SóProvas


ID
2509558
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quando um ente da administração pública capacita seus colaboradores para que, como agentes de governança, tenham zelo pela sustentabilidade da organização, visando sua longevidade, sob a perspectiva da ordem social e ambiental, há um claro alinhamento com o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra E

     

    A responsabilidade a que a questão se refere pode ser encontrada na Internet como "Responsabilidade Corporativa", item ligado a ideia de "Governança Corporativa".


    "... responsabilidade não significa doação ou terceirização de investimento social. Significa sim gestão, atitude. Estar atento ao consumo de insumos, buscar constantemente melhorar seus processos e seus produtos e adequá-los à realidade ambiental, cuidar dos relacionamentos para que eles sejam frutíferos e construtivos para todos os partícipes, ser ético e transparente para garantir que a empresa poderá continuar a exercer seu papel no futuro, trabalhar para garantir a sustentabilidade de seu negócio e ao mesmo tempo do ambiente e da sociedade em que está inserida".

    Percebe-se que a responsabilidade corporativa é uma atividade marcada por iniciativa, por proatividade. Tendo isso em mente, as alternativas que se referem à legitimidade, equidade e eficiência não se encaixam no contexto. Accountability pode gerar alguma dúvida, uma vez que a ideia de responsabilidade está ligada à expressão, porém de forma diferente da que o enunciado quer. Vejamos a definição do termo:
     

    "Dentro do processo de democratização do Brasil, vivido a partir dos anos 1980, e com a democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem ficado cada vez mais difícil esconder as ações dos agentes públicos ou atos da gestão pública. Segundo Espinoza (2012), o termo accountability surge por aí, podendo ser traduzido como controle, fiscalização, responsabilização, ou ainda prestação de contas."

    Outras questões interessantes sobre temas semelhantes
    Q274336
    Q329052
    Q447214
    Q603965



    http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/responsabilidade-social-x-responsabilidade-corporativa/7157/

    http://www.balaminut.com.br/home/capa.asp?infoid=4391

    http://www.politize.com.br/accountability-o-que-significa/

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-administracao-publica-extraoficial-trt-sc-tjaa/

  • GABARITO: E
     

    De acordo com o Referencial Básico de Governança Pública (TCU, 2014):

     

    c) Responsabilidade: diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações, visando sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações (IBGC, 2010).

  • Para fixar os conceitos de princípios da boa governança:

     

     a) accountability > Espera-se que os agentes de governança prestem contas de sua atuação de forma voluntá- ria, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.

     

     b) eficiência > É fazer o que é preciso ser feito com qualidade adequada ao menor custo possível.

     

     c) equidade > É garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros -, políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança (BRASIL, 2010c).

     

     d) legitimidade > Não basta verificar se a lei foi cumprida, mas se o interesse público, o bem comum, foi alcançado. Admite o ceticismo profissional de que nem sempre o que é legal é legítimo.

     

     e) responsabilidade > Diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações.

     

    (http://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?inline=1&fileId=8A8182A24F0A728E014F0B34D331418D)

  • Andressa, onde pesquisei sao só 4 (eficiencia nao tem) e Legitimidade tá como transparencia

     

    http://www.ibgc.org.br/index.php/governanca/governanca-corporativa/principios-basicos

    https://endeavor.org.br/principios-e-valores-a-base-da-governanca-corporativa/

     

  • PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE:

     

    O Princípio da Responsabilidade da Administração encontra amparo no §6º do art. 37 da CF/88, que dispõe: "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadores de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa". Assim, todo agente público que vier a causar um dano a alguém, trará para o Estado o dever jurídico de ressarcir esse dano, independente de culpa ou dolo. O dever de indenizar se configurará pela mera demonstração do nexo causal existente entre o fato ocorrido e o dano verificado.

