SóProvas


ID
2509585
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma indústria química bastante tradicional adotava departamentalização funcional, com foco no aproveitamento de economias de escala. Recentemente, a indústria passou por uma atualização da tecnologia de produção, com a compra de maquinário de última geração. A fim de explorar as vantagens econômicas da nova tecnologia do processo produtivo, uma consultoria externa foi contratada para realizar um trabalho de reengenharia e, entre outras mudanças, a indústria passou a adotar departamentalização por processo.


A departamentalização por processo tem, entre as suas desvantagens:

Alternativas
Comentários
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FASES DO PROCESSO

     

    É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo.

     

    O processo é um conjunto de atividades com uma ordenação específica que resulta em um produto ou serviço especificado para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente ou mercado. O cliente do processo não é necessariamente o cliente externo. Ele pode estar dentro da empresa (cliente interno).

     

    O desenvolvimento do processo utilizado pelas organizações está relacionado com a estrutura do produto, para que se obtenha da melhor maneira possível o aumento da eficiência e qualidade do produto

     

    VANTAGENS

     

    Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições.

     

    Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto, a focalização e a seqüência de processos facilita o trabalho de seu início até o fim.

     

     

    DESVANTAGENS

     

    Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, este tipo de departamentalização não é aconselhado, pois possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.

     

    Por existir isolamento dos outros departamentos, podem ocorrer dificuldades de desenvolver novas formas integradas de administrar.

     

    Com o mesmo problema encontrado na estrutura funcional, ocorre a redução da cooperação e comunicação interdepartamental, devido ao isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento tem seus próprios objetivos e prioridades, que sob pressão criam-se diversas barreiras e conflitos. Também são criadas limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

     

     

     

  • Outras questões sobre vantagens, desvantagens e alguns conceitos a respeito da departamentalização por processos

     

    Q589033

    Q481702

    Q486013  (na letra E)

    Q385981

    Q724567

    Q424803

    Q437782

    Q303889

  • Pessoal, qual o erro da alternativa D?:

  • Eu acertei a questão, mas quero saber qual o erro da alternativa C.

    Alguém pode responder?

  • Departamentalização por processos não isola os departamentos,pelo contrario há uma interação entre os mesmos,quebra dos silos departamentais.Esse é o erro da letra "C"

    Não necessáriamente por departamentalização vc terá q atualizar tecnologias constantemente.

    EX:Vamos supor que vc tenha uma pizzaria que é uma departamentalização por processos, tem o cara q faz a pizza outra q entrega um que atende pedidos,Vc não necessita constantemente estar utilizando novas tecnologias para gerir o negocio,inclusive para melhorias.ERRO DA LETRA "D"

  • departamentalização por processo = (Por fases do processo) (Processamento) (Por equipamento)

  • GABARITO E

    Departamentalização por processo- são adotadas por organizações enfocam cliente. Pode ser utilizado tanto para processamento de cliente quanto de produtos. Gera uma especialização maior dos recursos alocados e uma maior comunicação.  Ênfase na tecnologia

    Vantagem- prestigia a tecnologia com foco de referência, fixa a responsabilidade e a união de esforços, extrai vantagem econômicas

    Desvantagem- total falta de flexibilidade; aplicação nas empresas industriais; quando a tecnologia utilizada sofre mudanças e desenvolvimento revolucionários, a ponto de alterar os processos; deve haver especial cuidado com a coordenação; dificuldade de adaptação às mudanças, maior risco operacional

    Fonte: Carlos Xavier Estratégia Concurso

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO 
    DEFINIÇÃO: Agrupamento por fases do processo, do produto ou da operação. Ênfase na tecnologia utilizada. Enfoque introvertido. 

    VANTAGENS: A vantagem da departamentalização por processo é extrair vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e o ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições. 

