-
A adição ou redução de níveis administrativos influencia estes fatores: a amplitude administrativa torna-se mais estreita ou mais larga, a estrutura fica mais alta ou mais achatada e o grau de centralização é maior ou menor
Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada.
-
A organização achatada tende a ser mais descentralizada o que permite maior autonomia para a galera de baixo, as decisões são tomadas prontamente, e isso permite que os o clientes tenham seus problemas rapidamente resolvidos, seria mais lento se eles tivessem que esperar a informação chegar no topo.
gabarito E.
-
Amplitude de Controle
- Número de subordinados a serem supervisionados pessoalmente, de modo efetivo e adequado
- A amplitude ideal depende de: estrutura, competência e do tipo de trabalho
Amplitude de Controle Maior
- Ou Amplitude de Controle Larga
- Trabalho rotineiro e previsível
- Tarefas similares
- Concentração física de pessoas
- Pessoal treinado e preparado
- Regras e procedimentos
- Sistemas de apoio e suporte
- Poucas atividades não administrativas
- Preferências impessoais
- Custo administrativo menor
- Muitos funcionários por chefe
- Horizontal/achatada
- Poucos chefes
- Tende a ter tomadas de decisões descentralizadas
Amplitude de Controle Menor
- Ou Amplitude de Controle Estreita
- Trabalho criativo e inovador
- Tarefas diversificadas
- Dispersão física das pessoas
- Necessidade de orientação
- Ausência de regras e procedimentos
- Poucos sistemas de suporte
- Muitas atividades não administrativas
- Preferências pessoais
- Custo administrativo maior
- Poucos funcionários por chefe
- Vertical/aguda
- Muitos chefes
- Tende a ter tomadas de decisões centralizadas
-
Gabarito: Alternativa E
As organizações achatadas (horizontais) são aquelas que possuem muitos subordinados por chefia, e por isso necessitam de menos administradores e menos níveis hierárquicos. É - de certa forma - uma tendência atual, haja vista a maior flexibilidade das organizações, tem sido conveniente aumentar a amplitude de controle. Além disso essa compressão deixa a diretoria geral da organização mais próxima dos seus departamentos e setores (Thiago de Luca, 2016). Sobral e Peci (2008) explicam que a amplitude de controle ideal depende de alguns fatores, como a complexidade do trabalho, competência e motivação, conjunto de regras da empresa e também estabilidade ou instabilidade de mercado.
Voltando às alternativas: A alternativa A está errada, pois o assunto relaciona-se muito mais à sistemas sofisticados de informação e filosofia de empresa; A alternativa B está errada pois os empregados de níveis mais baixos ficam mais próximo da cúpulo; A alternativa C está errada, pois não acontece isso com os salários e não existem menos empregados - mas sim menos níveis hierárquicos; A alternativa D está errada, pois talvez existam até menos oportunidades, já que com um número menor de níveis hierárquicos, existe menor escalabilidade por funcionário.
Por fim, nosso gabarito é a alternativa E. Como existe uma menor distância entre o funcionário de nível mais baixo e os funcionários com maior pode de decisão, as decisões são tomadas mais prontamente e os clientes a recebem com maior rapidez.
Bibliografia: Thiago de Luca. (2016). Administração sob a Ótica dos Concursos, São Paulo: Editora Labrador. Páginas 104-105, com texto e figuras das organizações achatadas e agudas.
-
GAB: E
Resumidamente: o "ACHATAMENTO” da pirâmide organizacional proporciona:
-->A redução de seus níveis hierárquicos. Dessa forma, a comunicação vertical flui melhor
--->os custos são reduzidos
-->processos decisórios passam a ser mais ágeis
--->a organização se torna mais flexível, o cliente se aproxima mais do topo da organização e os funcionários garantem maior autonomia de trabalho.
-
O achatamento tem por caracteristica uma maior amplitude de controle, ou seja, um chefe comanda mais pessoas. Ao contrário do que acontece na estrutura aguda, onde o chefe comanda poucas pessoas, tornando a estrutura bastante verticalizada.
A partir da década de 1980, passou-se a preferir estruturas mais achatadas, ou seja, com maior amplitude de controle, devido a vantagens que ela pode oferecer, dentre elas:
- menor custo administrativo
- maior facilidade de delegação (já que você não tem tantos chefes ao longo da sua estrutura, uma delegação apenas basta para atingir de determinado nivel ou amplitude da empresa)
- maior agilidade no processo decisório
- maior facilidade de adaptação às mudanças do ambiente externo.
Mas também apresenta uma desvantagem muito forte, como a estrutura achatada dá a um chefe uma maior amplitude de controle, isso significa que as vzs ele acaba ficando responsavel por muita gente, muita tarefa, o que acaba sobrecarregando o funcionario.
-
A estrutura achatadas são vistas como facilitadores de um processo de delegação,aumentando a agilidade no processo decisório e a adaptabilidade ás mudanças no meio externo..essas estruturas acarretam um custo administrativo menor.
Rodrigo Rennó.
-
Estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente. A tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.
Uma estrutura achatada tem uma amplitude geral ampla, dispersada e tem poucos níveis hierárquicos, apresentando um formato horizontalizado.
Chiavenato
-
As organizações achatadas têm menos níveis hierárquicos. Portanto, o fluxo de informação e de comunicação tem menos “passos” necessários para que a tomada de decisões ocorra. Podemos então aferir que as decisões são mais rápidas e os clientes recebem suas respostas de modo mais ágil.
Gabarito: E.
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
GABARITO: ALTERNATIVA E.
