SóProvas


ID
2510299
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Proposto na década de 70, o protocolo ALOHA permite o acesso múltiplo a um mesmo meio. Devido à elevada probabilidade de colisão de transmissões nesse protocolo, foi criado seu sucessor, o Slotted ALOHA, aumentando a capacidade de transmissão. Sobre o ALOHA e o Slotted ALOHA, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    O protocolo Slloted Aloha é um protocolo de contenção onde a largura de faixa do canal é uma stream contínua dos slots cujo o comprimento é o tempo necessário transmitir um pacote. Uma estação transmissora transmitirá um pacote no limite disponível do slot. Caso ocorra uma colisão, cada estação envolvida na colisão retransmite após algum tempo aleatório a fim reduzir a possibilidade de nova colisão. Se o limite imposto na retransmissão aleatória do pacote for muito curto, a probabilidade de nova colisão  é elevada, porém se o limite for muito longo, existirá um alto atraso na retransmissão.

    Outras importantes características do protocolo Slotted Aloha são os métodos para transmissão do pacote. Os métodos incluem a obstrução (proibindo a geração do pacote) até que a verificação da transmissão bem sucedida ocorra.  Um outro método permite a transmissão contínua de pacotes enfileirados. Entretanto  quando ao ocorrer uma colisão retransmite todos os pacotes do ponto da colisão. Isto é feito para preservar a ordem dos pacotes.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • "ALOHA" não estava no edital...

  • A discretização também está relacionada à matemática discreta e é um componente importante da computação granular[4]. Nesse contexto, a discretização também pode se referir à modificação de granularidade de variável ou categoria, como quando múltiplas variáveis discretas são agregadas ou múltiplas categorias discretas fundidas

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Discretiza%C3%A7%C3%A3o_(Matem%C3%A1tica)

  • a) Errado. Era usado principalmente em meios sem fio.

    b) Errado. O tempo de retransmissão em caso de erros é aleatório para evitar que ocorra colisão novamente. 

    c) Errado. A transmissão só pode iniciar em espaços de tempo pré-definidos (slots).

    d) Errado. Caso eu envie um quadro e ele não retorne para mim, sei que ocorreu um erro.

    e) Certo. É uma discretização (mais discreto) pois os envios não ocorrem em qualquer hora.

    Resposta: E