SóProvas


ID
2511355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A3AAA


      Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.

      […]

      O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.

          Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.

Os personagens apresentados no texto 10A3AAA, trecho de O cortiço, são representados de modo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

     

    Ao ler o texto não há a descrição dos personagens e sim o que eles causam. Ao ler o texto nota-se uma enfase no que os moradores fazem e não nas suas características em si.

  • Letra D.

     

    Não há menção no texto de nenhum dos moradores específicos do tal cortiço, apenas situações de modo geral, com verbos na 3ª pessoa do plural, indicando que determinadas situações referem-se a mais de uma pessoa. Por exemplo:
    " [...] já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se".