As decisões são tomadas prontamente, pois os funcionários têm mais liberdade para decidir = Estrutura achatada.
-
Uma dica que eu poderia dar, para quem tem dificuldade de acertar questões como essas que às vezes parece fazer sentido na maioria dos itens a marcar, é ir de encontro àquele que denota algo moderno.
Quando se fala de uma organização que quer se reestruturar, via de regra ela está buscando eficiência, daí procure palavras chave como flexibilidade, descentralização, autonomia, equipes interdisciplinares/multi-tarefa, inovação, transparência, modernização, agilidade, e por aí vai.
Evidente que o ideal é você saber exatamente o que pede comando da questão, porém, como muitíssimas vezes o enunciado diz algo que pode ser qualquer coisa, vai por esse caminho que acredito eu que pode ajudar.
-
GAB: E
Estrutura achatada = horizontal = maior amplitude = maior número de subordinados;
Estrutura aguda = vertical = menor amplitude = menor número de subordinados.
-
Gabarito: E
-
Organizações achatadas = poucos níveis organizacionais. Vamos analisar cada uma das alternativas:
Alternativa A. Errado. O nível de automação não está relacionado à quantidade de níveis hierárquicos. É possível uma organização vertical possui um alto nível de automação.
Alternativa B. Errado. Existe um espaço menor entre cúpula e empregados de níveis mais baixos. Assim, os empregados sentem-se mais próximos da cúpula.
Alternativa C. Errado. A política salarial não está vinculada ao número de níveis hierárquicos. Além disso, o fato de uma organização ser achatada não significa que ela possui um número menor de empregados. Lembre-se que o que diferencia uma organização achatada de uma organização vertical é o número de níveis hierárquicos e não o número de empregados.
Alternativa D. Errado. Existe uma quantidade menor de progressão na carreira, posto que o número de níveis é menor. As organizações achatadas promovem o chamado enriquecimento horizontal do cargo, que consiste em aumentar a variedade de atividades realizadas por um empregado dentro do mesmo nível hierárquico.
Alternativa E. Certo. A proximidade dos tomadores de decisão das situações de decisão torna o processo decisório mais célere. Em organizações verticais, a informação precisa transitar por vários níveis hierárquicos até chegar no tomador de decisão, o que não acontece em organizações achatadas.
Gabarito: E
-
As organizações achatadas têm manos níveis hierárquico. Portanto, o fluxo de informações e de comunicações tem menos passos necessários para que a tomada de decisões ocorra.
Com isso, podemos dizer que as decisões são mais rápidas e os clientes recebem suas respostas de modo mais ágil.
Gabarito: Letra E
-
As organizações achatadas têm menos níveis hierárquicos. Portanto, o fluxo de informação e de comunicação tem menos “passos” necessários para que a tomada de decisões ocorra. Podemos então aferir que as decisões são mais rápidas e os clientes recebem suas respostas de modo mais ágil.
Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
Gabarito: Letra E
-
Na estrutura achatada as decisões são tomadas mais prontamente, o que permite maior rapidez em responder aos clientes, pois um chefe comanda mais pessoas. Ao contrário do que acontece na estrutura aguda, onde o chefe comanda poucas pessoas, tornando a estrutura bastante verticalizada.
-
Para resolução da questão em análise,
faz-se necessário o conhecimento sobre estrutura organizacional.
Diante disso, vamos a uma breve
explicação.
A amplitude de controle é utilizada por
uma organização para estabelecer quantos empregados serão dirigidos por cada
chefe. Com isso, a estrutura organizacional poderá ser alta ou achatada.
A disposição alta ou estreita produz uma
amplitude geral estreita e de muitos níveis hierárquicos, apresentando um
formato verticalizado.
Fonte: Chiavenato (1994) / Organização Achatada e Organização Alta.
Já a estrutura achatada ou larga tem uma
amplitude geral ampla, espalhada e com poucos níveis hierárquicos, apresentando
um formato horizontalizado. Logo, a amplitude empregada em uma organização
aumenta ou reduz os custos empregados administrativamente, assim como a maneira
que o trabalho é executado e como as pessoas se relacionam.
Fonte: Chiavenato (1994) / Organização Achatada e
Organização Alta.
Posto isso, vamos à análise das alternativas.
A) ERRADA. Os níveis de automação e
informação são baixos, pois na organização achatada há poucos níveis
hierárquicos.
B) ERRADA. Por possuir um
achatamento dos níveis hierárquicos, logo tem-se poucos níveis hierárquicos,
assim existe uma maior proximidade entre os níveis mais baixos e os mais altos
da organização.
C) ERRADA. A estrutura achatada
possui poucos níveis hierárquicos, logo muitos empregados estão no mesmo nível
e recebendo a mesma coisa.
D) ERRADA. Com poucos níveis
hierárquicos ocorre uma diminuição de oportunidades para ascensão na carreira.
E) CERTA.
A estrutura organizacional plana possui divulgação mais rápida de informações o
que corrobora para uma maior agilidade em responder aos clientes.
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. C458a
– São Paulo: Makron Books, 1994, 2ª edição.
Gabarito
do Professor: Letra E.
-
OS CARAS FAZEM UNS COMETARIOS DO '' TAMANHO DO MUNDO'' POW QUEREMOS RESUMOS ALGOS QUE NOS AJUDE A ACERTAR AS QUESTOES DE UM JEITO MAIS PRATICO, A NÃO SER QUE ALGUEM QUEIRA DAR AULA AI É '' OUTROS QUINHENTOS''.