SóProvas


ID
2511331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sem dúvida foram as teses ilustradas que clandestinamente entraram a formar a bagagem ideológica dos nossos árcades e lhes deram mais de um traço constante: o gosto da clareza e da simplicidade graças ao qual puderam superar a pesada maquinaria cultista; os mitos do homem natural, do bom selvagem, do herói pacífico; enfim, certo mordente satírico em relação aos abusos dos tiranetes, dos juízes venais, do clero fanático, mordente a que se limitou, de resto, a consciência libertária dos intelectuais da Conjuração Mineira. A análise a que a historiografia mais recente tem submetido o conteúdo ideológico da Inconfidência é, nesse ponto, inequívoca: zelosos de manter o fundamento jurídico da propriedade (que a Revolução Francesa, na sua linha central, iria ratificar), os dissidentes de Vila Rica apenas se propunham evitar a sangria que nas finanças mineiras, já em crise, operaria a cobrança de impostos sobre o ouro (a derrama).

Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1997, p. 66-7 (com adaptações).


De acordo com o texto precedente, as relações entre o Arcadismo e a Inconfidência Mineira se limitaram aos interesses das elites locais, sem ter havido reivindicação de mudanças profundas na estrutura da sociedade brasileira. Essa perspectiva dos árcades brasileiros se expressou esteticamente pela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

     

     

    a) INCORRETA

    árcades brasileiros visavam superar os mitos do homem natural, do bom selvagem, e não evocá-los.

     

    b) CORRETA
    traço constante: ... enfim, certo mordente satírico em relação aos abusos dos tiranetes, dos juízes venais, do clero fanático,

     

    c) INCORRETA

    Pelo contrário, os árcades eram zelosos de manter o fundamento jurídico da propriedade.

     

    d) INCORRETA

    "...superar a pesada maquinaria cultista".

     

    e) INCORRETA

    Estaria correta se não tivesse a palavra poética. Asim extrapolou.

  • Letra B. Acertei a questão no chute, mas a achei muito difícil. Enrolei-me já no enunciado, onde diz "De acordo com o texto precedente, as relações entre o Arcadismo e a Inconfidência Mineira se limitaram aos interesses das elites locais, sem ter havido reivindicação de mudanças profundas na estrutura da sociedade brasileira."

     

    Alguém pode me ajudar a identificar onde diz isso no texto?!

  • Gabriel, também tive essa mesma dificuldade. Mas levei em conta o fato da expressão "se limitaram aos interesses das elites locais" estar no enunciado e a considerei como verdadeira, ou seja, se está no enunciado vamos considerar como certo. Isso facilitou pra responder a questão.

  • Levei 16 minutos pra resolver essa questão...

  • Que texto, que questão (...) demorei uns 15min, acertei, mas acho que não entendi nada! Kkk