    DESVANTAGENS: Contudo, quando a tecnologia utilizada sofre mudanças e desenvolvimento revolucionários, a ponto de alterar profundamente o processo, este tipo de departamentalização peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação. No caso do computador, os tremendos desenvolvimentos tecnológicos no processamento de dados tem provocado mudanças seja no equipamento (hardware) seja no processo (software), o que tem complicado as coisas. 

  • a) ERRADO. desperdícios e redundância de esforços, pela dificuldade de racionalização das etapas de execução do trabalho ;

    Desvantagem da departamentalização geográfica. 

    b) ERRADO. foco excessivo na qualidade do produto que sacrifica outros objetivos organizacionais, como a produtividade e a eficiência; 

    Desvantagem da departamentalização por clientes.

    c) ERRADO. dificuldades de comunicação e coordenação, pelo isolamento dos departamentos;

    Desvantagem da própria Departamentalização em si.

    d) custos operacionais crescentes, pela necessidade de atualização tecnológica constante; 

    Ressalva nessa assertiva, também vejo como uma desvantagem da departamentalização por processos, tendo em vista que cada processo exige tecnologia de ponta, e as mudanças tornam constantemente o maquinário dos processos obsoletos. Então, também considero correta.

    e) GABARITO.

     

  • Gente, há alguns comentários, mas não entendi ainda o erro da "D". Alguém pode ajudar? Obrigada.

  • Acho que o erro da alternativa D está em dizer que são custos operacionais crescentes e a necessidade de atualização constante, pois, a desvantagem considerada da Departamentalização por processos é quando a tecnologia utilizada sofre mudanças e desenvolvimento revolucionários, a ponto de alterar profundamente o processo. 

    Ou seja, não é todo desenvolvimento tecnologico que vai impedir a departamentalização por processo, tem que ser algo impactante.

    Fonte do meu comentario: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/departamentalizacao-por-processos/29146
    Além do link, material do professor João Tiago

    Fui pesquisar em outros locais também para tirar a pulga atrás da orelha, achei o seguinte em outro artigo: Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, este tipo de departamentalização não é aconselhado, pois possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.

    https://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao


    A banca vai ter que especificar, dizendo que foi uma mudança tecnologica de impacto, para justificar usar o ponto de desvangatem da departamentalização por processo.

  • O erro da D o Tadeu mencionou acima: EX:Vamos supor que vc tenha uma pizzaria que é uma departamentalização por processos, tem o cara q faz a pizza outra q entrega um que atende pedidos,Vc não necessita constantemente estar utilizando novas tecnologias para gerir o negocio,inclusive para melhorias.ERRO DA LETRA "D

  • Quando a organização é departamentalizada por processos, cada área cuidará de uma parte desta sequência de atos. Assim, haverá as fases do processo, e cada fase será feita por uma área da organização.

    Como desvantagens podemos destacar:

    Obsolescência dos equipamentos utilizados, por surgimento de nova tecnologia melhor e mais barata.

    Engarrafamento na produção (se alguma área não funcionar, o produto não pode passar para a próxima etapa). Nosso gabarito

  • O que torna o item "c" errado é afirmar que uma desvantagem da departamentalização por processo (Ex: montadoras de automóveis) é "dificuldade de coordenação". Embora os departamentos estejam isolados, as etapas são agrupadas e sequenciadas. É imprescindível coordenação! Não é possível colocar pneus, sem que a base tenha sido montada, por exemplo.

  • VANTAGENS:

    A vantagem da departamentalização por processo é extrair vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia.

    A tecnologia passa a ser o foco e o ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições. 

    DESVANTAGENS: Contudo, quando a tecnologia utilizada sofre mudanças e desenvolvimento revolucionários, a ponto de alterar profundamente o processo, este tipo de departamentalização peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação. No caso do computador, os tremendos desenvolvimentos tecnológicos no processamento de dados tem provocado mudanças seja no equipamento (hardware) seja no processo (software), o que tem complicado as coisas. 