     

     

     

    https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=1163

  • Legitimidade: princípio jurídico fundamental do Estado Democrático de Direito e critério informativo do controle externo da administração pública que amplia a incidência do controle para além da aplicação Níveis de Análise 34 PRINCÍPIOS, DIRETRIZES E NÍVEIS DE ANÁLISE isolada do critério da legalidade. Não basta verificar se a lei foi cumprida, mas se o interesse público, o bem comum, foi alcançado. Admite o ceticismo profissional de que nem sempre o que é legal é legítimo (BRASIL, 2012).

     

    Equidade: promover a equidade é garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros -, políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança (BRASIL, 2010c).

     

    Responsabilidade: diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações, visando sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações (IBGC, 2010).

     

    Eficiência: é fazer o que é preciso ser feito com qualidade adequada ao menor custo possível. Não se trata de redução de custo de qualquer maneira, mas de buscar a melhor relação entre qualidade do serviço e qualidade do gasto (BRASIL, 2010c).

     

    Probidade: trata-se do dever dos servidores públicos de demonstrar probidade, zelo, economia e observância às regras e aos procedimentos do órgão ao utilizar, arrecadar, gerenciar e administrar bens e valores públicos. Enfim, refere-se à obrigação que têm os servidores de demonstrar serem dignos de confiança (IFAC, 2001).

     

    Transparência: caracteriza-se pela possibilidade de acesso a todas as informações relativas à organização pública, sendo um dos requisitos de controle do Estado pela sociedade civil. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas rela- ções de órgãos e entidades com terceiros.

     

    Accountability: As normas de auditoria da Intosai conceituam accountability como a obrigação que têm as pessoas ou entidades às quais se tenham confiado recursos, incluídas as empresas e organizações públicas, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, e de informar a quem lhes delegou essas responsabilidades (BRASIL, 2011). Espera-se que os agentes de governança prestem contas de sua atuação de forma voluntá- ria, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões (IBGC, 2010).

     

    Fonte (http://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?inline=1&fileId=8A8182A24F0A728E014F0B34D331418D) 

  • Pessoal, para não esquecer:

    Princípio da responSABILIDADE -> diz respeito à sustenTABILIDADE das organizações

  • nunca tinha visto


  • LETRA E

  • A responsabilidade está para a sustentabilidade !

  • não lembrava de responsabilidade como um principio

  • Quando se fala em sustentabilidade, logo se associa à Responsabilidade.

    GAB: E

  • Depois que a galera dominou o LIMPE, essas bancas estão tirando princípio do Buraco Negro. #Apelação

  • De acordo com o Banco Mundial, são princípios da boa governança:

    Transparência: Caracteriza-se pela possibilidade de acesso a todas as informações relativas à organização pública, sendo um dos requisitos de controle do Estado pela sociedade civil. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações de órgãos e entidades com terceiros.

    Equidade: Promover a equidade é garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros -, políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança.

    Accountability: Trata-se da obrigação que têm as pessoas ou entidades às quais se tenham confiado recursos, incluídas as empresas e organizações públicas, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, e de informar a quem lhes delegou essas responsabilidades.

    Responsabilidade: Diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações, visando sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

    Legitimidade: princípio jurídico fundamental do Estado Democrático de Direito e critério informativo do controle externo da administração pública que amplia a incidência do controle para além da aplicação isolada do critério da legalidade. Não basta verificar se a lei foi cumprida, mas se o interesse público e o bem comum foram alcançados. Admite o ceticismo profissional de que nem sempre o que é legal é legítimo.

    Eficiência: é fazer o que é preciso ser feito com qualidade adequada ao menor custo possível. Não se trata de redução de custo de qualquer maneira, mas de buscar a melhor relação entre qualidade do serviço e qualidade do gasto.

    Probidade: trata-se do dever dos servidores públicos de demonstrar probidade, zelo, economia e observância às regras e aos procedimentos do órgão ao utilizar, arrecadar, gerenciar e administrar bens e valores públicos. Enfim, refere-se à obrigação que têm os servidores de demonstrar serem dignos de confiança.

  • Responsabilidade está ligado com accountability , logo , deve ser anulada ,embora não se coincidam ,elas são parecidas