SóProvas


ID
2510656
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 O texto a seguir é referência para a questão

   

     Com o aumento da ____________ de vida da população, tem sido cada vez maior a ____________ de doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo. Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

      O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica. Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea. Isso porque essa barreira ____________ tem como função proteger o cérebro de substâncias estranhas, como certos medicamentos, vírus e bactérias.

      Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 podem ser usados como transportadores de substâncias ____________ da barreira hematoencefálica, sem precisar de receptores específicos no cérebro que ‘autorizariam’ sua passagem por essa barreira.

      Em testes com células e com camundongos, observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro, assim como ser excretado, o que é extremamente positivo para evitar possíveis efeitos tóxicos associados à acumulação do peptídeo nesse órgão. Essa propriedade faz com que o PepH3 possa ser usado para transportar substâncias tanto para dentro como para fora do cérebro.


(Margarida Martins. Disponível em:<http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4930/n/inovacao_no_combate_a_doencas_neurologicas>.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro.

2. As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam os numerosos vasos capilares do cérebro.

3. A PepH3 não tem função terapêutica.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro. ERRADO. "Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 podem ser usados como transportadores de substâncias"...


    2. As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam os numerosos vasos capilares do cérebroERRADO.  "O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica. Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea". 


    3. A PepH3 não tem função terapêutica. CERTO. "Em testes com células e com camundongos, observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro, assim como ser excretado, o que é extremamente positivo para evitar possíveis efeitos tóxicos associados à acumulação do peptídeo nesse órgão. Essa propriedade faz com que o PepH3 possa ser usado para transportar substâncias tanto para dentro como para fora do cérebro".

    Achei essa questão um osso duro de roer, contudo, realmente: o PepH3 foi recentemente descoberto e ainda não foi empregado em nenhuma terapia. Portanto, a rigor, o PepH3 não tem função terapêutica. Pelo menos, não ainda.

  • Cabe a pergunta, por ser segmento da proteína, o mesmo deixa de ser proteína ? Não sei, mas o examinador deve ter certeza que sim para por uma questão como essa... UFPR u´nica banca a qual examinadores são phd em várias áreas do conhecimento !! pra lascar mesmo

  • Vitor Hoffmann, pior que deixa. Um filamento de polipeptídeos, que é um conjunto de aminoácidos, forma uma proteína, portanto um só peptídeo não é uma proteína (o assunto é um pouco mais complexo, mas é basicamente isso). Também errei essa questão por não me atentar a isso... e olhe que sou formado em nutrição, e isso é básico pra gente.

  • PepH3 não tem função terapêutica pq ela apenas entra e sai do cérebro. Entendi que ela funcionaria como um veículo para transportar os fármacos.

  •  Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2

    (...)

     Em testes com células e com camundongos, observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro (...)

    No texto, a menção do elemento responsável pelo transporte dos fármacos é feita sempre em relação ao termo "peptídeo" e não "proteína".

  • ESSA BANCA É FDP.KKKK

  • Não há no texto o que se afirma na proposição 3.

  • Questão difícil !!!

    e ainda estão dizendo que a nota de corte será altíssima ! rsrsrs

  • Pior que eu até reparei nessa pequena diferença entre texto e assertiva, mas pensei, o examinador não seria tão FDP... me enganei!!!

  • O problema dessa banca é que ela não tem um padrão. As vezes ela cobra de forma genérica as interpretações de textos, outras de forma bem minuciosa. Se tivesse um padrão, seria tranquilo.

  • Esse é um tipo de questão bem típica da federal do PR, em que nos leva a pensar no que o examinador ta querendo saber exatamente.

    1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro.

    De fato, não é a proteína a responsável pelo transporte e sim um peptídeo específico da proteína, mas concordam comigo que ao dizermos que A PROTEÍNA será utilizada no transporte também não esta errado? Ou melhor, se dissermos: "Vírus da dengue pode ser utilizado no combate a doenças cerebrais".

    O problema da federal é as múltiplas interpretações que as assertivas permitem, o ideal é se apegar exatamente ao que o texto diz. Não está errado dizer que a proteína ou o vírus "poderá ser usado no transporte de fármacos.." mais não foi isso que o texto disse, mas sim que os peptídeos serão utilizados. Pode parecer uma reflexão óbvia para alguns, apenas minha reflexão.

  • OK UFPR valeu kkkkkkkk
  • Corroborando os comentários já escritos.

    1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro. - ERRADO

     "Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína..." - Apenas segmentos específicos dessa proteína, os peptídeos.

    2. As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam (inacessível) os numerosos vasos capilares do cérebro. - ERRADO

    "Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea - Alcançam, porém com um menor grau de acessibilidade.

    3. A PepH3 não tem função terapêutica. - CORRETO

     " ...observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro, assim como ser excretado, o que é extremamente positivo para evitar possíveis efeitos tóxicos associados à acumulação do peptídeo nesse órgão.Essa propriedade faz com que o PepH3 possa ser usado para transportar substâncias tanto para dentro como para fora do cérebro. - Sua função é transportar substâncias.

    gab - a

  • 1. "A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro."

    Pelo Raciocínio Lógico essa alternativa estaria correta.

    Pois o segmento da proteína esta contido na proteína.

    Questão sem lógica alguma!!

  • Banca do meu ódio

  • essa questão foi s@c@n@gem.