    - HÁ RISCO POIS UMA FALHA EM UM PROCESSO-CHAVE PODE ACARRETAR  UMA FALHA SISTÊMICA!

  • mas olha, D e E estão corretas. Duplo gabarito!

  • C- Ocorre a redução da COOPERAÇÃO e comunicação interdepartamental...

  • comentário da Vivian Azeredo

    A meu ver, é mais fácil acertar as questões de administração raciocinando do que decorando. 

     

    Como eu raciocinei nessa...

     

    Pensa em uma empresa que vende 3 produtos: A, B e C. 

     

    Se eu tenho uma departamentalização por produto, eu tenho 3 linhas de produção dentro da empresa, uma para cada produto. Então, eu tenho 3 departamentos de montagem, 3 departamentos de marketing, 3 departamentos de venda e etc. Ou seja, eu gasto muito dinheiro, por conta desses serviços "iguais". A departamentalização por produto é cara por conta disso. Assim como a departamentalização regional, que eu tenho as mesmas funções (montagem, marketing,etc) para cada região que eu trabalho (sul, sudeste e etc). 

     

    Agora, se eu tenho uma departamentalização por processo, é como se eu pegasse a minha linha de montagem e a dividisse em processos: montagem, lanternagem, pintura, acabamento e etc. Se eu sou uma empresa que fabrica carro e moto, eu vou ter uma economia com essa departamentalização, porque tanto a moto quanto o carro vão passar pela mesma montagem, pelo mesmo setor de lanternagem... Eu não vou precisar ter um setor de montagem para a moto e outro para o carro (como seria na departamentalização por produto). Só que se der problema no meu setor de montagem, prejudica todo o resto da linha de produção e eu terei atraso em todos os produtos. Por isso, o risco operacional é maior. Se eu tenho uma departamentalização por produto e tenho problema na montagem do meu carro, eu terei menos prejuízo, pois a montagem da moto não será afetada.    

  • Letra E

    Desvantagem : obsolescência dos equipamentos utilizados,por surgimento de nova tecnologia melhor, e mais barata.

    e engarrafamento na produção (se alguma área não funcionar, o produto não pode passar para a próxima etapa)

  • A letra C está incorreta, pois nega justamente a principal vantagem do critério de processo:o aproveitamento econômico, dado a agregação de tecnologia. A tecnologia só vai se tornar um problema e agregar custos quando em ambiente tecnológico muito instável, com constante mudanças que afetem de forma significativa o processo produtivo.

  • Gabarito: E

  • As desvantagem da departamentalização por processo que você não pode esquecer: redução da flexibilidade do processo produtivo e maior risco operacional.

    Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Redundância de esforços ocorre nas organizações divisionais.

    Alternativa B. Errado. Criatividade da banca...não existe essa história de foco excessivo na qualidade.

    Alternativa C. Errado. A departamentalização por processos rompe com o isolamento dos departamentos.

    Alternativa D. Errado. A departamentalização por processo favorece economia, pois permite a plena utilização da tecnologia e permite ações de enxugamento (downsizing) e de reengenharia

    Alternativa E. Certo. A departamentalização por processo, de fato, aumenta o risco operacional.

    Gabarito: E

  • Gabarito E

    for non-subscribers

  • Gabarito letra E!

    Sobre a letra C) dificuldades de comunicação e coordenação, pelo isolamento dos departamentos <- corresponde a uma desvantagem da departamentalização por função!

  • confundi produto com processo

  • Qual o erro da alternativa D?

  • Montadoras de veículos: Cada área faz uma parte do carro (montagem, pintura, acessórios...)

    1. Supondo que no meio da montagem, alguém colocou errado uma peça no motor.
    2. Esse erro comprometeu todo o veículo
  • Uma das desvantagens da departamentalização por processos:

    A mudança tecnológica pode levar a elevados custos de mudança nos processos, o que pode tornar a adaptação impossível.