATURA E A TV.
-
LETRA A "Analogia"
No romance Os Três Mosqueteiros as lutas e as mortes são frequentes e, no entanto, não criticam a literatura por sua violência.
A misericórdia de Deus é eterna!
-
Analogia- Relação de semelhança entre coisas ou fatos distintos.
''No romance Os Três Mosqueteiros as lutas e as mortes são frequentes e, no entanto, não criticam a literatura por sua violência''
.
-
DETESTO ESSA BANCAAAA!!!!
-
Caramba,fiquei até feliz de acertar uma questão dessa.
-
Analogia= semelhança.
Questão difícil !
"Concurso é igual a fila do SUS. Demora a chegar sua vez, mas CHEGA. Não desista!"
-
Vá direto para o comentário da Sarah Henz e do Alexandre Henrique.
A dica central é se atentar ao comando da questão.
-
Analogia entre violência e TV, uma sendo razão de existir da outra.
-
Analogia: Assim como X...Y.
-
A CADA ACERTO, UM AMÉM.
-
A. analogia; correta
o enunciado diz: "a argumentação se apoia numa"
Resposta da FGV para o recurso:
O gabarito oficial foi mantido, pois a questão procura identificar a estruturação argumentativa e não a análise dos componentes da frase e a semelhança entre a literatura e a TV apoia essa argumentação.
-
-
Lembrei do direito penal p responder essa.